Author Topic: Formar uma equipa  (Read 1164 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

  • Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • *****
  • Posts: 4115
  • Liked: 1111
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Formar uma equipa
« on: February 05, 2019, 15: 01 »
Muitas vezes as equipas de simracing já estão lotadas e não querem mais pilotos nas suas fileiras. Formar uma equipa a partir do zero é sempre uma opção e não é tão complicado como pode parecer à primeira instância.

E para que serve uma equipa? A ideia principal de ter uma equipa é não correr sozinho. Mas não estás sempre em pistas com mais de 20 outros pilotos? Sim, mas não tens um colega para treinares, não tens um colega para trabalhar em setups e não tens ninguém para te acompanhar nas provas no TeamSpeak. Fazer parte de uma equipa irá dar sempre uma maior motivação para qualquer campeonato que faças, uma vez que os pilotos se desenvolvem mais rapidamente, aprendem uns com os outros e lutam por mais uma classificação, e esta é uma classificação coletiva, para muitos, a classificação que mais importa - quão bem tu e o teu colega se safam em confronto direto com as outras equipas.

Para começar uma equipa, primeiramente e antes de nome e logotipo, a equipa precisa de pilotos. Esta é uma tarefa fácil, e dois pilotos são suficientes para uma equipa começar e a maneira de arranjar um 2º piloto para além de ti é bastante simples. Basta ir a esta secção do fórum e ver quem está também a precisar de equipa - tão simples quanto isso. Se chegares à PTSims com mais pessoas conhecidas de fora, há sempre a opção de convidar quem já conheces primeiro.

Depois de já teres, pelo menos, um piloto adicional, é altura de começar a pensar noutras coisas: o nome, o logotipo, as cores da equipa. Nome é sempre escolha pessoal (ou coletiva com o teu colega), por isso aí não há quaisquer sugestões. Na questão do logotipo e das cores da equipa é que pode começar a complicar. Para uma equipa de simracing é necessário, pelo menos, um pintor (ou skinner, ou designer, chamem-lhe como quiserem), ou seja, quem faz as pinturas/skins da equipa. É uma vertente muito importante do simracing ter um esquema distinto e usar as nossas próprias pinturas que representam apenas e só a nossa equipa. É a identificação da equipa no simracing. A curto prazo, se a equipa não tiver ninguém que saiba trabalhar com photoshop no início (para quem quer aprender há inúmeros tutoriais de como fazer skins - basta fazer uma pesquisa rápida na internet), há vários membros no fórum e fora dele que podem sempre desenrascar qualquer coisa, no entanto, a médio prazo ter um pintor na equipa é fundamental para o desenvolvimento da sua identidade e crescimento.

 
(exemplo de alguns logotipos)

                                                                             

(exemplo de algumas skins)

Nesta altura também convém indicar quem é o team manager da equipa. A função do manager é gerir a equipa nas suas tarefas como fazer a inscrição dos pilotos nos vários eventos. O manager terá acesso a um fórum próprio onde estão todos os managers das equipas que correm na PTSims - lá terão acesso aos planos da PTSims para serem comunicados aos pilotos antes de serem mostrados a público com todos os detalhes. Relembro que o manager fala pela equipa e qualquer questão que envolva a equipa deve ser o manager a comunicar à organização. A organização fará o mesmo se alguma questão se levantar sobre a equipa.

Finalmente, só falta arranjar uma ferramenta de comunicação onde se possam partilhar setups, falar sobre treinos e tudo o resto. Plataformas como o discord são uma ferramenta muito boa para o trabalho de uma equipa. Incialmente um chat no messenger ou whatsapp pode servir, mas com o crescimento da estrutura da equipa muito rapidamente isso torna-se desorganizado e confuso para se fazer um bom trabalho.



(exemplo de organização de discords - o da PTSims Racing é bastante grande, mas é porque tem várias coisas que não estão diretamente relacionadas com a equipa)

E é basicamente isto... é bastante simples. Depois da parte de secretaria, é encontrar um campeonato que vos interesse e começar a gastar borracha virtual nos vários simuladores usados pela PTSims. Esperamos que este pequeno guia vos seja útil e que pensem em formar novas equipas. A variedade das grelhas é sempre um ponto mais e quantas mais equipas existirem, melhor é para a comunidade e para todos os seus pilotos!

E lembrem-se, uma equipa de simracing pode não servir só para o simracing ;)
« Last Edit: February 05, 2019, 18: 18 by José Almeida »