Author Topic: Raceroom  (Read 223 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Membro
  • Liked: 467
  • Reputação: 7
    • View Profile
Raceroom
« on: July 21, 2018, 23: 28 »
 O que aconteceu a este simulador?
 Porque é que a malta nao fala dele??
 Recentemente adquiri o rFactor 2 por ser tão falado e elogiado nas suas qualidades.
 Para mim este RR é bem melhor.
 Pq é que nao mexe??

Offline Vasco Lemos

• Administrador
  • Membro
  • Liked: 221
  • Reputação: 5
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
Re: Raceroom
« Reply #1 on: July 22, 2018, 20: 16 »
 Não sei bem responder a isso Nuno, mas falar o pessoal pode falar à vontade :)
Tanto quanto sei, este simulador tem evoluído muito até, mas eu pessoalmente nunca me virei muito para ele nem nunca me puxou muito, não acho que seja melhor que o rf2 nem que o AC, mas aqui gostos não se discutem obviamente.
Mas, ajudo no que for preciso Nuno se quiseres andar com isto :) temos máquina(server) para andar, só é preciso alguém nos comandos... o pessoal que já cá está, já está demasiado ocupado com o que há...

:good:

Offline Mário Peixoto

• Lenda
  • Liked: 1973
  • Reputação: 55
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: ASUS H87 Pro | Intel Core i5 4670 @3.4 GHz | EVGA GTX770 SuperClocked ACX 2GB | 2x4GB Kingston DDR3 HyperX 1600MHz | ASUS Xonar DGX 5.1 | Logitech G300 | Mad Catz F.R.E.Q. 7 | Fanatec Porsche 911 GT3 RS v2 | Fanatec ClubSport Pedals v2
  • Paddock Member: Yes
« Reply #2 on: July 23, 2018, 11: 28 »
Como piloto, confesso que o RaceRoom nunca me entusiasmou particularmente. Houve ali uma altura em que lhe dei mais uso, e gostei por exemplo do campeonato com carros do Grupo A. Contudo, na altura do TCS fiquei muito desapontado com o simulador. O som era bom, o grafismo era engraçado e não puxava demasiado pelo PC, mas a sensação de condução não estava lá presente tão bem como estava no AC - que para mim continua a ser o melhor simulador atual (sim, gostos não se discutem, e este é o meu). Parecia até um simulador fácil, por assim dizer. Depois, o sistema de comprar cada carro e cada pista, estilo iRacing, também nunca me fascinou. Mesmo o conteúdo sendo relativamente "barato", prefiro comprar DLC inteiro (visto que hoje em dia é o que há).

Não o tenho instalado há muitos meses. Penso que o RaceRoom tentou ser um sucessor moderno do Race, mas acho que não chegou a ter o carisma que esse simulador teve. Enfim, não me apaixonei pelo RaceRoom - o meu coração ficou no AC. :biggrin:

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Membro
    • View Profile
« Reply #3 on: July 23, 2018, 22: 28 »
 Tambem sou fã do AC, sendo potencialmente para mim um dos melhores (tirando algumas asneiradas mais recentes que lhe fizeram).
 Falei aqui do RaceRoom mais em comparaçao com o rFactor 2 pois parece-me mais o mesmo campeonato e ficar a frente deste em qualidade, som, grafica e jogabilidade. As sensaçoes de conduçao tb estao mt boas.
 De resto concordo com o "mama-moedas" que é. Estar sempre a comprar carros ou packs (ja têm DLC´s agora tb) e que nao sao baratos, é que é uma chatice.
 Mas um GT3 ali e tal, ja era fixe.
 Vasco neste momento axo que estamos mt bem servidos de campeoanatos na PTSims.
 MAis só viria dispersar.
 Isto foi so curiosidade e quem sabe uma dica para um dia se usar... :party:

Offline Mário Peixoto

• Lenda
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: ASUS H87 Pro | Intel Core i5 4670 @3.4 GHz | EVGA GTX770 SuperClocked ACX 2GB | 2x4GB Kingston DDR3 HyperX 1600MHz | ASUS Xonar DGX 5.1 | Logitech G300 | Mad Catz F.R.E.Q. 7 | Fanatec Porsche 911 GT3 RS v2 | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #4 on: July 23, 2018, 22: 40 »
No fundo, acabaste por lançar um tópico interessante. :smile: Eu acho que os simuladores podem, e devem, ser discutidos. O que se gosta, não gosta, etc. Desde que seja uma discussão saudável, claro.

Offline Vítor Costa

• Staff
  • Lenda
  • Liked: 1224
  • Reputação: 84
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
« Reply #5 on: July 23, 2018, 22: 51 »
A mim também não me diz nada de relevante e tendo que fazer escolhas prefiro escolher outras coisas, nomeadamente o rFactor 2  :victory: Classificá-los no mesmo nível não me parece, sobretudo com o DX11. Existe uma diferença fundamental para o RF2 e o AC, é completamente fechado ao modding.

Offline Rui Santos

• Rookie
  • *
  • Liked: 18
  • Reputação: 0
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
« Reply #6 on: July 24, 2018, 09: 02 »
O Raceroom é um "simcade" engraçado, eu pessoalmente gosto, especialmente pela parte dos sons que são os melhores de todos os softwares que para aí andam... Já fiz umas corridas no Raceroomers Brasil e apesar de não ser muito elaborado em termos de físicas, na minha opinião ainda é o único que simula melhor um carro FWD. Os mods do WTCC são simplesmente fabulosos  :thank_you2:

Agora em relação a factos... tecnicamente não há sequer comparação a nível de físicas ou até de gráficos com o rFactor2, nem mesmo com o AC, são de campeonatos completamente diferentes. Não só pelo motor de base mais antigo (rFactor1), o gMotor, que deu origem a muitos simuladores e ainda é usado em outros, como o Automobilista (que é o único rival do mesmo patamar do R3E com a vantagem de ter mods), que eu pessoalmente prefiro.

O rFactor2 usa um gMotor mais moderno (não sei o número) e goste-se ou não, é simplesmente o simulador mais complexo e completo a que qualquer um de nós mortais tem acesso...

:drinks:
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Membro
    • View Profile
« Reply #7 on: July 24, 2018, 09: 16 »
 De facto o que referem é o que sempre ouvi por aí.
 Por não ser um entendido sobre físicas, gráficos, etc, limito-me a relatar sobre o que os olhos, ouvidos "sentem".
 E colocando o AC de parte (de longe os melhores gráficos, e que transmite uma boa sensação de condução), entre o rFactor e o Raceroom, sinto o primeiro um pouco abaixo do segundo.
 Mas porque tenho as vossas opiniões em muita consideração, tudo isto faz-me pensar que poderão muitas das experiencias de cada um de nós, estarem muito dependentes do pc e do wheel set, e da configuração geral de tudo isto (desde o próprio jogo, ao volante, ao pc, etc), ou isto será meio absurdo no sentido em que não faria tanta diferença assim?
  É que ha de facto algo no Raceroom que me cativou logo à primeira, ao passo que o rFactor2 nem por isso. Ou melhor, tb gosto obviamente mas parece que lhe falta aquele brilhozinho...

Vitor, essa parte do modding é tudo! Nem sabia disso :good:

Offline Rui Santos

• Rookie
  • *
    • View Profile
« Reply #8 on: July 24, 2018, 09: 35 »
De facto o que referem é o que sempre ouvi por aí.
 Por não ser um entendido sobre físicas, gráficos, etc, limito-me a relatar sobre o que os olhos, ouvidos "sentem".
 E colocando o AC de parte (de longe os melhores gráficos, e que transmite uma boa sensação de condução), entre o rFactor e o Raceroom, sinto o primeiro um pouco abaixo do segundo.
 Mas porque tenho as vossas opiniões em muita consideração, tudo isto faz-me pensar que poderão muitas das experiencias de cada um de nós, estarem muito dependentes do pc e do wheel set, e da configuração geral de tudo isto (desde o próprio jogo, ao volante, ao pc, etc), ou isto será meio absurdo no sentido em que não faria tanta diferença assim?
  É que ha de facto algo no Raceroom que me cativou logo à primeira, ao passo que o rFactor2 nem por isso. Ou melhor, tb gosto obviamente mas parece que lhe falta aquele brilhozinho...

Vitor, essa parte do modding é tudo! Nem sabia disso :good:

Sim, depende do hardware claro, a maneira como interages com o software é importante! Agora o Raceroom prende, não estou a dizer que é mau, mas é como a maioria, é chegar e rodar sem grande stress, é isso que por norma a malta gosta e de facto eles são bons em vários departamentos, imersão é com eles.

Pelo contrário, para se gostar e ter uma experiência como deve ser no rFactor2 já é preciso perder tempo, deixar as condições da pista melhorarem, entender que os pneus desgastam/degradam-se, que é preciso mexer no setup, onde os detalhes contam, etçª, ou seja, não é o simulador mais "amigo" do utilizador comum, requer tempo e treino (MUITO), mas depois de o compreender dificilmente se consegue ter uma experiência semelhante noutro simulador qualquer...

:good:

Offline Mário Peixoto

• Lenda
  • Braga
    • View Profile
« Reply #9 on: July 24, 2018, 09: 37 »
Eu acho que as configurações podem ter um grande impacto na forma como jogamos. Não falo só de simuladores, falo mesmo de jogos normais. Quando estive na Rockstar, aprendi a dar atenção a um pormenor muito importante que hoje em dia é bastante comum nos jogos (há uns anos atrás não era). Nas definições de som, irão ver que na maior parte dos jogos podem escolher o vosso tipo de sistema: colunas externas ou headphones (entre outras opções, mas sobretudo estas). E acreditem, a diferença é notória. Nunca utilizem a definição headphones se estiverem a usar colunas e vice-versa. A forma como o som é reproduzido e misturado é totalmente diferente. Nos headfones, por norma, conseguimos ouvir detalhes de som que normalmente em colunas externas não seria possível, ao passo que outros sons mais "fortes" têm de ser reduzidos para não soarem demasiado also. Então os jogos possuem formas diferentes de misturar os sons e o volume de cada um consoante a opção nas definições. :biggrin: Achei super curioso isto. Uma das minhas tarefas, enquanto estive lá, foi precisamente testar as duas definições e reportar qualquer bug de som ao jogar normalmente. :smile:

Nos simuladores automóveis, não tenho dúvidas que a configuração volante / FFB é vital para ter uma boa experiência. Um volante mal configurado vai dar azo a uma condução menos agradável. Claro que não há definições perfeitas, há utilizadores que gostam mais de uma forma e outros de outra, mas há sempre boas regras a ter em conta. Uma delas é evitar o clipping, ou seja, evitar que as forças do FFB sejam superiores àquilo que o volante consegue reproduzir.

Lembro-me de, há uns anos, ter lido uma discussão muito interessante na VirtualR, sobre o pCARS, mais concretamente, onde havia malta a dizer que pilotos de topo do iRacing usavam um FFB com força muito baixa, no geral, para poder sentir melhor outros efeitos, como o grip dos pneus, a estabilidade do carro, etc. E isso também lhes permitia conduzir por mais tempo e com maior precisão, porque o volante era muito mais leve. Não sei se é verdade ou não, mas lembro-me de ler isso.

Pessoalmente, não é daquelas coisas para as quais tenho grande paciência. Geralmente, procuro na net umas definições "ideais" para o meu volante e depois mexo onde sei para ficar mais a meu gosto. Se me der prazer, então está bom. :biggrin: E o AC, para mim, é o que me dá mais prazer. Eu sinto tudo no volante tal como acho que deveria sentir. Portanto, está bom.

Offline Rui Santos

• Rookie
  • *
    • View Profile
« Reply #10 on: July 24, 2018, 11: 01 »
Por norma, os simuladores hoje em dia já trazem uma pré configuração para os volantes mais conhecidos, é pegar no nosso, configurar e está pronto. Depois pode-se dar um toque aqui ou ali consoante o gosto de cada um, mas a base deve-se respeitar.

Eu pessoalmente nunca usei o volante com muita força, só prejudica, o que interessa é que nos seja transmitido o que está a acontecer, quando se mete mais força está-se a sentir precisamente o mesmo mas com mais intensidade. Eu tenho o T300 e uso sempre as definições pré-definidas de cada simulador, no software da Thrustmaster uso a força a 70% e sei que a maioria (que até tem problemas do volante avariar) usa sempre a 100%.

:drinks:

Offline Tiago fm Monteiro

• Rookie
  • *
  • Liked: 12
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec
« Reply #11 on: July 24, 2018, 11: 17 »
Bons dias! Nuno Rodrigues, sempre joguei vários jogos de corridas e experimentei "coisas" de corridas desde muito novo. Motas, karts, carros... O que notei, e que de certo muitos já notaram, é que a forma como as coisas são calculadas é muito mais real no rf2.

É muito mais real porque têm em conta muitos mais fatores do que os outros... Usam muitas mais variáveis para tentar aproximar ao máximo da realidade, por isso achar que é o melhor simulador. Quanto mais aproximas as coisas virtuais da realidade, melhor estás a simular o teu sistema. Por ex, em robótica usava um programa chamado MatLab, que é um programa de cálculo matemático. Usando fórmulas matemáticas consegues simular as coisas só com contas. Aliás, havia situações que não tinha nada gráfico, só me interessavam os valores... Ou seja, os gráficos para mim nunca foram grande prioridade, mas sim a simulação. E no rf2 usam muitas mais variáveis... E não estou para aqui a falar de cor tipo político! lol... Não, são variáveis que podes ver inclusivé no SimHub. Não sei se conheces, mas dá para fazeres Dashboards para montes de jogos. Tens coisas neste jogo únicas, como é o caso dos pneus e real road. Se procurares por "rfactor2 new tyre model" vais ver montes de explicações sobre o que eles usam para comparar um pneus virtual com um real. Tens defleção vertical, o pneu torce para a esquerda e direita, tens o contactpatch com a pista, tens temperatura do pneu e da carcaça... Eh pah, tudo isto é tido em conta, não fazem como os outros supostos simuladores que usam o pneu como algo redondo e inteiriço... Quando bloqueias rodas os pneus ficam quadrados! Na vida real isso acontece e no rf2 também... Para além de teres ainda o real road implementado, em que tens em conta a borracha da pista. Isto considero pura simulação!!

Mas atenção, isto são coisas que têm vindo a ser melhoradas e outras implementadas de novo. Com isto quero dizer que há alguns mods que ainda não foram revistos com estas melhorias, e dessa forma, não vai ser simulado da mesma maneira... Por ex, mexeram no modelo dos pneus porque quando saías de pista eles aqueciam muito, logo para cerca de 200 graus, e quando entravas em pista novamente, os pneus estavam tão quentes que não agarravam nada e era bués dificil agarrá-lo... Isso já foi corrigido, mas há muitos mods que continuam a usar o modelo antigo. Por ex, o mod dos Clios aqui usado, se sais para a gravilha na pista de Braga (pelo menos nesta sei que é...) os pneus sobem logo para mais de 200 graus e a traseira ganha vida própria!!

Como entendes, os mods são feitos muitos deles gratuitamente, e as suas atualizações dependem sempre (ou quase sempre) do seu modder... Todos nós temos uma vida, por vezes a disponibilidade que em tempos se teve para fazer mods, hoje em dia já não se tem, etc etc... E alguns mods ficam parados, outros são renovados, etc... O mod aqui usado foi modificado pela SimTek, que não o atualizou mais. E as físicas dos carros são criadas, ou neste caso foram modificadas, por essa equipa de modders, pelo que eles acham a simulação do real... Ou seja, tudo isso acaba por ser muito subjetivo também... Mesmo assim, alguns mods antigos continuam bastante bons!

No entanto, a Studio 397 está a apostar forte no jogo, já corrigiram bugs que antes eram inaceitáveis por todos nós (não tem só coisas boas!) e agora têm vindo a criar carros e pistas oficiais. Alguns são pagos, outros não, mas tens a garantia de irem sendo atualizados e serem com físicas aprovadas por marcas e tudo... Também vão mudar o UI para breve, e os live timings vão ficar altamente! E só para teres ideia da simulação que é, acho que o plugin da Motec vai ser embutido no jogo. E poderes usar Motec só demonstra o nível de simulação onde está este jogo...

A configuração também ajuda muito! Quando era em dx9 havia um plugin para ver o FFB gerado. Montes de carros clipavam no FFB, por isso, quando o jogo enviava 80%, para o volante já estavam a ir os 100%. Ou seja, qualquer valor acima dos 80% não ias notar diferença porque já estavam a ser sempre 100 nas tuas mãos... O conselho que dou é para baixarem o FFB Multiplyer em Setting/Controls para cerca de 0.8 ou 0.85. Se notarem que a força máxima gerada não é a gerada, aumentem esse valor. Se a força força máxima estiver boa mas no meio o volante fica sem força, aumentem o minimum FFB. Mas como o Rui Santos disse, carreguem o perfil para o vosso volante que esses valores já vão para muito perto do vosso ideal. Se bem que em baixo sempre o multiplyer para 0.85.

Abraços!!

Offline Nelson Lira

• Team Manager
  • Membro
  • Liked: 198
  • Reputação: 17
    • View Profile
« Reply #12 on: July 24, 2018, 15: 36 »
Na minha opinião, o RaceRoom dá para divertir, cria uma imersão bem conseguida, já me proporcionou corridas bem interessantes, mas a minha tendência é para utilizá-lo quando procuro um campeonato mais "ligeiro", que não obrigue a nada muito "profundo" em termos de setups / tempo de treino para afinação. Nestas circunstâncias, é o ideal.