Author Topic: Special Event - 2.4 Horas de Nürburgring: Prova  (Read 750 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

• Administrador
  • Veterano
  • Liked: 533
  • Reputação: 8
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Special Event - 2.4 Horas de Nürburgring: Prova
« on: April 12, 2018, 17: 09 »
Prova

O terceiro evento de resistência deste ano já tem lugar marcado. Após corridas em Daytona e Silverstone, é altura de os pilotos enfrenterem o famigerado Nürburgring Nordschleife durante 144 longos minutos. Com 25 quilómetros de extensão, este é um dos mais longos traçados do mundo e sem dúvida um dos mais emblemáticos. Construído nos anos 20 à volta da vila e castelo medieval de Nürburg, nas montanhas Eifel, a pista dividia-se em duas zonas principais: Nordschleife (traçado norte) e Südschleife (traçado sul), que no total protagonizavam quase 30 quilómetros. Hoje em dia, apenas o Nordschleife é utilizado, uma vez que a parte sul foi completamente destruída aquando da construção do Nürburgring GP (GP-Strecke) em 1984. Esta é a parte moderna do circuito e conta com cerca de 5 quilómetros de extensão. Nos dias de hoje, todo o complexo desportivo é palco de inúmeras provas ao longo do ano, com o ponto alto a decorrer em maio, nas 24 Horas de Nürburgring. Mais de 150 mil pessoas juntam-se ao longo dos 25 quilómetros do traçado para um fim-de-semana recheado de competição, com a lista de inscritos a superar os 150 carros nas mais variadas classes! Um verdadeiro festim para os fãs e um verdadeiro teste de resistência para os pilotos, já que o Inferno Verde (assim apelidado por Jackie Stewart) regista variadas mudanças de elevação (300 metros de diferença no total), curvas rápidas, curvas lentas, a famosa Karoussell e uma reta com mais de 2 km de extensão, tudo isto rodeado de uma impenetrável floresta verde e barreiras implacáveis que não permitem qualquer erro.

A escolha dos carros para este Special Event vai contar, como já é habitual, com todas as máquinas da classe GT3, que dispensam novas apresentações, uma vez que já foram utilizadas nos dois eventos anteriores. A novidade da "outra classe" é o facto de serem autênticos hinos do automobilismo: o Grupo C vai entrar em pista! As "bestas" Mazda 787B, Merdeces-Sauber C9 e Porsche 962C estão disponíveis para escolha. Todos eles possuem poderosos motores turbinados que debitam mais de 700 cavalos, todos eles pesam menos de 1000 kg, e todos eles superam facilmente a barreira dos 300 km/h. Além disso, todos eles possuem história: o Porsche ganhou as 24 Horas de LeMans de 1987, o Mazda ganhou a mesma prova em 1991, e o Sauber C9 ganhou todas as corridas do World Sportscar Championship em 1989 com exceção de uma, tendo também atingido a fantástica velocidade de 400 km/h em LeMans em 1989 na qualificação.

Vemo-nos em pista? ;)

DETALHES DA PROVA

CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR

Meteorologia: Real (será colocada nos dias anteriores à prova)
Grip: dinâmico (Iniciará a 96% na sessão de treinos livres e chegará a 100% no último terço da corrida)
Arranque: lançado (ver procedimento em baixo)
Penalizações por infração aos limites da pista: ligadas (slow-down)
Pneus e Combustível: 100%
Danos: 60%
Hora de início virtual: 10h00
Multiplicador da hora de corrida: x3 (vai acabar entre as 17h00 e as 18h00 virtuais)

DLC's necessários:
Dream Pack #1; Dream Pack #2; Dream Pack #3; Red Pack; Porsche Pack #3 ; Ready to Race Pack

Procedimento de Qualificação

1. A sessão de qualificação terá a duração de 30 minutos, sendo os primeiros dez minutos para os pilotos da categoria GT3 e os últimos dez minutos para os pilotos da categoria Grupo C.

2. Nos primeiros dez minutos, o Diretor de Prova vai avisar no TeamSpeak Início da Qualificação dos GT3 e, neste espaço de tempo, apenas os pilotos da classe GT3 vão poder circular em pista e marcar os seus tempos. Quando passarem os 10 minutos de sessão, o Diretor de Prova vai avisar no TeamSpeak Fim da qualificação dos GT3 e todos os pilotos em pista têm de voltar para a boxe - back to pits - assim que acabarem a volta que estavam a fazer aquando da informação do Diretor de Prova.

3. Segue-se um período de pausa onde nenhum carro pode sair para a pista.

4. Quando faltarem 10 minutos de sessão, o Diretor de Prova vai avisar no TeamSpeak Início da Qualificação dos Grupo C e, a partir deste momento, apenas os pilotos da classe Grupo C vão poder circular em pista e marcar os seus tempos.

5. Este procedimento só deixa cada piloto fazer uma volta lançada.

Procedimento de Warm-up

Como o Assetto Corsa não tem essa sessão de raiz, vai ser simulada uma sessão de 6 minutos (cronometrados pelo Diretor de Prova - o Diretor de Prova vai avisar também quando faltarem 3 min. , 1 min e quando tiver acabado o warm-up) na sessão de corrida. Todos os pilotos arrancarão de forma a evitar colisões (se não quiserem partir da pista, podem não clicar no botão drive e arrancarão das boxes). Após 6 minutos de sessão, o Diretor de Prova fará restart à sessão para começar a corrida.

Pede-se aos pilotos que cumpram, sem qualquer falha, a regra de evitar acidentes aquando do arranque do warm-up. Quem não o fizer pode vir a ser penalizado pelo CAI.

Procedimento de Partida Lançada

1. A partida será efetuada com todos os carros parados na grelha. Assim que o semáforo ficar verde, o detentor da pole position deve arrancar lentamente, iniciando-se assim a volta de formação (que só irá decorrer em no circuto GP). Cada piloto só pode arrancar quando o piloto imediatamente à sua frente o fizer.

2. A volta de formação é realizada em ritmo lento, sempre em fila (um carro atrás do outro - fila indiana), não sendo permitido a ultrapassagem. Todos pilotos devem manter as posições obtidas na qualificação e devem ter extremo cuidado ao efetuar manobras de aquecimento dos pneus e travões, de forma a não causarem quaisquer acidentes.

3. Os pilotos só podem acelerar e iniciar a corrida após a entrada no Nordschleife - assinalado no mapa da pista com um traço verde (funcionando como uma bandeira verde individual para todos os pilotos)

4. As ultrapassagens são permitidas somente após ser passado esse traço verde. Qualquer ultrapassagem realizada antes desse ponto é considerada inválida, devendo ser devolvida qualquer posição obtida.

5. Quando em volta de formação, não é permitido ultrapassar nem se colocar a par do piloto que segue em frente.

6. Se um piloto se despistar durante a volta de formação é obrigado a manter a posição com que regressa à pista, estando impedido de recuperar qualquer posição perdida.

Meteorologia

Tempo Atmosférico: Céu nublado
Temperatura: Entre os 12º C e os 14º C
Velocidade do Vento: Entre os 18 km/h e os 23 km/h
Direção do Vento: Entre os 280º e os 320º

Presença obrigatória no TeamSpeak a partir do momento em que o piloto entra no servidor da prova.
O Briefing será feito no TeamSpeak como todos os pilotos e a Direção de Prova.

« Last Edit: May 14, 2018, 14: 00 by José Almeida »

Offline Ricardo Fernandes

• Rookie
  • *
  • Liked: 89
  • Reputação: 1
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
Re: Special Event - 2.4 Horas de Nürburgring: Prova
« Reply #1 on: April 13, 2018, 13: 53 »
Bou arrebentar com aqueles pinheiros todos!

Offline Mário Peixoto

• Lenda
  • Liked: 1955
  • Reputação: 55
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: ASUS H87 Pro | Intel Core i5 4670 @3.4 GHz | EVGA GTX770 SuperClocked ACX 2GB | 2x4GB Kingston DDR3 HyperX 1600MHz | ASUS Xonar DGX 5.1 | Logitech G300 | Mad Catz F.R.E.Q. 7 | Fanatec Porsche 911 GT3 RS v2 | Fanatec ClubSport Pedals v2
  • Paddock Member: Yes
« Reply #2 on: April 13, 2018, 20: 04 »
Tu e eu! :D Mazda 787B aqui? Ui, loucura. Já está a ser pintado, para ter tempo de arrefecer a pintura e eu treinar hehe.

Offline Adalberto Farias

• Rookie
  • *
  • Liked: 5
  • Reputação: 4
    • View Profile
« Reply #3 on: May 02, 2018, 11: 36 »
Que tentação ... acabar namoro para me dedicar a estas corridas.

Offline José Almeida

• Administrador
  • Veterano
    • View Profile
« Reply #4 on: May 13, 2018, 10: 05 »
Meteorologia adicionada!

Offline José Almeida

• Administrador
  • Veterano
    • View Profile
« Reply #5 on: May 14, 2018, 00: 36 »
Report da prova adicionado!

Offline Filipe Gordinho

• Estagiário
  • **
  • Liked: 2
  • Reputação: 3
    • View Profile
« Reply #6 on: May 14, 2018, 00: 52 »
REPORT
Em primeiro lugar parabéns a todos os que terminaram a corrida, e parabéns ao José Almeida pela vitória.
Qualify: desastroso, o glickenhaus é um carro com muita sede, e 30 litros nao chegaram para fazer a outlap e uma hotlap, fiquei sem gasolina na reta grande quando tinha quase todos os micro setores a roxo, mas acabou por nem ser muito grave, porque quase ninguém completou a volta.

Corrida: Bom arranque, mas logo na 1ª volta houve alguma confusao, nao consegui evitar umas saidas e fiquei com o carro danificado. Tive 1 ou 2 lutas engraçadas ao longo da corrida, que sabia que ia ser difícil porque ia ter que parar uma vez a mais do que toda a gente devido ao consumo do meu carro. Felizmente tinha pace suficiente para recuperar o tempo perdido pela paragem a mais, e nas últimas 2 ou 3 voltas consegui apanhar o Gurtner e travámos uma boa luta, e lá consegui a vitória nos GT3. Parabéns aos ocupantes dos 2 pódiums.

Offline Nuno Inácio

• Rookie
  • *
  • Liked: 37
  • Reputação: 0
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Driving Force GT; TM T16000 FCS; TM TFRP rudder
« Reply #7 on: May 14, 2018, 09: 16 »
Esta nao foi uma boa prova para mim, mas pelo menos cheguei ao fim, o que já é uma pequena vitoria.

Ainda treinei alguma coisa offline, mas para Nords necessitava de uma semana de treino intensivo :)

Q: Algures pelo meio da volta tenho uma pequena saída, volta anulada. Tambem nao faz mal q não ia fazer grande tempo

R: Começo la para o meio-fim da grelha, primeiras voltas tenho a companhia de dois GT3 dos F.Reis e do Relvas. Ora os ultrapasso, ora tenho uma saída e sou passado. Entretanto lá entro no ritmo e consigo finalmente abrir distancia. Na paragem fui ultrapassado pelo Relvas e andei a segunda metade da corrida atrás dele, mas os eternos erros não me permitiram alcançá-lo. Restante corrida foi mais ou menos tranquila excepção feita a um pião na penultima volta, sem grandes consequencias.

« Last Edit: May 14, 2018, 09: 19 by Nuno Inácio »

Online Vasco Lemos

• Staff
  • Membro
  • Liked: 202
  • Reputação: 5
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
« Reply #8 on: May 14, 2018, 09: 37 »
Parabéns desde já ao vencedor e a todos os outros que chegaram ao fim seja em posição for.
Eu infelizmente, como estou sem a pc, recorri ao portátil da Maria, que até se aguentava bem... 20, 25 às vezes 30 fps, mas lá dava para participar.
Depois de vez em quando lá aparecia o 99%cpu occupancy e causava lag, e quando dava por ela estava em cima do muro.

Não me qualifiquei por falta de tempo, mas a minha ideia era mesmo partir de último e ficar para trás para não causar transtorno a ninguém e se realmente estive com demasiado lag sairia.

Na corrida, não arranquei de último, mas encostei-me logo para a relva para passarem todos passarem e eu ir com calma.
Fui andando mais ou menos pelas florestas verdes de Nordschleife até que lá está... 99% cpu occupancy e pumba, parti o pára brisas. Ainda continuei umas voltas, mas já não estava a tirar prazer da corrida, vido partido, e 20 a 25 fps, nah, foi melhor encostar e ficar por ali.

Venham as próximas 2.4h!

Offline Ricardo Fernandes

• Rookie
  • *
  • Liked: 89
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #9 on: May 14, 2018, 11: 22 »
Nords e Grupo C merecem um report em condições! 

Entrei mesmo em cima da qual e estava ainda muito "verde" para isto.   :help:

Qual.: uma volta à Zé Coninhas devia dar uma boa posição. Assim foi, saí de P2. Nice!  :dirol:

Race: O novo procedimento de partida passou com distinção a meu ver. Lá segui atrás do Zé durante todo o 1º stint. No inicio ainda esbocei um ataque, mas o Zé logo respondeu, mostrando que  tinha margem para andar mais. Ora ganhava 1 ou 2s, ora perdia. Sempre com uma margem cuidadosa nos diversos ponto críticos. A ideia era manter gap dentro dos 5s. O que o Zé me transmitia, era de que se eu não me chegasse muito, ele continuaria naquele pace seguro, o que até me dava jeito...
Neste modo moderado fomos abrindo um gap enorme para todos os outros.
Aproximavam-se os reabastecimentos e a meu ver o momento em que perdi a corrida. O Zé antecipou-se e entrou nas boxes quanto eu estava a pensar em fazer o undercut. Sendo assim decidi espremer todo o combustível e pneus e continuar. Fiz uma péssima volta, com diversos erros ao mesmo tempo que o Almeida fez uma óptima volta de saída. Entrei na volta seguinte. Na volta de saída fiz um pião e logo depois uma saída que me custaram um tempão. Em duas voltas tinha perdido uns 15s extra deixando o Zé super confortável a gerir a corrida.
Restavam 2 hipóteses, ou atacava como um louco e provavelmente batia, ou ia para um splash and go para a última volta e aí dava o que tinha. Dito e feito, fiz o splash, ganhei bastante tempo e fiquei a uns 12s do Zé e uma volta para o que der e vier.   Rodávamos nos 8:19 / 8:20, o meu pb era de 8:10. Se fizesse uma volta à Mourinho ainda podia dar para chatear. Saí como um louco das boxes a dar o litro. Os pneus já estavam nas lonas e o resultado foi... cábum pinheirinho!!  :bomb:
Bati forte, rebentei o meu belo Mazda todo e com os piões e cenas afins estourei com o restinho de pneu que tinha. Fiquei com 0% em ambos os pneus traseiros e com meia volta para acabar. Arrastei-me dolorosamente até à linha de meta para um honroso 2º lugar!   :beach:

Pena a falta de Grupos C!
Este carros são para mim, os carros que mais gozo me deram conduzir até hoje no AC!
Quem gosta de tracção traseira e motores potentes, não sabe o que perdeu!   :pleasantry: :pleasantry:

Parabéns aos vencedores e a todos que acabaram, que aqui é uma vitória por si só!

See tou arround folks!  :vampire:

Online Carlos Miranda

• Staff
  • Estagiário
  • Liked: 147
  • I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 760
    • View Profile
  • Simulation Hardware: T300+T3PA+TH8A
« Reply #10 on: May 14, 2018, 12: 09 »
Ontem foi uma boa corrida.
Uma grelha cheia em cima da hora, mas estava cheia e é o que interessa.

Estive perto de fazer uma boa volta de qualificação mas já perto do 2º carrocel abusei num corretor e lá me mandei contra o muro, carro todo partido e volta invalidada. Valeu o tempo da volta de saída que ainda assim deu para a 1ª metade da grelha.

A prova não foi tao bem preparada quanto era desejável e por isso não fiz grandes contas de combustível. Comecei com perto de 100l e a ideia era ir gerindo nas paragens.
Na 1ª volta consegui subir uns lugares, sendo que um deles foi ao meu irmão que não acreditava nos avisos “olha que o audi é melhor”.
As voltas seguintes foram em perseguição ao Filipe Gordinho em que ora me aproximava, ora perdia um pouco, mas sempre sem o perder de vista.
Nas ultimas 2 voltas antes de parar, o Filipe conseguiu descolar um bocado, mas de alguma forma lá consegui recuperar tempo com a paragem nas boxes, em que até consegui sair à frente.
Pouco depois o Filipe voltou a passar-me e continuou a perseguição, embora desta vez já não consegui acompanhar tao bem.

Voltei a parar na mesma volta que o Filipe, mas aqui foi o grande erro, ao fazer os ajustes para a paragem devo ter retirado a troca dos pneus (ou não ficou bem definido antes). Saio para a pista com o Fernando atrás de mim e ainda tinha uma volta para dar com os pneus já todos carcomidos. Não deu sequer para segurar o lugar a volta toda e o Fernando começou a ganhar vantagem ainda antes de eu parar.
Depois de parar novamente já não havia muito a fazer, com 40-50seg de desvantagem, mesmo com pneus novos, só com azar alheio é que iria conseguir recuperar, ainda assim deu para 6º da geral e 4º da classe.
Foi um bom resultado, só que tendo estado tao perto do pódio na classe, acabou por saber a pouco.

Acho que se tem que dar destaque aos 2 gaviões que levaram os grupo C até ao fim, pois só dá para quem tem kit de unhas de rapina.
Parabéns também ao Filipe e ao restante pódio dos GT3 tal como para todos os que acabaram.

Offline Nuno Inácio

• Rookie
  • *
  • Liked: 37
  • Reputação: 0
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Driving Force GT; TM T16000 FCS; TM TFRP rudder
« Reply #11 on: May 14, 2018, 13: 07 »
<cough><cough> dois gaviões e um pardalito  :biggrin:

Online Carlos Miranda

• Staff
  • Estagiário
  • Liked: 147
  • I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 760
    • View Profile
  • Simulation Hardware: T300+T3PA+TH8A
« Reply #12 on: May 14, 2018, 13: 10 »
<cough><cough> dois gaviões e um pardalito  :biggrin:

Tens toda a razão!  :drinks:

Eu para além de nao ter unhas já estou a ver(?!) que tb faltam olhos....

Offline José Almeida

• Administrador
  • Veterano
    • View Profile
« Reply #13 on: May 14, 2018, 13: 55 »
Prova muito boa, adorei este 962 em Nords, tem é mais sede que o Mazda, mas já lá vamos

Inscrições de última hora - é sempre bom, mas stressante, o servidor teve de ser várias vezes reiniciado e agradeço a paciência dos pilotos presentes!

Qualificação boa, a volta não foi assim tão boa, mas pronto, era só para tentar fazer uma na qualificação (também não havia tempo para mais). Deu para a pole com o Ricardo a 4 seg. e o melhor GT3 a 5... isto podia dar vitória GT3.

Na corrida, no meu 1º stint fui a tentar poupar combustível - o Mazda dava entre 8 a 9 voltas por stint, enquanto o meu Porsche dava entre 6 a 7, em principio, fiz as contas enquanto andava, só precisava de parar 2 vezes (as mesmas do Mazda do Ricardo pelo menos - o Nuno conseguia fazer mais voltas nem sei bem como... já em Silverstone o homem também fez menos uma paragem). Mas pronto, no 1º stint dei 7 voltas com bastante lift and coast para ver se conseguia ter uma média inferior a 14.14l por volta. Cheguei às boxes com 1.5l. A partir do 2º stint sabia que já podia puxar mais e assim fiz. Abri a vantagem inicial do Ricardo de 5 seg para cerca de 25 (mais ou menos), até que comecei a poupar novamente para tentar a 7ª volta, uma vez que meter combustível demorava muito tempo... não consegui... só deu 6 voltas, faltavam-me 2 litros e nem tentei. Graças a isso, tive uma paragem mais demorada e sabia que podia ser complicado para sair à frente do Ricardo que só precisava de um splash&dash na última volta para acabar a corrida e nessas voltas puxei, tanto que até fui ao muro com mais violência (foi a única saída séria que tive), mas tinha razões para estar preocupado... o Ricardo saiu a pouco mais de 10 seg - se tivesse ido nas calmas não tinha saído em primeiro. E pronto, a diferença final de 40 e poucos segundos não mostra bem como foi a prova de nós os dois. Sempre minimamente perto um do outro e sem cometer erros de maior o que é muito complicado em Nords e ainda por cima com estes carros com caixa em H! Parabéns ao pódio GT (especialmente) pela prova que se decidiu, tal como na dos Grupo C, na última volta!

Venha Le Mans!

Offline Tiago Gouveia

• Rookie
  • *
  • Liked: 90
    • View Profile
  • Simulation Hardware: volante g27
« Reply #14 on: May 14, 2018, 16: 48 »
Parabéns a quem terminou esta difícil  prova  :biggrin:

Infelizmente fui obrigado a abandonar quando faltava 40 e tal minutos para o fim com a caixa de velocidades partida. Falhei 3 velocidades durante toda a corrida mas em todas as voltas estava a ganhar sempre dano na caixa mesmo quando as velocidades estavam a entrar bem, não sabendo a razão para tal.

No entanto deu muito gozo enquanto estive em prova apesar de ter levado 2 vezes o  Mazda aos muros  :acute: :biggrin:

Que venha mais 2.4h  :bye: