Author Topic: Formula Series 2019: Ajuda & Dúvidas / Sugestões  (Read 1070 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Carlos Miranda

• Staff
  • Estagiário
  • Liked: 221
  • Reputação: 5
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
Re: Formula Series 2019: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #45 on: January 07, 2019, 14: 54 »
Tentando ser o mais claro possível, o formato do “series” foi pensado para ser o equivalente a um campeonato de Formula 1, só que sem usar os carros de F1 (que requerem muito treino e habituação) e com provas mais curtas.
Ora os carros de GP3 não são equiparáveis aos de F1. São “fisicamente” parecidos e são ambos formulas, mas todos sabemos que as semelhanças acabam aí. Tudo o resto é diferente, incluindo o desgaste de pneus.
Campeonatos de F3 “normais” há muitos, o que se quer é algo diferente. A ideia é que o campeonato tenha uma forte componente estratégica e com o desgaste a 2x, obriga a um planeamento muito melhor das provas, já não chega ter bons setups e ser rápido, vai ser preciso ter boas estratégias e eventualmente alguma sorte com meteorologia.
Colocar o desgaste a 1x seria desistir do conceito que se está a tentar aplicar.
Sepang é uma das pistas que mais desgaste causa.

Dos testes que foram feitos, parece-nos perfeitamente possível que o campeonato seja bem sucedido no que toca ao formato e regras.
Se calhar exigirá, para quem quer vencer, um trabalho extra de testes e treinos, mas a ideia também é essa.
Com umas horas de treino, sabe-se facilmente quanto dura cada tipo de pneus e quantas paragens vão ser necessárias.

Offline Tiago fm Monteiro

• Rookie
  • *
  • Liked: 30
  • Reputação: 2
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec
« Reply #46 on: January 07, 2019, 15: 25 »
Tentando ser o mais claro possível, o formato do “series” foi pensado para ser o equivalente a um campeonato de Formula 1, só que sem usar os carros de F1 (que requerem muito treino e habituação) e com provas mais curtas.
Ora os carros de GP3 não são equiparáveis aos de F1. São “fisicamente” parecidos e são ambos formulas, mas todos sabemos que as semelhanças acabam aí. Tudo o resto é diferente, incluindo o desgaste de pneus.
Campeonatos de F3 “normais” há muitos, o que se quer é algo diferente. A ideia é que o campeonato tenha uma forte componente estratégica e com o desgaste a 2x, obriga a um planeamento muito melhor das provas, já não chega ter bons setups e ser rápido, vai ser preciso ter boas estratégias e eventualmente alguma sorte com meteorologia.
Colocar o desgaste a 1x seria desistir do conceito que se está a tentar aplicar.

Dos testes que foram feitos, parece-nos perfeitamente possível que o campeonato seja bem sucedido no que toca ao formato e regras.
Se calhar exigirá, para quem quer vencer, um trabalho extra de testes e treinos, mas a ideia também é essa.
Com umas horas de treino, sabe-se facilmente quanto dura cada tipo de pneus e quantas paragens vão ser necessárias.

Boas Carlos!

Entendo tudo o.que disseste e sou claramente a favor disso! Aliás, ainda agora há pouco tempo acabei um campeonato em que o desgaste era a x2... Mas era a x2 porque te obrigavam a uma paragem, obrigavam a troca de pneus, e uns pneus duravam uma prova inteira e a acabar a 20/30%... A diferença é que só havia slicks ou de chuva, e os pneus a 30% eram mais ou menos guiaveis...

Agora o que disseste não vai ser possível... "Não chega ter bons setups e ser rapido"... O problema é que mesmo com bom setup, se fores rápido, gastas sempre muito no FL... Posso te dizer que garantidamente que já dei perto de 400 voltas, e que sei quanto gasto exatamente em cada volta que dou... Estou a falar isto precisamente depois de ter testado e treinado a fundo, durante já muitas horas...  E o que me está a parecer é que mesmo com hards, vai haver muita gente a trocar 2/3 vezes... E atenção que estes pneus abaixo dos 60 já tremem mesmo muito, mesmo sem queimar grandes travagem... E se querem comparar à F1, deixem andar no prego e usar também softs/médios..... Senão, qual a lógica de ter que ir sempre de hards e mesmo assim ter que levantar o pé?!

Senão vê la as contas que do nos meus treinos... Para usares dois jogos numa corrida, tens que gastar no maximo cerca de 5%... 17x5=85... Se em 17, voltas gastas 85, sobram 15% em cada stint... ou seja, tenho que gastar prai 3/4% por volta... ??? Quem gasta isso de hards sequer???

Atenção, estou só a dar a minha opinião...

Offline José Almeida

• Administrador
  • Lenda
  • Liked: 792
  • Reputação: 9
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #47 on: January 07, 2019, 15: 58 »

Boas Carlos!

Entendo tudo o.que disseste e sou claramente a favor disso! Aliás, ainda agora há pouco tempo acabei um campeonato em que o desgaste era a x2... Mas era a x2 porque te obrigavam a uma paragem, obrigavam a troca de pneus, e uns pneus duravam uma prova inteira e a acabar a 20/30%... A diferença é que só havia slicks ou de chuva, e os pneus a 30% eram mais ou menos guiaveis...

Agora o que disseste não vai ser possível... "Não chega ter bons setups e ser rapido"... O problema é que mesmo com bom setup, se fores rápido, gastas sempre muito no FL... Posso te dizer que garantidamente que já dei perto de 400 voltas, e que sei quanto gasto exatamente em cada volta que dou... Estou a falar isto precisamente depois de ter testado e treinado a fundo, durante já muitas horas...  E o que me está a parecer é que mesmo com hards, vai haver muita gente a trocar 2/3 vezes... E atenção que estes pneus abaixo dos 60 já tremem mesmo muito, mesmo sem queimar grandes travagem... E se querem comparar à F1, deixem andar no prego e usar também softs/médios..... Senão, qual a lógica de ter que ir sempre de hards e mesmo assim ter que levantar o pé?!

Senão vê la as contas que do nos meus treinos... Para usares dois jogos numa corrida, tens que gastar no maximo cerca de 5%... 17x5=85... Se em 17, voltas gastas 85, sobram 15% em cada stint... ou seja, tenho que gastar prai 3/4% por volta... ??? Quem gasta isso de hards sequer???

Atenção, estou só a dar a minha opinião...

Agradeço (agradeçemos) muito o feedback Tiago, obrigado  :clapping:

A prova de teste (a meteorologia vai ser colocada dentro de alguns minutos / horas - quando o Vasco conseguir acabar a imagem - uma máquina onde o material passa por muitas mãos esta PTSims de momento) vai ser toda a seco. Para testarmos melhor o desgaste é o ideal (se não fosse toda a seco era toda a molhado - 100% de possibilidade de chuva). Depois no final estaremos aqui para ouvir as opiniões de todos os que estiverem na corrida de teste e para tomarmos a melhor decisão em pról do campeonato (é para isso que a prova de teste serve)

A nossa ideia era tal e qual a que Miranda disse e estamos confiantes que é possível. Qualquer decisão que venha seria logo comunicada no dia a seguir (quinta) para não atrasar os treinos do pessoal ;)

Offline Rui Santos

• Estagiário
  • **
  • Reputação: 0
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
« Reply #48 on: January 07, 2019, 16: 12 »
Eu compreendo os 2 lados, vocês querem mais estratégia, o Tiago (e provavelmente a maioria) quer mais acção e pé na tábua! Agora há questões que têm que ser debatidas para o bem de todos e tentar chegar a um meio termo! Estratégia é óptimo, mas andar a parar 2 e 3 vezes numa corrida não me parece muito divertido, muito menos numa corrida de uma hora + ou - pois mais vai parecer um desfile de carros na boxe de 20 em 20 minutos... Até porque se chove, e com o desgaste maior dos pneus de chuva, no caso desta ser intermitente, vamos andar sempre a entrar e a sair das boxes  :rofl:

Por aquilo que me pareceu, em outras pistas o desgaste não me parece assim tão diferente, é menor, mas não é algo que faça uma grande diferença para Sepang. O objectivo, com o qual concordo, é fazer a malta parar uma vez, por necessidade e não por imposição, ou parar mais uma em alternativa estratégica, mas isso ficaria ao critério de cada um... mas nada como falarmos depois da corrida de teste, que é precisamente para isso que serve.

Já agora, vocês já viram a tremideira que faz o volante com estes carros a partir ali dos 70% para baixo? Vai-me acordar a vizinhança toda!  :shok:
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline Pedro Lopes

• Estagiário
  • **
  • Liked: 84
  • Reputação: 3
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSW v2.5 + CSP V3 + F1 Rim | RF2 & iRacing
« Reply #49 on: January 07, 2019, 16: 46 »
Tremideira é flat spot.
Já levei pneus a 0, dei 2 voltas com eles a zero e sem tremideira.

Offline Tiago fm Monteiro

• Rookie
  • *
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec
« Reply #50 on: January 07, 2019, 17: 25 »
Tremideira é flat spot.
Já levei pneus a 0, dei 2 voltas com eles a zero e sem tremideira.
Não são nada flat spots Pedro, são os nossos que são recauchutados e lhes salta a borracha!!  :sarcastic_hand:

Quanto ao resto, conta-me histórias....... Ou então tens o FFB force a zero! Vá, configura lá isso direito... :drinks:

Offline Rui Santos

• Estagiário
  • **
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
« Reply #51 on: January 07, 2019, 18: 33 »
 :shok:

Que volante tens Pedro?

[EDIT] Já vi, é o que está no teu perfil? E os settings no rFactor2? Tens filtro?
« Last Edit: January 07, 2019, 18: 42 by Rui Santos »
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline Cláudio Fernandes

• Iniciante
  • *
  • Liked: 6
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Assetto Corsa
« Reply #52 on: January 13, 2019, 18: 19 »
Boas, já pus botão para o DRS mas não faço ideia se está a funcionar ou não. Não noto diferença na velocidade, alguma maneira de verificar se está activo?

Offline José Almeida

• Administrador
  • Lenda
  • Liked: 792
  • Reputação: 9
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #53 on: January 13, 2019, 18: 25 »
Boas Cláudio.

Citando as regras: Ponto D.7 - "Todas as pistas têm zonas de DRS onde o sistema pode ser usado. As zonas podem ser visíveis através de uma linha no chão, placas ao lado da pista ou uma luz verde que diz DRS no volante. Estará também mapa da pista no tópico da prova em questão."

Offline Cláudio Fernandes

• Iniciante
  • *
  • Liked: 6
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Assetto Corsa
« Reply #54 on: January 13, 2019, 18: 56 »
Isso eu sei. Não foi essa a pergunta. Já tenho botão e ativo nas zonas certas, mas n faço ideia se está a ser activo ou não.

Offline David Santos

• Rookie
  • *
  • Liked: 33
  • Hello!!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: PC:Uma batata / Volante:microsoft sidewinder
« Reply #55 on: January 13, 2019, 19: 20 »
Isso eu sei. Não foi essa a pergunta. Já tenho botão e ativo nas zonas certas, mas n faço ideia se está a ser activo ou não.

Como te disse no server precisas de um plugin

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1126218272

Instalas isso e depois nas opções escolhes um com drs

Nas zonas em que o drs pode ser activado aparece uma luz amarela carregas no botão e depois se tudo estiver bem passa a verde

Offline Tiago Lapa

• Membro
  • Liked: 0
    • View Profile
« Reply #56 on: January 14, 2019, 09: 30 »

Como te disse no server precisas de um plugin

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=1126218272

Instalas isso e depois nas opções escolhes um com drs

Nas zonas em que o drs pode ser activado aparece uma luz amarela carregas no botão e depois se tudo estiver bem passa a verde

No meu caso o DRS não estava a funcionar pq eu tinha um problema no pedal dos travões, que estava constantemente a emitir picos sem eu calcar nele, cancelando o DRS. Tive de meter folga de 5% no curso do pedal e depois ficou a funcionar tudo. Pode ser isso. Mas sem pulgin n sei se dá para controlar se o DRS está activo ou não, talvez no próprio volante do carro. Cumps

Offline Pedro Lopes

• Estagiário
  • **
  • Liked: 84
  • Reputação: 3
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSW v2.5 + CSP V3 + F1 Rim | RF2 & iRacing
« Reply #57 on: January 14, 2019, 10: 14 »
Se tiveres o volante visível, tem lá indicação. Fica DRS branco quando estás na zona e verde mal ativas.