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  • Troféu Clio Portugal - Prova 4: August 29, 2018

Author Topic: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril  (Read 1670 times)

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Online Nuno Vitoria

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #15 on: August 30, 2018, 11: 30 »
Paulinho, andas mal habituado, pá!! Andas habituado à convivência com a alta burguesia! A comer caviar, a cumprimentarem-se com vénias, beber champanhe de flute com boquinha de pato e mindinho esticado! Mas eles ontem decidiram "chutar-te" para o meio da populaça! Agora, percebes o que o povo decente sofre a cada semana que passa, não percebes?! Aqui, nas ruas dos bairros típicos, quem é bonzinho morre, ou então faz uma CAIçada em grupo nos dias a seguir. :hunter: :hunter: :hunter:

Depois de uma jornada muito complicada no Algarve, ontem corremos em mais uma zona fina do país: o Estoril! Vesti o meu melhor fato de treino (um da SADIDA, vermelho, com 4 riscas nos braços) e lá fui eu para o meio da pista.

Qualy: Cheguei ao 1:51 e caí no meio de uma malta que andava a discutir cada milésimo por posição. Deu para 12º, acho que a melhor qualificação que tive neste Troféu.

Race 1: Arranco mais ou menos bem e segui o pessoal naquela filinha pirilau que se formou. Para minha surpresa, ninguém se matou na curva 1... e na curva 2 ninguém foi comer relva... e na curva 3 ning... AHHHHHHH!!! Aqui SIM!!!! FINALMENTE!!!! Estava a ver que ninguém matava ninguém!!! Calhou ao Zé Almeida a sorte grande de uma lavagem nova máquina de lavar roupa industrial da PTSims! Andou para lá às cambalhotas, saiu meio amarrotado, mas limpinho!!! Quanto a mim, perdi duas posições ao desviar-me deles, mas como ganhei as duas deles, fiquei em modo Frize (ou seja, na mesma). A partir daí, corrida a gerir pneus para atacar no momento certo, que me levou do 12º em que estava ao fim da primeira volta ao 7º lugar final. Eu queria o 10º, mas a malta à minha frente não andava e o Honorato estava a aproximar-se ameaçadoramente, logo antes 7º que 11º!!!!

Race 2: Arranco mal, pois estava com medo de ter falsa partida. O sacana do carro estava sempre a descair, logo andava para alí a fazer maningancias com o acelerador e travão. Estava a controlar o Paulo Honorato quando em plena recta um gajo qualquer me oferece uma senha de lavagem igual à do Zé Almeida! Andei às cambalhotas alí, mas saí de lá bem enjoado. Por sorte, acharam que aquilo tinha de começar tudo outra vez, pois metade da malta estava a chamar o Gregório!
Começou novamente, mas há coisas que não mudam. Arranquei outra vez ao estilo "Miss Daisy pega no carro 30 anos depois" e sou engolido pelo pelotão. Estava tão preocupado em não queimar pneus e em gerir a borracha que fui deixando a malta passar. Quando pensei "AH CARAÇAS, AGORA SIM VOU COMÊ-LOS DE CEBOLADA!!!!" já tinham comido as cebolas todas, ou seja, estava demasiado longe para ir caçar o grande grupo que tinha à minha frente e que poderia me dar outro Top 10 bem consistente. Fiquei com o 12º, que acabou por saber a MNHÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!

Nota: nos últimos 10 minutos verifiquei alguma inconsistência na ligação ao server, que até baralhava o meu Crew Chief. Havia carros constantemente a saltar para a minha frente, quando na realidade deviam de estar radicalmente mais longe. Pensei que o problema fosse meu mas já verifiquei que não se passou só comigo, pois a transmissão do Carlos Santos estava a sofrer do mesmo problema. Só queria por isso deixar aqui o alerta, pois pode voltar a acontecer.

Fico também contente por verificar que, mesmo com algumas situações ainda meio inexplicáveis, o comportamento geral dos pilotos nesta prova melhorou um pouco face ao anterior Carnaval! Pode ser que em Braga cheguemos a uma Páscoa Feliz para todos.


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Offline Mário Peixoto

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #16 on: August 30, 2018, 11: 41 »
Voltei a ficar com o FFB todo lixado na passagem para a corrida 2. :( Não percebo este bug. Recarreguei os setups e as definições do volante, fiz FFB reset, nada.

Que volante é que usas?

Fanatec GT3 RS v2 juntamente com os ClubSport v2. Mais ninguém na sala da Codoil tem o mesmo problema, só eu. Acontece em todas as corridas 2. :( O FFB fica uma porcaria, nem sei explicar bem, parece que estou sempre a calcar pedras. Abana e treme em curva de tal forma que tenho de reduzir a sensibilidade no próprio volante para 60%, de modo a conseguir correr e perceber o que o carro está a fazer. É mesmo chato. Muda de forma radical (para pior).

Offline Paulo Sousa

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #17 on: August 30, 2018, 15: 56 »
Paulinho, andas mal habituado, pá!! Andas habituado à convivência com a alta burguesia! A comer caviar, a cumprimentarem-se com vénias, beber champanhe de flute com boquinha de pato e mindinho esticado! Mas eles ontem decidiram "chutar-te" para o meio da populaça! Agora, percebes o que o povo decente sofre a cada semana que passa, não percebes?! Aqui, nas ruas dos bairros típicos, quem é bonzinho morre, ou então faz uma CAIçada em grupo nos dias a seguir. :hunter: :hunter: :hunter:

Tens razão...mas olha que é só neste campeonato, de resto ando sempre lá no meio do pelotão...a desviar-me !!!! ou é da idade ou é por ser Pai, um gajo fica mais responsável a conduzir....  :rofl:

( não quer dizer que por vezes não aconteça uma distracção ), mas não consigo tentar ultrapassar o adversário, sem que tenha a consciência que não o irei prejudicar, se todos tivessem esta atitude 80% dos acidentes não aconteciam.... pequeno toque na traseira, encosto lateral no ângulo morto, defender a trajectória, tudo isso é tolerável....agora" aí vai disto" " saiam da frente car@lho" vou fod$-lo nesta curva, com uma ultrapassagem á Fittipaldi, para mim não tem qualquer desculpa....obviamente que tem, porque não passa de um jogo, mas não estamos a prestar um bom nome na comunidade, nem perante os outros pilotos.... :blush:

Offline Paulo Honorato

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #18 on: August 30, 2018, 16: 44 »
Depois de duas faltas, voltei no Estoril.

Qualify, sem grande ritmo, devido a não ter treinado, deu para ficar a meio do pessoal, ou seja, em 15º

Race1: Ainda estive no meio da confusão da T3, mas consegui passar só com arranhões de frente, direita e traseira, só!!! Algumas ultrapassagens, aproveitar alguns erros e acidentes e deu para chegar em 8º, melhor do que estava a pensar, e parece que no fim os meus pneus ganharam vida e estava melhor que pilotos que iam a minha frente, mas já foi tarde para tentar ultrapassar o Nuno Vitória.

Race2: Tal como aconteceu na primeira, parti mal, e com cuidado, algumas boas lutas, umas posições ganhas outras perdidas e deu para ficar outra vez em 8º

Gostei de várias lutas que tive em pista, ainda fiz algumas curvas lado a lado com alguns pilotos sem problema nenhum, só tive um momento de maior susto na recta da meta (alguém ter que medir os Clios  :whistle3: ) que não deu num grande acidente por causa de (ainda não sei bem, mas quando souber digo  :biggrin: ).

Agora resta acabar em Braga.

Realmente para o fim da corrida as coisas estavam um pouco estranhas no servidor (pareceu-me que o servidor estava a fazer alguma coisa que estava a comer recursos, mas....)

Offline José Almeida

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #19 on: August 30, 2018, 17: 51 »
Primeiro, eu não notei lag, mas pode ter a ver com o ping instável do Sandro Pinho durante a corrida. Eu tinha-me cruzado com ele, mas não parecia nada de muito mal na 1ª corrida. Depois só me avisaram a 3 minutos do fim - um diz: "O Sandro estava com lag", depois vem outro "Epá, realmente estava assim no final da 1ª corrida" e ainda "Sim, eu confirmo o que eles disseram"... tenho de pedir à malta para falar mais - Agora já percebem porque a Codoil é grande e tem pilotos de todos os níveis? É para cobrir a pista toda  :rofl: ) Quanto à transmissão, ele deixou aquilo em replay, não era o que se passava na realidade  :biggrin:


A minha prova:

R1 - Depois dos struggles da volta de formação em dar as penalizações porque os pilotos não estavam ou estavam com nomes diferentes do que eu esperava e tinha gravado (Marinho? Mas quem se chama Marinho?  :biggrin:) Qualifiquei em 4º e sabia que não conseguia lutar por grande coisa por causa do DT, mas um lugar no top 10 era o objetivo. Mau arranque (vou treinar arranques até a Braga porra) e novamente virado ao contrário em 2 ou 3 curvas e lá estou eu em último. Ao menos desta vez não foi mais ninguém, mas tinha logo de ser eu  :suicide2: . DT cumprido e lá fui à carga... deu para 18º e fiz uma corrida muito razoável com o dano que tinha.

R2 - Após a bandeira vermelha que afetou metade da grelha, lá fomos nós outra vez e desta vez tive uma corrida agradável e consegui recuperar muitos lugares até ao 7º.

Parabéns aos vencedores das provas e ao Preda pelo duplo pódio apesar de ter a penalização.

O meu campeonato não acabou, mas tenho muitos pontos para recuperar aos Playteam. Vamos ver se não vou para último em Braga logo ao início.

Offline Carlos Miranda

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #20 on: August 30, 2018, 18: 51 »
Report.

Antes de mais vão os  parabéns aos vencedores de ambas as corridas.

Para esta prova não deu para treinar quase nada e quase 4h de trabalho de CAI não ajudaram…
Com tao pouco treino já sabia que ia ser difícil uma boa qualificação. Nos treinos ainda cheguei ao segundo 51 mas na qualificação apenas deu para ser o melhor dos que estavam no segundo 52, bem no meio da tabela.


Tal como alguns pilotos já indicaram, também me vi às aranhas com o arranque. Se punha em ponto morto ele descaia, se punha em primeira era para arrancar estilo à velho no semáforo… Quando estava com ponto morto e com a rotação do motor alta, quase não ouvia a buzina da partida. Tenho que treinar bastante mais as partidas.

Lá arranco devagar na 1ª corrida e perco alguns lugares, preocupação era sobreviver e felizmente consegui. No inicio da 3ª volta o Paulo Honorato ultrapassou-me na T1 e apercebi-me que já era tempo de começar a tentar esticar um pouco mais o andamento. Procurei recuperar o lugar durante varias voltas, mas sem sucesso. Por uma ou outra vez ainda consegui quase ficar na frente por uns momentos, mas o Paulo acabou sempre por defender muito bem e manteve o lugar com justiça. Foi o melhor momento até agora nos clios, de longe. Numa das saídas da chicane ainda lhe dei um pequeno toque na traseira, não contava sair tao rápido, o sinal de luzes foi a pedir desculpa Paulo ;)

Um pouco depois da metade da corrida cometo erro na esquerda antes da parabólica e acabei por cair para 20º. Senti que tinha ritmo e tempo para recuperar mas ultrapassar não estava fácil. Ainda levei um susto quando um carro se atravessou à minha frente na entrada da chicane e não o consegui evitar. Podia ter tido consequências bem maiores aquela situação, mas consegui escapar apenas com danos ligeiros. Tentei até ao fim recuperar mas já não deu e fiquei no 20º lugar.


Na 2º corrida novo arranque lento e mais uns lugares perdidos. Desta vez estava um pouco mais preocupado pois já tinha visto que não estava fácil ultrapassar. Se na primeira corrida a luta foi espetacular, na 2ª já não posso dizer o mesmo. Parece que se vai decidir vida ou morte em cada ultrapassagem… Um gajo tenta uma vez, outra, só que a cada tentativa vejo defesa mais agressiva. A corrida acabou quando entrei lado a lado com outro carro na parabólica, eu já ia com a roda direita no corretor mas o carro que ia à minha esquerda continuou sempre a tentar ir mais para o interior da curva, mesmo comigo lá… Não sei em que medida ter um DNF é melhor que perder um lugar, mas pelos vistos é uma filosofia de corrida que alguns adotam e neste caso também me ajudaram a não acabar. Eu podia ter continuado mesmo com os danos e dava para chegar ao fim, mas a vontade foi-se com aquela situação. Como desisti, não vou protestar.

A próxima corrida é em Braga mas eu não sou de lá, por isso não contem que deixe a porta aberta.

Offline Tiago fm Monteiro

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #21 on: August 30, 2018, 19: 45 »
Boa tarde malta!

Quali: Seria sempre uma sessão difícil, muito pessoal a rodar no mesmo segundo e um pequeno erro poderia ditar o salto para meio da tabela... Consegui fazer logo um bom tempo que me dava o top 5 e já pude arriscar mais nas duas saídas seguintes. Conseguia baixar para 1:50 baixo talvez, estava a ver pelo Deltabest que iria para a pole, mas perdi um pouco na entrada da reta interior e consegui ainda um P3 com 1:50 alto. Bom resultado para atacar os primeiros lugares, na realidade o que queria ao máximo era fugir da "confusão" do meio da tabela que tantos "dissabores" me tem trazido... Mas estávamos com um bom setup que nos permitia fazer tempos rápidos e poupar pneu, por isso previam-se bons resultados na PM4 Racing.

R1: Arranco em P3 e perco uma posição para P4. Nas primeiras voltas o P2 e P3 foram fazer o DT e passei para segundo. A partir daí comecei a rodar ao ritmo ideal para acabar com pneu suficiente e comecei a sentir que conseguia ir buscar o Gordinho (que já estava a +- 5s de mim) e que o Paulo Sousa não iria tentar atacar o meu P2. Comecei a apertar com o Clio e quando digo que vou tentar atacar o Gordinho, eis que ele trava fora de pista e atravessa o carro na entrada para a T3. Passo por dentro e continuei a impor o meu ritmo para tentar alcançar a vitória praticamente garantida. Tinha pneu e vi que o Preda estava a 1.5 de mim e dificilmente se conseguiria chegar, mais ainda quando vi de seguida e o vi a 4.5s... Grande recuperação com um DT!
Primeira vitória na PTSims, primeira vitória na enorme PM4 Racing!!!  :yahoo:

R2: Arranco de P10 e comecei a ganhar lugares de pessoal que se ia tocando, chegando a P3. Também foi muito mais fácil pois tinha o Mário Serafim e o Nuno Vitória na minha frente e que não iriam dificultar a passagem. Ainda assim dei um toque no Nuno, ele não me tinha ouvido a dizer que o ia passar e ainda lhe acertei!! Já tinha gasto pneu a mais do que devia, mas também já tinha ganho várias posições! Não se pode ter tudo..... Aí comecei a poupar pneu e tentar novo pódio, chegava a levantar pé da entrada para a reta da meta e com o Hugo Marques a pressionar, deixei-o passar para não abusar mais ainda dos pneus e tentar ter ainda algum para atacar mais no final. O Preda e o Gordinho também já estavam logo ali, ainda tentei nas últimas 3 voltas mas não consegui... Acabei na última volta com o LF a 0 e já com o Mário a encostar-se a mim... Ainda assim, uma boa corrida!

Contas feitas consegui subir para P4 no campeonato e a respirar no ombro do José Almeida para tentar ir ao pódio!! P1 e P2 praticamente entregues à Playteam!

Para o Mário, o meu agradecimento pela ajuda na luta entre equipas a aguentar o P2, atrás da praticamente inalcansável PlayTeam e colados com a Codoil em P3. Uma excelente prova para quem só treinou 3 ou 4 horas para substituir o lesionado Adalberto. Só demonstra os belos pilotos que esta equipa tem, e acima de tudo, o grande companheirismo aqui presente! Sempre a dar no duro!!!  :training1: Grande prova também por parte do Nuno, rodou ali forte no meio do pelotão!! Quanto ao André, pena as penalizações, pois também estava a rodar muito rápido! Adalberto, mexe esse cú e vê lá se melhoras!! :friends:

Parabéns também ao Gordinho e ao Preda, duas grandes corridas! Só estava a ver quando na R2 iam começar às "cabeçadas" e nos estendiam o tapete...  :bye:

Quanto ao lag não notei nada. Possivelmente era mesmo em zonas onde existia pessoal com algum lag... Como não vejo o nome de ninguém também não tenho noção dos pings de cada um... E o pessoal também se põe a "inventar" nas configurações e depois fod*** isto tudo... Nas configurações de rede convém ter 256kb de upload e download. José, corrige-me se estiver errado, mas no VEC não são estes valores que eles mandam usar? Acho que já li isso em qualquer lado... E depois, basta terem alguém na rede a fazer um pload, a abrir FB que nem malucos, a usar torrents, etc etc... Tentem limitar isso... Eu uso inclusive um router com QoS para poder gerir todos os equipamentos da minha rede, e nas horas de corridas, tenho tudo limitado em upload e download... É assim, sou lixado!!! Quero tudo para mim!!!!!  :crazy:  E depois tudo influencia: um update do windows num portátil que se liga cá a casa, um Android de alguém que chega e se põe a sacar atualizações... tudo...

Já agora deixo aqui uma coisa que pode ajudar, adwcleaner: https://pt.malwarebytes.com/adwcleaner/

Costumo usar isto durante o dia de cada corrida. Não é preciso instalar nem nada, é só abrir e limpar adware e malware que possa estar no PC... Se alguém precisar de algum tipo de ajuda com problemas no PC esteja à vontade para vir falar comigo...

« Last Edit: August 30, 2018, 19: 49 by Tiago fm Monteiro »
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"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Tiago fm Monteiro

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #22 on: August 30, 2018, 19: 55 »
Voltei a ficar com o FFB todo lixado na passagem para a corrida 2. :( Não percebo este bug. Recarreguei os setups e as definições do volante, fiz FFB reset, nada.

Que volante é que usas?

Fanatec GT3 RS v2 juntamente com os ClubSport v2. Mais ninguém na sala da Codoil tem o mesmo problema, só eu. Acontece em todas as corridas 2. :( O FFB fica uma porcaria, nem sei explicar bem, parece que estou sempre a calcar pedras. Abana e treme em curva de tal forma que tenho de reduzir a sensibilidade no próprio volante para 60%, de modo a conseguir correr e perceber o que o carro está a fazer. É mesmo chato. Muda de forma radical (para pior).

Mário, estou a usar a versão 310 e não tenho tido stress nenhum... Olha aí o link: https://www.fanatec.com/download/Fanatec_64_driver_310.msi

E o firmware que estou a usar é este: https://www.fanatec.com/download/PW%20GT3V2%20756%20Win10.zip

Se quiseres que depois te mande o meu ficheiro de configuração também te posso enviar. Às vezes na R2 realmente noto um bocadinho mais forte, mas quase não se percebe... Aliás, às vezes acho que nem noto nada, e a diferença secalhar é tão pouca que acabo por nem notar...
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Offline José Almeida

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #23 on: August 30, 2018, 19: 57 »
Boa tarde malta!

Quali: Seria sempre uma sessão difícil, muito pessoal a rodar no mesmo segundo e um pequeno erro poderia ditar o salto para meio da tabela... Consegui fazer logo um bom tempo que me dava o top 5 e já pude arriscar mais nas duas saídas seguintes. Conseguia baixar para 1:50 baixo talvez, estava a ver pelo Deltabest que iria para a pole, mas perdi um pouco na entrada da reta interior e consegui ainda um P3 com 1:50 alto. Bom resultado para atacar os primeiros lugares, na realidade o que queria ao máximo era fugir da "confusão" do meio da tabela que tantos "dissabores" me tem trazido... Mas estávamos com um bom setup que nos permitia fazer tempos rápidos e poupar pneu, por isso previam-se bons resultados na PM4 Racing.

R1: Arranco em P3 e perco uma posição para P4. Nas primeiras voltas o P2 e P3 foram fazer o DT e passei para segundo. A partir daí comecei a rodar ao ritmo ideal para acabar com pneu suficiente e comecei a sentir que conseguia ir buscar o Gordinho (que já estava a +- 5s de mim) e que o Paulo Sousa não iria tentar atacar o meu P2. Comecei a apertar com o Clio e quando digo que vou tentar atacar o Gordinho, eis que ele trava fora de pista e atravessa o carro na entrada para a T3. Passo por dentro e continuei a impor o meu ritmo para tentar alcançar a vitória praticamente garantida. Tinha pneu e vi que o Preda estava a 1.5 de mim e dificilmente se conseguiria chegar, mais ainda quando vi de seguida e o vi a 4.5s... Grande recuperação com um DT!
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R2: Arranco de P10 e comecei a ganhar lugares de pessoal que se ia tocando, chegando a P3. Também foi muito mais fácil pois tinha o Mário Serafim e o Nuno Vitória na minha frente e que não iriam dificultar a passagem. Ainda assim dei um toque no Nuno, ele não me tinha ouvido a dizer que o ia passar e ainda lhe acertei!! Já tinha gasto pneu a mais do que devia, mas também já tinha ganho várias posições! Não se pode ter tudo..... Aí comecei a poupar pneu e tentar novo pódio, chegava a levantar pé da entrada para a reta da meta e com o Hugo Marques a pressionar, deixei-o passar para não abusar mais ainda dos pneus e tentar ter ainda algum para atacar mais no final. O Preda e o Gordinho também já estavam logo ali, ainda tentei nas últimas 3 voltas mas não consegui... Acabei na última volta com o LF a 0 e já com o Mário a encostar-se a mim... Ainda assim, uma boa corrida!

Contas feitas consegui subir para P4 no campeonato e a respirar no ombro do José Almeida para tentar ir ao pódio!! P1 e P2 praticamente entregues à Playteam!

Para o Mário, o meu agradecimento pela ajuda na luta entre equipas a aguentar o P2, atrás da praticamente inalcansável PlayTeam e colados com a Codoil em P3. Uma excelente prova para quem só treinou 3 ou 4 horas para substituir o lesionado Adalberto. Só demonstra os belos pilotos que esta equipa tem, e acima de tudo, o grande companheirismo aqui presente! Sempre a dar no duro!!!  :training1: Grande prova também por parte do Nuno, rodou ali forte no meio do pelotão!! Quanto ao André, pena as penalizações, pois também estava a rodar muito rápido! Adalberto, mexe esse cú e vê lá se melhoras!! :friends:

Parabéns também ao Gordinho e ao Preda, duas grandes corridas! Só estava a ver quando na R2 iam começar às "cabeçadas" e nos estendiam o tapete...  :bye:

Quanto ao lag não notei nada. Possivelmente era mesmo em zonas onde existia pessoal com algum lag... Como não vejo o nome de ninguém também não tenho noção dos pings de cada um... E o pessoal também se põe a "inventar" nas configurações e depois fod*** isto tudo... Nas configurações de rede convém ter 256kb de upload e download. José, corrige-me se estiver errado, mas no VEC não são estes valores que eles mandam usar? Acho que já li isso em qualquer lado... E depois, basta terem alguém na rede a fazer um pload, a abrir FB que nem malucos, a usar torrents, etc etc... Tentem limitar isso... Eu uso inclusive um router com QoS para poder gerir todos os equipamentos da minha rede, e nas horas de corridas, tenho tudo limitado em upload e download... É assim, sou lixado!!! Quero tudo para mim!!!!!  :crazy:  E depois tudo influencia: um update do windows num portátil que se liga cá a casa, um Android de alguém que chega e se põe a sacar atualizações... tudo...

Já agora deixo aqui uma coisa que pode ajudar, adwcleaner: https://pt.malwarebytes.com/adwcleaner/

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Aí aconselham a não meter mais de 20 mb/s de upstream ou downstream, caso queiram. Não sei se é conselho "oficial", mas é o que me foi dito  :biggrin:

Offline Carlos Santos

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #24 on: August 30, 2018, 20: 30 »
No VEC, a conselho da S397, recomendam usar a velocidade real do teu upload/download mas até a um máximo de 20 megas. Eu tenho 200/100 no rfactor meto 20/20. quem tem 100/10 por exemplo deve meter 20/10 no rf2 and so on.
https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Tiago fm Monteiro

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #25 on: August 30, 2018, 22: 33 »
No VEC, a conselho da S397, recomendam usar a velocidade real do teu upload/download mas até a um máximo de 20 megas. Eu tenho 200/100 no rfactor meto 20/20. quem tem 100/10 por exemplo deve meter 20/10 no rf2 and so on.


Desculpa, tens toda a razão. Corrijo já o que disse!!!. 256kbps é o que vem por defeito e o que NAO convém ter... Aqui está o que li sobre isso:

Network settings guidelines
We strongly recommend you to change the network settings according to following guidelines, in order to ensure maximum stability, also in the view of driver swaps and servers with high traffic:
Racing on WLAN or mobile phone connection is prohibited in most leagues due to possible lagspikes andor packet loss
For determination of your internet speed, use a speedtest tool, as ie. www.speedtest.net - all results and following values are in Bits, not Bytes! 1 Byte = 8 Bits.
You can ignore the setting "CONNECTION TYPE"
You should NOT go below 512 Kbps on the "UPSTREAM" or 1 Mbps on the "DOWNSTREAM" - if you don't reach that speed, please do not race in multiplayer. Some racing communities are actually demanding a speedtest from you to see if you have a good enough connection.
If you exceed 20 Mbps on either down- or upstream, we recommend to set the value simply to 20 Mbps, as more is just not needed in rFactor 2.
3 examples:
Driver X reaches 800 Kbps down- and 200 Kbps upload speed in the speedtest - he is below the recommended minimum and should not race in multiplayer. He can still try though but most likely he will lose connection or the driver swap simply fails.
Driver Y reaches 15 Mbps down- and 1.5 Mbps upload speed in the speedtest - he thereby sets the "DOWNSTREAM" to 15.0 Mbps and the "UPSTREAM" to 1.50 Mbps in rFactor 2.
Driver Z reaches 300 Mbps down- and 30 Mbps upload speed in the speedtest - he thereby sets the "DOWNSTREAM" to 20.0 Mbps and the "UPSTREAM" to 20.0 Mbps in rFactor 2.

Obrigado pela correcção, que barbaridade!! :suicide2:
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Offline Carlos Santos

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #26 on: August 31, 2018, 01: 44 »
Para grelhas muito grandes 256K pode ser curto (para não dizer que é mesmo). Pode ser um dos factores para haver quedas do servidor aquando das passagens de sessão por exemplo, nunca é demais lembrar à malta para confirmar isso, e fazer double e triple check, os pilotos da PTSims.net Racing sabem do que estou a falar (sou muita chato nisso  :secret:)
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Offline Tiago fm Monteiro

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #27 on: August 31, 2018, 09: 49 »
Para grelhas muito grandes 256K pode ser curto (para não dizer que é mesmo). Pode ser um dos factores para haver quedas do servidor aquando das passagens de sessão por exemplo, nunca é demais lembrar à malta para confirmar isso, e fazer double e triple check, os pilotos da PTSims.net Racing sabem do que estou a falar (sou muita chato nisso  :secret:)

Sim, 256 é muito pouco. Aliás, o mínimo recomendado é 512 para upstream e 1M para downstream...

De salientar só uma coisa, ao fazeres stream o upload leva uma bombada, não se esqueçam disso. Podem ter 10Mbps de upload na rede, e no jogo metem esses 10. Mas se a seguir começas a fazer uma stream, que por acaso fazes, esquece la esses 10Mbps que tinhas.... já foram!! Ou por exemplo, se tens alguém a fazer um upload de um vídeo, ou alguém com torrents ligados, esquece o upload que mediste... Estava a alertar era para situações dessas...

Abraço, grande Carlos!!
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"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Mário Serafim

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #28 on: August 31, 2018, 10: 14 »
Primeiro, eu não notei lag, mas pode ter a ver com o ping instável do Sandro Pinho durante a corrida. Eu tinha-me cruzado com ele, mas não parecia nada de muito mal na 1ª corrida. Depois só me avisaram a 3 minutos do fim - um diz: "O Sandro estava com lag", depois vem outro "Epá, realmente estava assim no final da 1ª corrida" e ainda "Sim, eu confirmo o que eles disseram"... tenho de pedir à malta para falar mais - Agora já percebem porque a Codoil é grande e tem pilotos de todos os níveis? É para cobrir a pista toda  :rofl: ) Quanto à transmissão, ele deixou aquilo em replay, não era o que se passava na realidade  :biggrin:


A minha prova:

R1 - Depois dos struggles da volta de formação em dar as penalizações porque os pilotos não estavam ou estavam com nomes diferentes do que eu esperava e tinha gravado (Marinho? Mas quem se chama Marinho?  :biggrin:) Qualifiquei em 4º e sabia que não conseguia lutar por grande coisa por causa do DT, mas um lugar no top 10 era o objetivo. Mau arranque (vou treinar arranques até a Braga porra) e novamente virado ao contrário em 2 ou 3 curvas e lá estou eu em último. Ao menos desta vez não foi mais ninguém, mas tinha logo de ser eu  :suicide2: . DT cumprido e lá fui à carga... deu para 18º e fiz uma corrida muito razoável com o dano que tinha.

R2 - Após a bandeira vermelha que afetou metade da grelha, lá fomos nós outra vez e desta vez tive uma corrida agradável e consegui recuperar muitos lugares até ao 7º.

Parabéns aos vencedores das provas e ao Preda pelo duplo pódio apesar de ter a penalização.

O meu campeonato não acabou, mas tenho muitos pontos para recuperar aos Playteam. Vamos ver se não vou para último em Braga logo ao início.

Algum problema? Velá se não queres levar uma cabeça à pai Natal! :D
Hahaahah, se ainda fizer Braga, prometo mudar para Mário! :D


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Offline Mário Serafim

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Re: Troféu Clio Portugal: Prova 4 @Estoril
« Reply #29 on: August 31, 2018, 10: 29 »
Voltei a ficar com o FFB todo lixado na passagem para a corrida 2. :( Não percebo este bug. Recarreguei os setups e as definições do volante, fiz FFB reset, nada.

Que volante é que usas?

Fanatec GT3 RS v2 juntamente com os ClubSport v2. Mais ninguém na sala da Codoil tem o mesmo problema, só eu. Acontece em todas as corridas 2. :( O FFB fica uma porcaria, nem sei explicar bem, parece que estou sempre a calcar pedras. Abana e treme em curva de tal forma que tenho de reduzir a sensibilidade no próprio volante para 60%, de modo a conseguir correr e perceber o que o carro está a fazer. É mesmo chato. Muda de forma radical (para pior).

A unica coisa que te posso dizer é:
Não usares extensões USB, HUB USB, inclusive os que da caixa do computador.
Liga directamente à Mainboard se não for o caso.
Tenta desligar todos os periféricos USB dispensáveis para jogares.


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