NOTAS PARA LONGFORD
• Estava previsto que a pista desse para 30 pilotos, mas não é esse o caso. Ontem foi testado e o máximo de pilotos que a pista consegue suportar são 25. Sendo assim, os pilotos que estão de reserva são Vítor Costa, Pedro Silva, Leandro Mendonça e João Gonçalves. Estes pilotos só podem participar caso se confirme a falta de qualquer outro piloto e tem prioridade aquele cujo o nome estiver primeiro (neste caso o Vítor) . De referir que o Leandro Mendonça devia estar em primeiro, mas uma vez que tanto ele, como João Gonçalves não vieram à primeira corrida e não avisaram, vão para o fim da fila.
• Nesta pista não há diferenciação de boxes para a pista. Sendo uma das pistas mais antigas, a via das boxes não "funciona" (digamos assim). Os carros estão parados na oblíqua ao pé da linha de meta e não há colisões nessa zona. Pede-se muito cuidado aos pilotos que estiverem a sair para a pista nas sessões de treino e qualificação, uma vez que vão entrar para a pista de forma lenta numa zona rápida para os pilotos que vão em volta lançada. Aconselha-se aos pilotos que estiverem a sair para ficarem do lado direito da pista.
• Consequência de não haver via de boxes funcional, as penalizações por falsa partida vão enviar o piloto para a boxes com uma penalização de 30 segundos com controlos bloqueados. Qualquer penalização do CAI que seria considerada com
drive-through vai passar a ser
impedimento de qualificação.
• Como em quase todas as pistas antigas, a grelha é um pouco estranha (partem 3 lado-a-lado numa fila seguidos de 2 lado-a-lado na fila imediatamente atrás). Peço, já (ainda antes do briefing - vou voltar a falar disso no entanto), aos pilotos para terem o máximo de cuidado ao arranque uma vez que a estrada já é complicada para andarem dois carros lado-a-lado. Coisas como não arrancar "a máximo" ou darem espaço logo após os semáforos aos carros da frente são aconselháveis para tentarmos passar todos.
• Esta será a primeira prova no formato curto, contando com 2 corridas de 20 minutos, com grelha invertida na segunda corrida para os 10 primeiros.