Author Topic: Apresentaçao Ricardo Rasteiro  (Read 596 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Ricardo Rasteiro

• Iniciante
  • *
  • Liked: 0
  • Reputação: 0
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Ainda nenhum, pretendo ajuda para me iniciar
Apresentaçao Ricardo Rasteiro
« on: January 01, 2019, 14: 00 »
Boas pessoal e desde ja um bon ano a todos.
O meu nome é Ricardo, tenho 30 anos, e sou do seixal, magem do tejo. Como todos aqui, desde novo tenho um gosto especial por jogos de corridas automoveis, arcade e simulaçao e quero me iniciar neste mais neste mundo da simulaçao com um pouco mais de dedicaçao.
O que me fez com que tivesse esta iniciativa foi o realizar corridas somente com gamepad nao ser suficiente para mim, nao tenho a mesma sensibilidade nao conduçao e fico a achar que poderia fazer muito melhor com um volante e apoio de uma comunidade com os mesmos gostos que os meus.
Deixa, desde já, a minha primeira pergunta de qual sera um volante razoavel para me iniciar? Em temos de simulador tenho o asseto corsa, penso ser suficiente para começar a conhecer os circuitos.
Bem despeço me com uma abraço e boas corridas.

Offline Mário Peixoto

• Lenda
  • Liked: 2066
  • Reputação: 55
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
  • Paddock Member: Yes
Re: Apresentaçao Ricardo Rasteiro
« Reply #1 on: January 01, 2019, 14: 48 »
Bem vindo à PTSims, Ricardo! És o primeiro membro de 2019. :biggrin:

Sem dúvida que com volante e pedais terás um prazer muito maior do que com o gamepad. Eu utilizo comando para jogos tipo NFS e GTA, mas para simuladores, sem dúvida que precisas do volante. Além de conseguires conduzir muito melhor, vais ter sensações que o gamepad nunca te dá. Exemplo: estás a fazer uma curva e sentes o carro a começar a fugir de traseira, percebes logo isso no volante e podes reagir a tempo e segurar o carro. Ou fizeste uma travagem mais brusca, queimaste um bocado de pneu e agora tens um "flat spot". ;) Isto são apenas dois de muuuitos exemplos.

Caso estejas interessado, eu troquei há poucas semanas o meu Fanatec Porsche GT3 RS por outro volante da mesma marca mas superior. Podes procurar imagens na net e ver se te agrada. É um bom volante, embora já algo antigo (comprei em dezembro 2013). Está em bom estado e funciona perfeitamente, tenho a caixa original e todos os cabos de ligação. Para o que queres, penso que seria um bom volante para te iniciares. Como neste momento está parado em casa dos meus pais e só ocupa espaço, estou com ideias de o vender barato, só mesmo para fazer uns trocos e "limitar" os danos na carteira causados pela compra do novo volante. :lol: É que não consigo deitar aquilo ao lixo assim do nada, mas acabam por ocupar algum espaço. Aliás, tenho dois volantes, o outro é ainda mais antigo (Fanatec Porsche 911).

Tenho também um conjunto de pedais (CSL Elite) e duas caixas Fanatec (sequencial e 6 velocidades). Os pedais não sei se estão a funcionar a 100%, tenho de testar, pois esses já troquei há uns meses. caso não estejam, não te posso vender. Mas se estiver tudo OK e estiveres interessado, podemos falar melhor por Mensagem Privada. Posso-te enviar fotos do material todo, detalhando o desgaste de cada peça e depois vemos o valor mais justo. ;)

Peço desculpa ao resto da malta por meter vendas aqui na apresentação do Ricardo, mas acho que é uma boa oportunidade para tentar vender o meu material Fanatec que está na reforma. :D

Offline Tiago fm Monteiro

• Estagiário
  • **
  • Liked: 83
  • Reputação: 3
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
« Reply #2 on: January 01, 2019, 15: 24 »
Bem-vindo!! Tal como o Mario disse, de comando em simuladores não te safas... Não só pela falta de Forcefeedback, mas também pela condução que nunca conseguirás ter... Se para corrigir numa curva tiveres que virar o volante, esquece la isso.... Mas isso acho que já percebeste!

Não só para iniciação, mas também para te durar para uns tempos, o volante do Mário é bastante bom! Já é com belts ao invés de carretos de plástico (como os logitech), e também não tens dead zone como nos logitech. Já tive um e um dos meus colegas de equipa ficou com ele... Melhor que isso já tens que ir pelo menos para um t300 ou então um fanatec CSL... E os preços aqui começam a subir!! Por tudo isto te recomendo o GT3 que o Mario fala.

Atenção que flat spots nos pneus (e mais umas coisinhas...) só tens num simulador, no rfactor2... pormenores desses nos pneus só encontras mesmo no rf2! Nos outros simuladores é tipo os arcades que tens jogado até aqui... Os pneus agarram/desgastam mais ou menos consoante a temperatura, enquanto que no rf2 tens em conta vários pormenores como borracha na pista a ser atualizada sempre que la passas, com mais borracha, mais grip, etc., flat spots nos pneus quando bloqueias ou fazes pião, chuva como mais nenhum simula, etc etc... Mas cada um joga o que mais gosta... Quer seja por andar melhor num que noutro, quer seja por não conseguir correr no rf2 por ter muitos pormenores, quer seja por simplesmente não gostar, seja pelo que for... E se te estas a iniciar, o AC é capaz de ser melhor para não levares tanto o choque arcade/simulador...

De qualquer das formas, um bom ano de 2019!!
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Joao P Miranda

• Rookie
  • *
  • Liked: 14
  • Reputação: 1
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #3 on: January 01, 2019, 18: 44 »
Boas Ricardo, bem vindo à PTSIMS!

Se procuras um volante para iniciantes, o mais barato que podes optar ( novo ) é o Trustmaster T150 à volta de 160-170€, já tem forcefeedback e faz 900º. Não é um volante de topo, mas é o que considero um volante de entrada nos sims ( os pedais sao uma lástima ). Numa categoria um bocadinho mais acima tens logitech G29 ou Trustmaster T300 , na casa dos 300-350€ que já sao volantes razoavelmente bons, e já consegues ser 100% competitivo com qq um deles. Na minha opiniao o G29 tem uns pedais muito superiores ao t300, e em contra partida, o T300 a nivel de volante e forças é muito superior ao G29. Acima destes 2 , já começas a entrar no mundo dos volantes mais a serio com o Trustmaster T500 ou os Fanatechs ( na casa dos 500-600€ ) até chegares a preços ridiculos como os da Frex, onde um setup de pedais + volante + caixa já te mandam para os 2000-2500€.

Tudo depende de quanto queres gastar e dedicar ao sim racing. Eu aconselhava algo entre G29/T300 num orçamento razoavel, e T500/Fanatech CSL ou ClubSport se pretenderes uma coisa mesmo séria.

Podes também optar por tentar encontrar algum usado, o preço obviamente que é menor mas é sempre um risco.

Offline Vasco Lemos

• Administrador
  • Veterano
  • Liked: 316
  • Reputação: 8
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
« Reply #4 on: January 01, 2019, 19: 54 »
Bem vindo à PTSims Ricardo.
Se preferes material novo, assim para começar sem gastar assim muito, tal como o João Miranda diz, iria para um T150, T300 ou G29.
Se quiseres gastar pouco e apanhar uma boa oportunidade com material usado, tens aí o volante do Mário Peixoto que é uma pessoa de altíssima confiança.
Diverte-te por cá!

*edit:
Ah, aproveita e se puderes compra o rfactor2 que está com 50% desconto na steam, esse e o Assetto Corsa são os simuladores da PTsims.

Offline Nelson Inácio

• Rookie
  • *
  • Liked: 10
    • View Profile
  • Simulation Hardware: microsoft sidewinder
« Reply #5 on: January 01, 2019, 20: 36 »
Bem vindo Vizinho tambem sou do lado certo do rio sou dos Foros de Amora e trabalho no Seixal.
Bom ano e um abraço

Offline José Almeida

• Administrador
  • Lenda
  • Liked: 993
  • Reputação: 10
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #6 on: January 01, 2019, 20: 48 »
Bem-Vindo!

Offline Vítor Costa

• Staff
  • Lenda
  • Liked: 1296
  • Reputação: 84
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #7 on: January 01, 2019, 23: 43 »
Bem vindo Ricardo.

Por um preço simpático esse GT3 RS é um excelente volante, tive-o durante vários anos. Cheguei a ter 3 deles aliás  :biggrin: Novo iria para Thrustmaster, T300 no mínimo que já é uma boa opção para gama média. Mas vais precisar de uns pedais, podes ter a sorte de aparecer para aí alguém a vender uns Fanatec CSP, versão 1, 2 ou 3, qualquer um será bom negócio se estiver bom.

Offline Luis M Carreiro

• Staff Assistant
  • Estagiário
  • Liked: 78
  • Reputação: 2
  • Olá a todos!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Pentium 2, 166 mhz turbo gt tdi vtec! Volante? isso ha para pc?
« Reply #8 on: January 02, 2019, 12: 10 »
Bem vindo Ricardo. Diverte-te neste novo mundo em que te aventuras que é o simracing!
Quanto a sugestões de volantes isso é complicado e depende muito do valor que pretendas gastar. Há para todas as bolsas.
Eu ando de G27 desde 2011 e já me deu vitórias e campeonatos. Como disse depende de valores e gostos.
Simuladores em si os mais usados são Assetto e rF2 aqui na PTSims. Boas corridas!

Offline Tiago fm Monteiro

• Estagiário
  • **
  • Liked: 83
  • Reputação: 3
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
« Reply #9 on: January 02, 2019, 12: 21 »
Bem vindo Ricardo. Diverte-te neste novo mundo em que te aventuras que é o simracing!
Quanto a sugestões de volantes isso é complicado e depende muito do valor que pretendas gastar. Há para todas as bolsas.
Eu ando de G27 desde 2011 e já me deu vitórias e campeonatos. Como disse depende de valores e gostos.
Simuladores em si os mais usados são Assetto e rF2 aqui na PTSims. Boas corridas!
Gastar dinheiro num logitech para teres dead zone a meio ou gastar o mesmo e ir para belts, preferia de longe o GT3 da fanático. Aliás, troquei o g27 por esse, nada a ver... nem se compara!

E atenção, entre o t300 ou t500, sem duvida o t300!! Não tem tanta força como o t500, mas a resolução é muito melhor... um é motor sem escovas (t300) , o outro com escovas... a resolução é muito melhor, dito pela própria thrustmaster! E para aguentar o t300 já tens que ter bons braços....
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Luis M Carreiro

• Staff Assistant
  • Estagiário
  • Liked: 78
  • Reputação: 2
  • Olá a todos!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Pentium 2, 166 mhz turbo gt tdi vtec! Volante? isso ha para pc?
« Reply #10 on: January 02, 2019, 14: 27 »
Eu disse que as escolhas são variadas e não recomendei nenhum… Não faltam criticas positivas e negativas a todos eles, sejam fanatec, Logitech ou thrustmaster etc… é uma questão de testar e escolher o preferido (que a carteira o deixe claro)
Tenho o G27 pois na altura foi a melhor hipotese para a minha carteira. 2011... e foi um de testes que apenas tinha sido montado num playseat e jogaram 30 minutos de rfactor.
Quanto a famosa deadzone que tanto falam nos logitech, eu no inicio queixava-me mas depois de pesquisar um pouco tenho settings de ffb que a eleminam nos simuladores que mais uso. RBR, rF2 AMS e Assetto.
O T300 penso ser a escolha ideal para quem se inicia no simracing e não pode chegar a valores elevados.
Eu continuarei com o meu fiel G27 até este dizer que não dá mais e não o puder reparar. Vida está dificil e o $$ que vai havendo tem ido para os ralis...

Offline Ricardo Rasteiro

• Iniciante
  • *
  • Liked: 0
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Ainda nenhum, pretendo ajuda para me iniciar
« Reply #11 on: January 03, 2019, 08: 21 »
Bom dia a todos e obrigado pelas boas vindas.
Vou resolver a situaçao do volante brevemente para começar esta nova experiencia. Agradeço, desde ja as vossas sugestoes e ao Vasco a dica sobre o rfactor2, ja ca canta :biggrin:
Pergunto tambem se aqui no forum existe algum tutorial sobre como melhorar a nossa conduçao e estudo dos diferentes circuitos. Ja pesquisei um pouco mas nao consegui encontrar.
Despeço me por agora, abraço