Linked Events

• Troféu Clio Portugal - Prova 5: September 05, 2018

Author Topic: Troféu Clio Portugal: Prova 5 @Braga (Circuito Vasco Sameiro)  (Read 1659 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Mário Peixoto

• Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2104
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
  • Paddock Member: Yes
Re: Troféu Clio Portugal: Prova 5 @Braga (Circuito Vasco Sameiro)
« Reply #15 on: September 06, 2018, 01: 18 »
E assim termina o meu primeiro campeonato no rFactor 2, desta vez "em casa". :biggrin:

Realmente, correr em Braga para mim é fantástico, sobretudo porque a pista está muito fiel à realidade (sim, os corretores da chicane são mesmo tijolos). Portanto, um agradecimento especial à malta da PTSims que meteu esta pista a bombar no rF2!! :clapping:

As duas provas foram muito animadas, consegui ter lutas limpas e sem toques pela primeira vez no campeonato, evitei também acidentes que surgiram à minha frente, e consegui rodar com alguma velocidade, de forma a andar ali no meio do pelotão. 13º na primeira corrida (onde tive um despiste, é certo) e 9º na segunda, onde me vi "grego" nas duas últimas voltas para aguentar com um piloto que me vinha a lamber a traseira. :shok: Foi de loucos, mas o traçado ajudou quando os pneus já se tinham ido.

Agradecer ao Tiago o FFB que me passou, infelizmente não resolveu o problema. Ao invés de só ter problemas na corrida 2, agora tenho problemas logo na corrida 1! Assim que passa de sessão, o FFB ganha vida própria e fica uma porcaria. Com o VEC da PTSims Racing aí à porta, vou ter mesmo de arranjar solução, que isto assim é complicado.

Offline Tiago Morais

• Novato
  • *
  • Liked: 1
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #16 on: September 06, 2018, 11: 35 »
Bem entao vamos la ao ultimo report do campeonato.

Treinos não existiram apenas umas voltas com corte da chicane só para vos assustar com os tempos  :biggrin: :biggrin:

Quali - Já comecei tarde pois o meu volante queria tirar férias antes de acabar o campeonato, acabei por fazer o 18º não foi ultimo já não foi mau...

1ª Manga - arranque muito bom mas red flag... recomeço da corrida ganhei logo algumas posições até conseguir subir a 8º mas dps vieram os problemas tipicos que tive neste campeonato devo ter usado um composto muitoooo soft e os pneus vão embora rápido foi começar a descer até 11º mesmo assim arrancando de 18º nao foi mau de todo.

2ª Manga - Arranquei pior do que na 1º manga mas msm assim deu para manter e subir ainda alguns lugares até que me esqueci que alguns pneus sao fixos... percebi isso da pior forma e fiquei sem pneus e suspensão...

até um proximo campeonato

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 146
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #17 on: September 06, 2018, 12: 14 »
Final.....

Nos treinos fiquei sem compreender como era possível os melhores tempos, e fiquei cabisbaixo  :blush:

Na qualificação, vejo-me em 1º durante metade da qualificação, e comecei a perceber, que então devia ter havido marosca nos treinos pois não estavam a chegar ao melhor tempo registado....comecei a acreditar que iria ficar com a pole, mas o colega Manuel e o Preda conseguiram tirar umas milésimas .... :hunter:

Race 1: Sai em 3º, um arranque mais ou menos, durante as primeiras voltas fui anjinho ao tentar poupar pneu e fui deixando passar a malta a pensar que depois da metade da corrida teria mais pneus para atacar e ultrapassar, só que tive um acidente ocasional com o Carreiro, que este tipo de acidente fazem parte das corridas, e perdi 3 posições e inclusive o carro ficou mais lento, possivelmente derivado aos danos. Por isso bem me esforcei para conseguir ultrapassar o Almeida, mas nada.....7 lugar no final :ok:

Race 2: Sai de 3º novamente e novamente optei pela táctica de poupança, mas desta vez, resultou... :rofl: e depois também tive o apoio do Manuel que conseguiu aguentar na minha traseira e assim conseguimos o pleno no campeonato.

Parabéns aos vencedores das corridas Preda e Almeida.

Gostei deste troféu, foi bastante competitivo, cujo vários pilotos cheiraram o top 5, cujo em outros campeonatos são sempre os mesmos...

Apenas de lamentar os acidentes em plena recta, e os drive bomb.

Até aos GT'S pois nesse o objectivo é o top 10 ( e já estou a ser optimista )  :lol:

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1313
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #18 on: September 06, 2018, 13: 04 »
Muito gostava de ter feito Braga mas a conexão não deixou. Desde o início que senti bastantes dificuldades de lag em pista, presumo que o problema seria meu.

Qualificação razoável, mais um na molhada do segundo 24.

Race1 com arranque normal do 14º lugar, andei bastante entretido com o grupo à frente, bastante tempo atrás do Mário Serafim que não consegui ultrapassar nunca enquanto estive em pista, mas também com o André Vitória e o Tiago Morais segundo creio. Foi bastante divertido mas deu um enorme trabalho conduzir nas condições que tinha, com carros a aparecer à frente e atrás, uma loucura, muito juntinhos vários e às tantas julgava que estava coladinho à traseira mas mais à frente não, enfim, foi mauzinho para mim. No meio desta confusão toda era 10º e lutava pela pole da 2ª corrida  :biggrin: mas à 11ª volta a conexão foi-se. É pena, adorava ter feito a corrida toda em Braga e queria o top 10.

Já agora, dos que andaram perto de mim, notaram algum problema de lag em mim ou qualquer coisa? É que eu tinha mas acho que o problema devia ser meu.

Gostava de ter feito Vila Real, gostava de ter feito esta na totalidade. Espero que tenham gostado das pistas e do formato do campeonato.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 577
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #19 on: September 06, 2018, 13: 19 »
Braga: cidade dos arcebispos e de coisas estranhas que acontecem, como no Entroncamento.
Qualy:
O objectivo era conseguir igual ao que consegui nos treinos: 1:24.5. Logo na primeira volta a contar, 1:24.6! Ena! Baril!!!! Agora, é apertar mais um bocadinho. As voltas seguintes foram para deitar para o lixo. E a dois minutos do fim, o Marco Preda sai para a pista e eu saio atrás dele. E lá fui, atrás dele, zuuummmm, zuuuuuummm, zummm, e chego à meta e... P4!

Estou mesmo a imaginar o Zé Almeida a ver isto e a dizer: "Vou ter de analizar esta qualificação! O sacana cortou, de certeza!!!"  :rofl: :rofl: :rofl:

Race 1:
Arranco bem, mas alguém arrancou melhor e colou-se na minha traseira. Colou-se tanto, tanto, tanto, que me virou a boneca. Pela segunda vez consecutiva, ando às cambalhotas na recta da meta. Capotanços em recta é daquelas coisas esquisitas que só acontecem em Braga... e no Estoril.
Reinicia-se a corrida, e arranquei novamente bem, apesar de os gajos que têm embraiagem terem arrancado novamente melhor. Mas lá me aguentei no 4º lugar, e por lá fiquei, até que no final da T2, numa de poupar os pneus, alarguei a curva demasiado, e pisei a relva! Não se perdeu grande coisa, é certo, porque eu sou eu e seria espectável que perdesse posições e até que eu cedesse a dada altura a posição ao Tiago Monteiro (que ainda aspirava ao 3º lugar dos pilotos, apesar das contas serem muito complicadas para tal), mas fiquei algo chateado por cometer um erro tão primário. Em compensação, começou o melhor período desta curta corrida, com a perseguição que encetei ao Rui Martins. Andámos alí várias voltas em luta, comigo a pressioná-lo. A dada altura, percebi que ele estava com os pneus nas lonas, esperei pelo momento certo e quando ele alargou, eu ataquei. AH CARAÇAS, QUE ISTO É CUUUUUUUUUUUURT... o! Tocámo-nos... ainda tirei o pé, mas... oh... foi impossível não sentir o Rui contra mim... e alí ficámos... os dois... juntinhos mas... incomodados com o contacto... um silêncio ensurdecedor que ecoava até ao Gerês... oh... ELAH!!! QUE RAIO DE CONVERSA É ESSA?!?! Ficámos incomodados porque é sempre uma bosta quando se bate carro contra carro, catano!!!! Bom, o contacto com o Rui destabilizou-me a concentração, pois apenas dei mais uma volta e sensivelmente no mesmo sítio abracei autenticamente os pneus da T3, ficando por lá a beber umas jolas com a minha roda dianteira esquerda. DNF. Foi chato... chato, chato, chato, chato, muito chato porque pensei que o 7º lugar por equipas da minha dupla estaria agora inalcansável... mas quando se fazem as coisas em família, tudo é possível.

Race 2
Basicamente, foi arrancar do último lugar e levar o carro até ao fim, depois de mais uma vez levar umas trolhadas na T1. 16º classificado, com o carro a andar de lado durante 99,9% da corrida foi um feito. Mas como o André fez mais um top 10, assegurámos o 7º lugar! Missão cumprida!!

Relativamente ao campeonato em sí, em jeito de balanço, destaco de positivo a aposta do Staff no rF2, o melhor simulador do mercado (iRacing incluído), e do esforço efectuado na conversão das pistas. Em tão curto espaço de tempo, é algo que merece ser salientado. Nem tudo foi perfeito, houve alguns problemas com boxes e outros que penso estarem também associados às conversões, mas lá está, o tempo foi inversamente proporcional ao esforço, que acredito que este último foi imenso. Quanto ao menos positivo, dois grandes aspectos:

- Apesar da ideia ter sido boa a princípio, acho que o mod (que eu considero que não está minimamente bem conseguido) e os pequenos problemas que se verificaram com as pistas não deram a verdadeira ideia das reais capacidades do rF2 a quem corre pela primeira vez. Eu gosto do Assetto Corsa, mas o rF2 bate-o de goleada em todos os aspectos da simulação. É mais chato e menos user frendly quando nos referímos à parte de instalação e configuração dos mods, mas é um pequeno inconveniente face a todas as vantagens que traz e que não ficaram patentes com este mod.

- A agressividade em pista. Não compreendo como é possível em 10 corridas haver tanto acidente em recta e situações de carros a acertar de frente na lateral do adversário! Poderia ser a questão de o pessoal da PTSims estar mal habituado, por o damage do AC ser muito mais permissívo que o do rF2. Poderia... não fosse o facto de a maioria dos penalisados serem pessoas habituadas as correr no rF2 noutras comunidades! O comportamento em pista, no geral dos pilotos da grelha, merece uma reflexão séria, uns mais que outros, mas todos nós devemos pensar no que fizémos de bem e de mal em pista. Pode ser que assim a coisa corra melhor neste ponto no próximo campeonato rF2 da PTSims.

Quanto à minha participação, sinto um misto de contentamento por alguns resultados obtidos, quer em corrida quer em qualificação, e de frustração por alguns erros parvos que cometi e que não me permitiram ter uma prestação mais consistente. De resto, a PM4 Racing consegue mais um pódio por equipas e mais uma dupla na metade cimeira da tabela, mesmo tratando-se de um pequeno troféu de Verão. Parabéns aos meus companheiros de equipa: Tiago, Adalberto e André!

:thank_you2:

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
« Reply #20 on: September 06, 2018, 13: 57 »
Espero que tenham gostado das pistas e do formato do campeonato.

obrigado Vitor pelo teu trabalho, foi excelente.....

Offline Tiago Gouveia

• Membro
  • **
  • Liked: 122
    • View Profile
  • Simulation Hardware: volante g27
« Reply #21 on: September 06, 2018, 16: 00 »
Antes de tudo, venho felicitar a Playteam pela grande prestação neste campeonato, com os pilotos Manuel Alves e Paulo Sousa a serem os justos vencedores. Mostraram uma rapidez e consistência incrivel bem como um comportamento decente em pista, apesar de ter sido raro ver os carros azuis perto de mim  :biggrin: :biggrin:

Este foi o meu primeiro campeonato no Rfactor 2 e há que dar os parabéns a toda a organização do campeonato. Salvo erro foi o primeiro também para o Staff da PTSims e ao longo das provas fomos vendo uma evolução dos organizadores com a ordem invertida e as penalizações a serem feitas "automaticas" nas últimas corridas. Destaque também para o excelente trabalho feito nestas pistas( Vitor Costa), um campeonato com as provas todas a serem realizadas em território  Nacional é de louvar. Metade delas nao conhecia e adorei!
Quanto à minha participação, acabei em 6º lugar o que acabou por ser uma grande surpresa. Entro sempre nestas corridas em circuitos com o objetivo de me divertir e andar o melhor possível, mas quando chego ao final e vejo um lugar no TOP10 é sempre animador. Tento sero mais cuidadoso possível quando ando com carros muito próximos e este campeonato nao foi exceção. Só no final das corridas é que perdia um pouco o ânimo pois, muitas das vezes chegava a meio das corridas já sem pneus. Mesmo iniciando as corridas com um ritmo calmo e a perder imenso tempo a ver se os pneus aguentavam, eles queimavam-se de volta para  volta. Pensei que fosse problema deste mod, mas pelos vistos o problema era mesmo meu pois havia malta no TS que confirmava que tinha pneus até final.
Falando agora sobre o Rfactor 2, é verdade que é um bom simulador. Comparando com o Assetto Corsa tem algumas vantagens: Pit Limiter, chuva , noite, coisas fundamentais para uma maior imersão dos pilotos nas corridas, e claro, o desgaste dos pneus, nota-se uma maior dificuldade/ realismo neste aspeto. Quanto às fisicas, considero os dois jogos praticamente iguais..tanto um como outro simulador dão imenso prazer em conduzir! O que falta ao Rfactor é quantidade e qualidade de conteudo que encontramos no AC.
Termino referindo alguns pontos negativos neste campeonato. Vi comportamentos em pista muito abusados. Uma travagem tarde que acaba em toque(aconteceu-me uma vez e fui contra o Tiago Morais a quem peço desculpas), um toque num muro que acaba em acidente com mais malta, estas situações vimos em corridas na realidade e em sim-racing, todos nós erramos e por vezes acontece. O que eu não consigo perceber é aquelas situações em que mesmo estando atrás de um piloto a malta mete o carro num espaço minimo querendo passar à "força", reentradas em pista sem cuidado nenhum,ou quando estão 2 carros lado a lado e um piloto não quer perder tempo e faz a melhor trajetória possível ignorando que está um carro ao seu lado. São situações como estas que exemplifiquei que acaba por resultar em acidentes que eram de evitar claramente.É claro que isto não se aplica a todos os pilotos... durante o campeonato assisti a grandes lutas com os pilotos a se respeitarem em pista o que é sempre bom de assistir!
Retiro-me com um vídeo com algumas "brocas" que aconteceram, com muita chapa homolagada e que é sempre bom recordar após estas semanas a puxar bravo nos nossos cockpits  :biggrin: :bye:
! No longer available

Offline Tiago Morais

• Novato
  • *
  • Liked: 1
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #22 on: September 06, 2018, 17: 02 »
Antes de tudo, venho felicitar a Playteam pela grande prestação neste campeonato, com os pilotos Manuel Alves e Paulo Sousa a serem os justos vencedores. Mostraram uma rapidez e consistência incrivel bem como um comportamento decente em pista, apesar de ter sido raro ver os carros azuis perto de mim  :biggrin: :biggrin:

Este foi o meu primeiro campeonato no Rfactor 2 e há que dar os parabéns a toda a organização do campeonato. Salvo erro foi o primeiro também para o Staff da PTSims e ao longo das provas fomos vendo uma evolução dos organizadores com a ordem invertida e as penalizações a serem feitas "automaticas" nas últimas corridas. Destaque também para o excelente trabalho feito nestas pistas( Vitor Costa), um campeonato com as provas todas a serem realizadas em território  Nacional é de louvar. Metade delas nao conhecia e adorei!
Quanto à minha participação, acabei em 6º lugar o que acabou por ser uma grande surpresa. Entro sempre nestas corridas em circuitos com o objetivo de me divertir e andar o melhor possível, mas quando chego ao final e vejo um lugar no TOP10 é sempre animador. Tento sero mais cuidadoso possível quando ando com carros muito próximos e este campeonato nao foi exceção. Só no final das corridas é que perdia um pouco o ânimo pois, muitas das vezes chegava a meio das corridas já sem pneus. Mesmo iniciando as corridas com um ritmo calmo e a perder imenso tempo a ver se os pneus aguentavam, eles queimavam-se de volta para  volta. Pensei que fosse problema deste mod, mas pelos vistos o problema era mesmo meu pois havia malta no TS que confirmava que tinha pneus até final.
Falando agora sobre o Rfactor 2, é verdade que é um bom simulador. Comparando com o Assetto Corsa tem algumas vantagens: Pit Limiter, chuva , noite, coisas fundamentais para uma maior imersão dos pilotos nas corridas, e claro, o desgaste dos pneus, nota-se uma maior dificuldade/ realismo neste aspeto. Quanto às fisicas, considero os dois jogos praticamente iguais..tanto um como outro simulador dão imenso prazer em conduzir! O que falta ao Rfactor é quantidade e qualidade de conteudo que encontramos no AC.
Termino referindo alguns pontos negativos neste campeonato. Vi comportamentos em pista muito abusados. Uma travagem tarde que acaba em toque(aconteceu-me uma vez e fui contra o Tiago Morais a quem peço desculpas), um toque num muro que acaba em acidente com mais malta, estas situações vimos em corridas na realidade e em sim-racing, todos nós erramos e por vezes acontece. O que eu não consigo perceber é aquelas situações em que mesmo estando atrás de um piloto a malta mete o carro num espaço minimo querendo passar à "força", reentradas em pista sem cuidado nenhum,ou quando estão 2 carros lado a lado e um piloto não quer perder tempo e faz a melhor trajetória possível ignorando que está um carro ao seu lado. São situações como estas que exemplifiquei que acaba por resultar em acidentes que eram de evitar claramente.É claro que isto não se aplica a todos os pilotos... durante o campeonato assisti a grandes lutas com os pilotos a se respeitarem em pista o que é sempre bom de assistir!
Retiro-me com um vídeo com algumas "brocas" que aconteceram, com muita chapa homolagada e que é sempre bom recordar após estas semanas a puxar bravo nos nossos cockpits  :biggrin: :bye:
! No longer available

Só para dizer que o nosso "caso" ficou resolvido no dia ;) grande trabalho com o video parabéns ;)

Offline Mário Serafim

• Membro
  • **
  • Liked: 57
    • View Profile
  • Simulation Hardware: GPU: GeForce GTX 1080 CPU: Intel(R) Core(TM) i5-4690K CPU @ 3.50GHz Memory: 16 GB RAM WHEEL: Logitech G29 MONITOR: 3x 22"
« Reply #23 on: September 06, 2018, 17: 12 »

! No longer available

Belo vídeo :D
Obrigadão !

"Escacar pedra até vencer" - Nigel Mansell

Offline Filipe Gordinho

• Membro
  • **
  • Liked: 3
    • View Profile
« Reply #24 on: September 06, 2018, 17: 14 »

! No longer available

Parabéns, este vídeo está lindo :biggrin: :biggrin:

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 577
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #25 on: September 06, 2018, 17: 17 »
Olha eu alí!!! E alí!!! E alí também!! Txiii, aquele fui eu?!?!?! :biggrin: :biggrin: :biggrin: :biggrin:

Ponto importante, e que me esqueci, o que é imperdoável: os meus parabéns ao Manuel Alves pelo campeonato, e ao grande Paulo Sousa, meu bom adversário de outras lutas e que se apresentou imparável neste campeonato e apenas batido pelo companheiro de equipa! Foi motivador ver a rapidez que demonstraste em pista, meu caro!!

Vai com atraso, mas com sinceridade!  :blush: :blush:

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #26 on: September 06, 2018, 17: 38 »
Olha eu alí!!! E alí!!! E alí também!! Txiii, aquele fui eu?!?!?! :biggrin: :biggrin: :biggrin: :biggrin:

Ponto importante, e que me esqueci, o que é imperdoável: os meus parabéns ao Manuel Alves pelo campeonato, e ao grande Paulo Sousa, meu bom adversário de outras lutas e que se apresentou imparável neste campeonato e apenas batido pelo companheiro de equipa! Foi motivador ver a rapidez que demonstraste em pista, meu caro!!

Vai com atraso, mas com sinceridade!  :blush: :blush:

Obrigado Tiago e restantes pilotos.

Obrigado Nuno, é um privilégio disputar as corridas convosco. Parabéns a vocês também , pois mostraram uma evolução na segunda metade do campeonato, e estiveram lá na frente, foi pena os azares que tiveram, pois poderiam perfeitamente chegar ás vitórias.

abraço
« Last Edit: September 06, 2018, 19: 32 by Paulo Sousa »

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 278
    • View Profile
« Reply #27 on: September 06, 2018, 18: 51 »
Se me permitem, aproveito para deixar aqui os parabéns ao Manuel Alves e ao Paulo Sousa pelo "pleno" que conseguiram para a Playteam.  :friends: Sei que o fazem por gosto e por opção, mas ainda assim obrigado pela dedicação e tempo "investido". :ok:

Foi um troféu de Verão, mas que teve um bom grupo de pilotos, com grelhas bem compostas, e isso é de salientar. E é também uma recompensa para quem trabalhou aqui na PTSims para que este campeonato se realizasse.

Parabéns também às restantes equipas que concluíram no pódio - PM4 e Codoil, bem como a todas que conseguiram manter a assiduidade.   :ok:

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1111
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #28 on: September 06, 2018, 19: 57 »
Prova final, cheguei sem treino, mas ao menos aprendi a arrancar. O mais engraçado é que tinha o Tiago na equipa que sabia e ele nada disse.  :rtfm:

A qualificação foi mázinha, o arranque para a corrida 1 também - não me lembro de alguma vez ter sido dado 2 bandeiras vermelhas em corridas seguidas... Acidentes em plena reta da mete não se percebem. Mas vá, depois lá passou tudo. Corrida espetacular em luta com muita gente dentro do top 10. No final acabei por ser ultrapassado pelo Mário Marinho que devia ter 120% mais pneu que eu (quer dizer, isto não faz sentido porque eu tinha 0...). De qualquer maneira, deu para 6º. A segunda corrida não teve muita história... com o arranque canhão passei logo para primeiro e ainda borrei a cueca quando o Preda começou a ganhar mais de meio segundo por volta, mas rapidamente notei que ele ficou sem pneus. Terminar o campeonato com uma vitória é sempre bom  :biggrin:

Quanto ao campeonato... Houve de tudo, muitos acidentes, corridas espetaculares, penalizações, erros da nossa parte, tudo mesmo. Como primeira aventura para o rFactor 2, sinto que cumprimos, mas que está longe de ter sido com uma excelente nota. Muito tempo para meter o servidor a funcionar, muito tempo para meter a grelha invertida e as penalizações (ontem até dei 3 penalizações ao Gurtner e ao Luís... pedi logo desculpa, mas foi um erro muito grosseiro) e não chegamos a meter o plugin a funcionar (inicialmente estava a funcionar, mas noutro sítio qualquer, ontem estava ligado, mas não estava a funcionar), por isso neste campo pedimos desculpa. As pistas estavam todas muito boas. Adorei voltar a correr em algumas destas pistas e aqui é de tirar o chapéu ao Vítor que ainda as meteu em DX11.

A nivel pessoal, sinto pena de a classificação do campeonato ter sido muito afetada por incidentes... não querendo tirar mérito nenhum à Playteam que foram os que menos se envolveram (e é assim que se ganham campeonatos), mas se tivessem havido menos incidentes talvez tivéssemos sido uns 6 ou 7 a tentar disputar o título na última prova!

Bem, quartas-feiras agora é para o GTS, mas o rFactor 2 continua no Endurance Series  :biggrin:

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 305
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
« Reply #29 on: September 06, 2018, 19: 59 »
O ultimo coiso da coisa...

Antes de mais, parabéns ao Manuel Alves pelo título, também ao Paulo Sousa e ao José Almeida pelo pódio. A nível de equipas a Playteam não deu hipótese desta vez, um domínio total e a pontuação mostra bem isso, o caneco é totalmente merecido.

Ora então ultima prova em Braga. Também já lá andei, mas nos karts. Confesso que fiquei impressionado com a semelhança nessa parte, a pista dos karts no jogo é quase igual à real. Mesmo não passando de um pormenor estético (imagino eu que não dê para correr ali), criou uma sensação de familiaridade que raramente se tem nas outras pistas. Neste campeonato já é a 2ª vez, dado que sou do Porto, nesse aspecto achei o campeonato espectacular.
Mesmo sendo staff, a minha participação no trabalho de pistas foi zero e mais uma vez deixo o agradecimento ao Vítor e ao Vasco pelo trabalho que fizeram.

Voltando à prova, a parte do circuito propriamente dito conhecia muito mal, apenas dei algumas voltas de brincadeira nos tempos do RF1. Treino foi os minutos antes da qualy, por isso 19º não espantou.

Comecei a 1ª corrida bastante cauteloso e sem abusar muito nos pneus e com o passar das voltas e erros alheios lá fui subindo uns lugares. À medida que as voltas iam passando fui conseguindo melhorar o ritmo e na parte final foi aproveitar o pessoal todo sem pneus para conseguir chegar a 10º.

Com a grelha invertida lá fui eu para primeiro. Fiz o meu melhor arranque no troféu mas o Almeida pelos vistos também, hás de me dizer onde escondeste o foguete no carro!!! Assim foi a minha liderança da prova... durante 4 segundos...
Consegui chegar à primeira chicane no 2º lugar e manter-me por lá 3 voltas, até que chegou o Preda. A diferença de andamento era tal que em menos de meia volta me passou. Pouco depois já tinha mais 3 carros a pressionar e acabei por descer para 7º em 3 voltas. Felizmente consegui "estancar a hemorragia" aí e tentei recompor-me para tentar recuperar, mas o esforço de manter o andamento inicial já me tinha custado desgaste a mais nos pneus. Ainda assim consegui um bom ritmo a gerir e já perto do fim consigo recuperar um lugar ao André Vitória que ia já sem pneus. Acabei em cima do 3º, 4º e 5º que já iam todos sem pneus também, mas o relógio já não deu mais oportunidade para tentar algo mais.

Relativamente ao campeonato, a minha opinião é de que correu bem a nível de organização. Houve alguns percalços, algumas situações inesperadas, coisas que considero habituais quando se está a pegar num simulador novo, especialmente este complicado RF2. Apesar de tudo, com alguma sorte à mistura, todos os principais problemas foram sendo resolvidos atempadamente. Aqui tenho que deixar também um agradecimento ao Luís Carreiro que foi para nós (especialmente para o José e o Vasco que lidam com os servidores) uma autêntica enciclopédia online de RF2. Sem a ajuda dele, teria sido tudo bem mais difícil.

Foi um troféu que já nos deu experiencia e para que no futuro os campeonatos em RF2 possam ser cada vez melhores na PTSims, contamos convosco para que isso seja possível.