Linked Events

• Formula Series 2019 - Prova 6: February 20, 2019

Author Topic: Formula Series 2019: Prova 6 - FS Magyar Nagydíj @Hungaroring  (Read 1853 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Hugo Araujo

• Novato
  • *
  • Liked: 0
    • View Profile
  • Simulation Hardware: ObuttoOZone|triple24"AOCFreesync|PC:i74790+20gbRam+240ssd+1tb HDD|GigabyteVega64OC|CSWV2.5+CSPV3+P1+Mclaren+Shifer1.5+Handbrake
Re: Formula Series 2019: Prova 6 - FS Magyar Nagydíj @Hungaroring
« Reply #30 on: February 26, 2019, 10: 37 »
Não tenho a certeza se percebi bem. Mas pelo que percebi o Almeida (não tenho nada contra ou a apontar ao Almeida isso que fique bem claro), é membro do CAI, e se isto é verdade, acho que se deviam saber quem são os outros membros, ou pelo menos clarificar com funciona o CAI, pois para mim que não conheço o seu funcionamento, parece-me que há claramente conflito de interesses. Na minha profissão o meu código deontológico proíbe-me claramente de intervir ou arbitrar sendo parte interessada.

Aproveito e deixo também uma sugestão que me parece clarificador e simples de implementar, às decisões do CAI deveriam vir justificadas com indicação artigo violado, retirando a conotação empírica da coisa.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 577
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #31 on: February 26, 2019, 10: 49 »
Não tenho a certeza se percebi bem. Mas pelo que percebi o Almeida (não tenho nada contra ou a apontar ao Almeida isso que fique bem claro), é membro do CAI, e se isto é verdade, acho que se deviam saber quem são os outros membros, ou pelo menos clarificar com funciona o CAI, pois para mim que não conheço o seu funcionamento, parece-me que há claramente conflito de interesses. Na minha profissão o meu código deontológico proíbe-me claramente de intervir ou arbitrar sendo parte interessada.

Aproveito e deixo também uma sugestão que me parece clarificador e simples de implementar, às decisões do CAI deveriam vir justificadas com indicação artigo violado, retirando a conotação empírica da coisa.
Hugo, o CAI é constituído pelo Staff da PTSims e não apenas pelo José Almeida.

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Mário Serafim

• Membro
  • **
  • Liked: 57
    • View Profile
  • Simulation Hardware: GPU: GeForce GTX 1080 CPU: Intel(R) Core(TM) i5-4690K CPU @ 3.50GHz Memory: 16 GB RAM WHEEL: Logitech G29 MONITOR: 3x 22"
« Reply #32 on: February 26, 2019, 10: 54 »
Quero reforçar a utilização do Crewchief por todos os pilotos.
O caso entre o Rui Oliveira e o Tiago Monteiro é um perfeito exemplo do porque (Não sei os pilotos estavam a usar na altura mas não importa)
Analisando o momento de travagem, possivelmente antes da mesma, ambos estariam a receber informação do Crewchief sobre a posição de cada um. Quanto à interpretação do Crewchief, fica ao critério de cada um...
Pessoalmente, deixaria espaço ao carro que se encontrava na linha interior e tentaria a tesoura logo a seguir...

"Escacar pedra até vencer" - Nigel Mansell

Offline Rui Santos

• Membro
  • **
  • Liked: 91
  • PM4 Racing
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
« Reply #33 on: February 26, 2019, 11: 02 »
O José faz parte do CAI, poderá pensar-se que possa existir conflito de interesses, mas penso que não é o caso. Daquilo que tenho visto o Zé é um gajo honesto e é um pouco o "faz tudo" aqui dentro. Não me parece que seja da personalidade dele prejudicar o gajo X para beneficiar o gajo Y, pode-se discordar de certas decisões, faz parte da natureza humana, mas não acho que a intenção do staff seja prejudicar propositadamente alguém. Agora, o CAI aqui é rigoroso, o que me agrada, o problema por vezes é virmos de comunidades que são uma cowboyada e depois a malta fica mal habituada e estranha quando aqui chega  :rtfm:
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline Rui Oliveira

• Experiente
  • Liked: 25
    • View Profile
« Reply #34 on: February 26, 2019, 11: 06 »
Eu uso Mário e tenho quase a certeza que o Tiago também. A minha crítica vai unicamente na avaliação do incidente parece óbvio que não aconteceu nada ali a não ser um incidente de corrida sem consequências para ambos os pilotos. Penso que se esqueceu que estávamos em disputa de lugar em pista e que apenas existiu um toque ligeiro sem consequências para ambos intervenientes. Se o Tiago tivesse ficado lá ou até se despistado e partido o carro aí sim poderíamos avaliar de outra forma.

Offline Rui Santos

• Membro
  • **
  • PM4 Racing
    • View Profile
« Reply #35 on: February 26, 2019, 11: 11 »
Rui não é aceitável, ponto. Se um piloto tem outro ao lado numa abordagem a determinada curva tem que dar espaço, não é só porque houve um estouro ou um piloto fez um pião que tem que se agir. Até porque um toque desses faz perder tempo e impede um piloto de disputar a posição. Eu sei que estavas habituado a correr num lugar onde só quando o carro voava ou explodia faziam alguma coisa, mas aqui não é o caso, nem aqui nem em nenhuma comunidade decente...

Regras são regras, se as regras assim o dizem temos que cumprir, são iguais para todos, tão simples quanto isso  :good:

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 577
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #36 on: February 26, 2019, 11: 13 »
Malta, estamos bem, está esclarecido.

E que tal agora focarmos todos a nossa atenção nas técnicas de natação e na engenharia nautica, que tanto jeito nos fará amanhã, hein?!

:drinks: :drinks:

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Rui Oliveira

• Experiente
  • Liked: 25
    • View Profile
« Reply #37 on: February 26, 2019, 11: 38 »
Mas onde é que ele está ao meu lado?😁😁 Mediante a regra sim mas em corrida as coisas não voltam a trás.Eu sei lá se ele vai meter a minha avaliação foi que não e como não ouve ali grande CAASO nem para mim nem para ele por mim estava tudo normal. O CAI avaliou de maneira diferente e pronto eu dou a minha opinião. Rui acho que daqui a 1mes vais me dar razão😁😁
« Last Edit: February 26, 2019, 11: 44 by Rui Oliveira »

Offline Rui Santos

• Membro
  • **
  • PM4 Racing
    • View Profile
« Reply #38 on: February 26, 2019, 11: 45 »
Esse teu post está muito confuso, eu não escrevi isso tudo, está tudo baralhado  :biggrin:

Pá, não sei se escreveste "Daqui a um mês vais-me dar razão"

Em quê? Nas regras? Eu tento sempre cumprir, mas me**** acontecem, claro, agora há 2 outras coisas que são chave aqui, que é: Em touring cars é aceitável algum contacto porta com porta, desde que se respeite o espaço do adversário, mas em Fórmulas não! O respeito tem que ser muuuito maior!

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1110
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #39 on: February 26, 2019, 11: 46 »
Boas malta

Bem, eu tive de ler muitas mensagens, mas penso que vou tocar em tudo do que me foi solicitado. Pode é não ser por ordem.

O CAI está a funcionar com 2 membros: eu e o Carlos Miranda. Para os próximos campeonatos vamos contar com mais um reforço (posso adiantar que é o João Brito, que todos achamos - mesmo os elementos fora do CAI que é totalmente imparcial. No entanto, a regra de não analisarmos coisas da nossa equipa tem sido cumprida). No entanto, sempre que precisamos de desempate ou de mais opiniões num incidente complicado, chamamos alguém do staff. No futuro podemos fazer sessões para alguém vir "assistir" ao CAI  :secret: . No que toca à sugestão do Hugo a falar do artigo violado, concordo perfeitamente e é algo que vamos passar a fazer. Penso que é uma excelente ideia e toda a gente fica com mais noção do que fez de errado.

Para o Paulo: realmente é uma grande subida, mas têm sido os níveis que temos usado. Os team managers têm essa informação, mas também posso colocar aqui:

Incidente muito leve - Advertência (não há perda de posições em lado nenhum)
Incidente leve - -15 pontos (Quando há perda de uma posição)
Incidente médio - 30 kg de lastro (Quando há perda de mais de uma posição)
Incidente grave - DT (Quando há um toque claramente evitável que causa perda de algumas posições)
Incidente muito grave - DT + 30 kg (Confusão muito grande, mas que não afeta uma grande quantidade de pilotos para além do piloto tocado inicialmente)
Incidente extremamente grave - DT + 50 kg (Penalização máxima para grandes bloqueios de estrada. Normalmente não damos para cima desta a não ser em casos de desrespeito)
Desrespeito ou Enorme falta de cuidado - DQ + Impedimento de qualificar (Isto é usado não muitas vezes, mas serve para quando há um desrespeito enorme ou colisão de propósito. Se houver mais que uma vez por campeonato o piloto é simplesmente banido do campeonato. Felizmente ainda não aconteceu)
(Neste campeonato são usados pontos em vez de lastro por razões óbvias, penso eu )

Temos usado assim sempre com estes níveis, mas estamos sempre a tentar arranjar maneira de melhorar. Agora não queremos alterar no decorrer de um campeonato. Já nos foram sugeridas alterações que faziam todo o sentido. É uma questão de pensarmos para os próximos campeonatos. Se quiserem, podemos deixar sempre estas informações no tópico do CAI, se vem ajudar.

Em relação ao incidente do Rui com o Tiago, já falei ontem e vai de acordo às regras da PTSims. Para nós é considerado lado-a-lado, e naquele momento ambos os pilotos têm que deixar espaço. Isso do crewchief, eu não uso, por exemplo. Faz muito barulho  :biggrin: (sim, sei que posso mudar o que ele me quer dizer e tal, mas não gosto muito)

Em relação às grandes penalizações dos cortes. Aqui foi erro nosso em escolhermos a pista. Devíamos ter testado isto, aliás, esta é, e não me custa a admitir, a maior falha da PTSims - querer apressar as coisas sem grandes testes - testes podem ser mais aborrecidos e às vezes não testamos tudo como deve ser. Esperemos evitar esses erros no futuro. A partir do momento que eu aviso no fórum e no TS que têm de ser cumpridos os limites da pista, comprometemo-nos a verificar isso (é melhor do que avisar e não fazer nada penso eu). Não acho que as penalizações tenham sido exageradas, nem de perto. Nas pistas originais a penalização é muito maior, mas também compreendo que aí é mais fácil de saber quando se está a infringir os limites da pista. Eu não estou orgulhoso do grande post do CAI, primeiro, porque não nos dá prazer penalizar desta maneira e segundo, porque isto deu uma trabalheira como podem imaginar, mas teve de ser feito para continuarmos coerente ao que foi dito. Espero é que não se tenha de fazer outra vez.

Offline Hugo Araujo

• Novato
  • *
  • Liked: 0
    • View Profile
  • Simulation Hardware: ObuttoOZone|triple24"AOCFreesync|PC:i74790+20gbRam+240ssd+1tb HDD|GigabyteVega64OC|CSWV2.5+CSPV3+P1+Mclaren+Shifer1.5+Handbrake
« Reply #40 on: February 26, 2019, 11: 47 »
O José faz parte do CAI, poderá pensar-se que possa existir conflito de interesses, mas penso que não é o caso. Daquilo que tenho visto o Zé é um gajo honesto e é um pouco o "faz tudo" aqui dentro. Não me parece que seja da personalidade dele prejudicar o gajo X para beneficiar o gajo Y, pode-se discordar de certas decisões, faz parte da natureza humana, mas não acho que a intenção do staff seja prejudicar propositadamente alguém. Agora, o CAI aqui é rigoroso, o que me agrada, o problema por vezes é virmos de comunidades que são uma cowboyada e depois a malta fica mal habituada e estranha quando aqui chega  :rtfm:

Tenho andado um pouco por cada comunidade, algumas até já nem existem e nunca vi nada de escandalosamente diferente. Talvez por isso ou por outro motivo no fim volto sempre para o Iracing.... até podes ser a rainha de Inglaterra fazes mrda vais de férias.
VOLTO A REPETIR (não tenho nada contra ou a apontar ao Almeida isso que fique bem claro)

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 146
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #41 on: February 26, 2019, 12: 42 »
Almeida, não percebi a tua frase " Para o Paulo: realmente é uma grande subida, mas têm sido os níveis que temos usado "

que subida é que referes ?  :blush:

Eu apenas insisto na regulamentação para todos os caso, acho que até podiam abrir um tópico, com as opiniões dos pilotos  e Staff, para criar as regras que estão em falta e com as penalizações adequadas a cada uma das regras, pois eu quando opino vou verificar sempre se existe essa regra e qual é a penalização aplicada, e pelo que vejo nas duas situações que sou penalizado, existe a regra, mas não é explicita a penalização.
1º da cedência de dobragem.....( nas regras apenas é considerado anti-desportivismo ) e foi-me aplicada uma penalização 15 pontos, quando deveria ter sido advertência.
2º na violação das regras das 2 rodas em pista, existe a regra, não vejo escrito em lado nenhum qual a penalização, e perco 30 pontos.

è esta situação que deve ser pensada e transparente, é tão simples de resolver e assim ninguém pode apontar.

1º Exemplo:   Regra da dobragem ( o piloto a ser dobrado tem que obrigatoriamente abrir na primeira recta disponível da pista - Penalização ( o piloto que não cumprir será aplicado 15 pontos de penalização )

2º Exemplo: Regra das 2 rodas sempre em pista ( o piloto que o fizer e tirar partido do mesmo ( tempo, defesa posição, ou ganhar posição ) pelas vezes que o CAI decidir será aplicado a penalização dos seguintes pontos ( x, Y, W, Etc ) ou seja a lista que apresentaram agora, deveria estar nas regras gerais e não está.

Qualquer piloto poderá consultar assim como consulta os pontos que ganha na corrida pela tabela, também se torna transparente as penalizações que vais ter por incumprimentos/violação das regras.

E assim.... não estando do lado de ninguém, no incidente que deve ser evitado pelo Tiago e Rui, ( vendo as penalizações que envias ), a penalização deveria ter sido Advertência. Porque não considero que o Tiago tenha perdido a posição, pois que está à frente é o Rui, só ganha a posição estando o carro dele à frente ( penso eu, posso estar a dizer asneira )

Incidente muito leve - Advertência (não há perda de posições em lado nenhum)
Incidente leve - -15 pontos (Quando há perda de uma posição)
Incidente médio - 30 kg de lastro (Quando há perda de mais de uma posição)
Incidente grave - DT (Quando há um toque claramente evitável que causa perda de algumas posições)
Incidente muito grave - DT + 30 kg (Confusão muito grande, mas que não afeta uma grande quantidade de pilotos para além do piloto tocado inicialmente)
Incidente extremamente grave - DT + 50 kg (Penalização máxima para grandes bloqueios de estrada. Normalmente não damos para cima desta a não ser em casos de desrespeito)
Desrespeito ou Enorme falta de cuidado - DQ + Impedimento de qualificar (Isto é usado não muitas vezes, mas serve para quando há um desrespeito enorme ou colisão de propósito. Se houver mais que uma vez por campeonato o piloto é simplesmente banido do campeonato. Felizmente ainda não aconteceu)
(Neste campeonato são usados pontos em vez de lastro por razões óbvias, penso eu )

esta lista também deveria estar escrita nas regras gerais e não está. Ou então peço já desculpa se existe algum ficheiro anexado e não vi.

« Last Edit: February 26, 2019, 12: 48 by Paulo Sousa »

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 304
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
« Reply #42 on: February 26, 2019, 12: 46 »
Preferia apenas escrever mais logo quando tivesse mais disponibilidade, dado que no trabalho só consigo aceder ao fórum pelo telemóvel.

A analise de incidentes é algo que fazemos por necessidade. Não temos prazer nenhum nisso e tentamos sempre analisar as coisas de forma imparcial.

Pessoalmente, o que eu faço é colocar-me no “lugar do condutor” de cada carro envolvido. Claro que eu tenho um modo próprio de conduzir e de estar em pista, tal como cada piloto.

O que para mim é uma manobra muito arriscada, para o outro não é assim tanto. Mas mesmo assim, um exercício que sugiro que todos façam antes de protestar é tentarem colocar-se no lugar do adversário, inverter os papeis.

O Rui acha que a penalização pelo toque no Monteiro é exagerada. Pergunto ao Rui, se fosse a situação invertida e acontecesse exatamente o mesmo, se acharia na mesma que não era nada na mesma. Não é dizer “ah mas eu não fazia assim”, é o que achavam se acontecesse tal e qual, mas ao contrario.

Todos temos ambições e todos gostamos de ganhar, até nós que andamos mais cá para tras. Ninguém aqui quer ganhar mais que o colega do lado. Os nossos campeonatos são de corridas e não de “cruise”, mas há que ter o mínimo de lealdade, caso contrario isto é só para chatear. E prolongamento da TVi já existe e não precisamos mais. Se alguém acha que nunca faz nada de mal, então está redondamente enganado.

Pessoalmente, muito do que vi ontem era evitável se os envolvidos fossem um pouco menos agressivos em pista. Podiam até perder um lugar, mas não se despistavam ou ficavam com problemas no carro e teriam hipótese de tentar novamente.

Acidentes/incidentes acontecem, mas sempre os mesmos em situações evitáveis, apenas prejudica os envolvidos.

Da minha parte tento ser mais isento possível e creio que as penalizações que a minha equipa tem sofrido mostram bem que não tem havido “descontos” para ninguém.

Se vos ajudar, também tenho pilotos aborrecidos na equipa e que não concordam totalmente com o CAI, agora tirem daí as conclusões que quiserem.

Outra coisa que sugiro é deixarem passar a noite da corrida antes de protestarem ou até fazerem o report. Por mim falo que quando cheguei à PTsims vim para aqui barafustar depois de uma corrida e claro que depois percebi que até nem tinha razão (mas naquele momento eram todos uns idiotas…). Não quis mais fazer essa figura e quando acabo chateado, faço questão de não escrever e esperar. No dia seguinte as coisas ganham outra perspetiva, acreditem.

Offline Rui Santos

• Membro
  • **
  • PM4 Racing
    • View Profile
« Reply #43 on: February 26, 2019, 12: 48 »
Sim, concordo com o Paulo em que as penalizações deviam estar escritas também nas regras gerais, nem que seja para se ter uma noção do que pode acontecer, embora reconheça que avaliar uma determinada situação possa ser por vezes difícil, isto pode ter situações muito específicas, não é "chapa 5" por vezes avaliar incidentes de corrida...

Offline Rui Santos

• Membro
  • **
  • PM4 Racing
    • View Profile
« Reply #44 on: February 26, 2019, 12: 53 »
Carlos, isso é simples para evitar protestos de cabeça quente, mudem a regra para protestos e passem a aceitar os protestos apenas 24h após o evento, em vez de ser logo a seguir à prova...