Linked Events

• Formula Series 2018: Prova 3: January 24, 2018

Author Topic: Formula Series 2018: Prova 3 - FS Grote Prijs van Nederland @Zandvoort  (Read 2992 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Paulo Honorato

• Lenda
  • Liked: 904
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
  • Simulation Hardware: Teclado e Rato
Concordo, está dito, está dito, nada de voltar atrás.

Portistas e Sportinguistas (e Benfiquistas também, para verem os dois sócios zangarem-se) vai ser o jogo do ano, não percam  :whistle3: deixem o SimRacing e vão ver a bola

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1132
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Report adicionado!

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 490
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
O meu pov: https://youtu.be/YTw4QKIwWz4

Esqueci de ligar o meu micro no obs  :superstition:
https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Paulo Sousa

• Membro
  • **
  • Liked: 146
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto + Thrustmaster T300 + Fanatec Clubsport v1 + 3 Monitores
Lá vai disto  :on_the_quiet:

Qualificação: A malta dos carros amarelos devem ter algum bonus  :pleasantry:, ficam sempre na frente.... :blush: ( vou propor ao patrão da Playteam colocar amarelo nos nosso carros, nem que seja só uma risca  :mda: )

Race: não tive muitas lutas, apenas tive de defender a posição por 3 vezes, primeiro foi o Vasco Lemos, que vinha cheio de pressa ( ultrapassagem por fora à piloto, sem qualquer toque, " muito bem " ), depois veio o Tiago Gouveia e tive um Deja vu, pois fez-me a mesma coisa do Vasco Lemos ( este bandidos ), por fora uma ultrapassagem limpinha...limpinha  :drinks:. O Rui Martins também vinha com ela fisgada !!!! mas consegui defender com unhas e dentes o 8º lugar.

uma palavra as pilotos que estiveram em disputa comigo, foi exemplar a condução que tiveram, e eu acho que também estive bem  :king:  pois ninguém saiu prejudicado com as lutas que tivemos.... deveria ser assim sempre, principalmente nas outras classes, onde os carros se podem tocar.

Parabéns aos vencedores.

Offline Vasco Lemos

• Designer | Administrador
  • Veterano
  • Liked: 328
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Intel i5 7600K//Asus Prime Z270//16Gb DDR4 3000Mhz G.Skill//GTX1060 6Gb//256Gb SSD+2x1Tb HDD//Logitech G27//Oculus Rift
Bem cá vai report também...
Pouco treino na verdade por falta de tempo durante a semana, e tava a ver que não ia abaixo do minuto 34.

Qualificação, correu mais ou menos, estava no 34 médio, até que consegui baixar para o 33 baixo nem sei bem como e deu para 4º.

Corrida, foi bastante engraçada, arranquei mal e o Sérgio Azevedo passou-me à frente. Eu estava preocupado em não cometer erros para não estragar a corrida ao Sérgio, houve um especial redobrar de cuidado pois ele está na liderança do campeonato, mas o Sérgio não estava no seu melhor dia, e estava a cometer alguns erros e eu conseguia apanha-lo. Até que chegou àquela maldita chicane "Hans Ernst Bocht" em que o Sérgio travou demasiado cedo ou isso, e bloqueei as rodas, e mandei-me para a areia. Perdi algumas posições, de 5º fui para 9º.
Foi recuperar até ao fim, e consegui ir até à 6ª posição, bem bô :)

Paulo, de facto foi muito bom e limpinho, mas ainda precisei de algumas voltas para me chegar a ti e poder apanhar a oportunidade de te ultrapassar. Ali a T1 era o único sítio onde me sentia confortável para poder ultrapassar, e tu fostes especial, ultrapassei-te por fora :)
Em relação ao amarelo, não é da cor, é mesmo da qualidade dos vinils ou do verniz da tinta aplicado, que deixa fluir melhor o ar, assim melhora a aerodinâmica :). Isto associado ao que nos foi recomendado o ano passado, de investir num túnel de vento e em engenheiros, parece que deu frutos :)

Venha SPA!

Compra os teus jogos mais baratos aqui:
https://www.instant-gaming.com/igr/muscledDog/

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 490
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
Também deixo o meu!

Qualificação: Muito porreirinha, pela primeira vez este campeonato consegui fazer uma boa qualificação (as outras duas correram-me mal), não fiz o tempo que podia fazer (daria pa tirar uns pozinhos) mas deu para P3 o que foi muito bom dado que o Zé e o Pedro estavam noutro nível.

Corrida: Apesar de ter dado 30000 voltas durante a semana nunca fiz mais q 10 seguidas e nunca me cheguei a dedicar a controlar consumos de pneus e gasosa pelo que estava um pouco às escuras. Confirmei antes da corrida com os companheiros de equipa se 30 listradas chegavam? Chega, siga  :clapping:

Largada sem incidentes a manter a posição ensanduichado entre os dois GE mas no final da primeira volta, na T última, o Pedro (q estava em 2.º) pisou o corretou e teve um pequeno momento que lhe roubou uns valentes km/h e assim só tive que desviar pa passar pq ele ficou vulnerável face à diferença de velocidades com q entrámos na reta.  Subi a segundo mas com o Sérgio cada vez maior nos retrovisores. Lá pela segunda ou terceira volta o Sérgio foi ao muro no gancho e foi a vez de ser perseguido pelo Pedro, nesta altura ainda com um pequeno gap pa respirar mas rapidamente o Pedro chegou muito perto e foram umas 25 voltas a sofrer pressão intensa  :shok: Felizmente comecei a aperceber-me q o Pedro, apesar de mais rápido que eu em todo o circuito, nos dois pontos cruciais ele não conseguia colar (T-última e T10) e assim eu conseguia ir sobrevivendo nas travagens da T1 e na chicane. Sabendo q tinha 25 voltas pela frente foi um grande alívio pensar que se não fizesse asneiras naquelas 2 curvas talvez conseguisse aguentar o lugar. Assim as voltas se sucederam, todas iguais. Para o final a traseira começava a querer sair mas mão tive nenhum susto propriamente. A única vez q o carro se atravessou ligeiramente a sair da T10 olho para o retrovisor e o Pedro estava a fazer igual  :biggrin:

Ser a presa é uma treta  :crazy:

Edit: Pus o tema da gasosa ao início pq no último terço de corrida o Zé, q estava a controlar a gasosa dele, comentou q estava a gastar mais do que tinha calculado e ía cortar a meta a vapores, ora qd perguntei qts litros tinha ele verifiquei que eu já tinha gastado 0,6l ou 0,7l a mais que ele! Ora se eu estava a gastar mais, tinha menos no depósito e ele ia acabar a vapores por momentos pensei que fosse ficar apeado. Poupar não era opção com o Pedro mesmo atrás, ou cedia o lugar pa conseguir fazer algum coast ou confiava que ía chegar. Acabei por negligenciar um pouco esse aspeto pq tinha muito com que me preocupar nos retrovisores, no fim nem reparei qt sobrou mas deve ter sido quase nada =/
« Last Edit: January 25, 2018, 11: 48 by Carlos Santos »
https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline José Almeida

• Diretor de Operações | Administrador
  • Lenda
  • Liked: 1132
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Bem, o meu report é simples  :biggrin:

Sabia que estava bem, e consegui fazer a pole (mas apanhei um susto porque o Pedro vinha mais rápido só que errou na penúltima curva). A corrida foi com pouca história, mas saborosa - parti na frente, mantive a primeira posição e foi gerir a corrida toda, porque sabia que tenha um colega de equipa atrás que fez um excelente trabalho a segurar o Pedro. Só apanhei um susto pela volta 10 para aí que cheguei a ir ao muro, na curva 3. De resto... Codoil 1-2  :yahoo:

Da parte da PTSims, só quero pedir desculpa aos pilotos que têm visto as suas corridas quase sempre (ou mesmo sempre) estragadas logo na 1ª volta... Acredito que seja terrível, mas da nossa parte não podemos fazer mais nada a não ser dar penalizações mais duras e é que vamos fazer se as primeiras voltas continuarem a ser o caos que têm sido até ao momento. Desta feita, a confusão foi causada, na sua grande maioria, por pilotos Codoil, voltando a pedir desculpa aos pilotos que têm tido imensos azares no campeonato...

Sei que estou a falar muito disto no briefing e aqui no fórum, só que o pessoal tem de se aperceber que estes carros são extremamente frágeis, não são turismos... qualquer toque faz perder logo o controlo do carro e, por isso, têm de se conduzir com mais cuidado. Esperemos que Spa seja (muito) melhor

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 581
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
"Que bem que se está na praia, D. Balbina!"

Esta era a frase de um anúncio muito em voga nos anos 60 e 70 em Portugal, mas a realidade é que estar na praia com uns aspiradores a ratar feitos malucos e a largar areia por todo o lado não é o que se possa chamar de um bonito dia de praia. (n.d.r.: eu nunca ouvi o anúncio porque acabei os anos 70 com 4 anos de idade. Os meus pais e avós é que me contaram da existência de tal coisa, e sempre que estão de férias ou na praia, lá vem belo do cliché!)

Ora bem, Zandvoort é uma pista que fica mesmo junto à praia, e poderia juntar o útil ao agradável, que é sol, ondas, surf e gajas em bikini com carros, velocidade, borracha queimada e gajas em bikini (o elo de ligação entre ambos)! O chato é que não dá para ter tudo, porque os carros partem quando a água do mar entra nos cilindros, e o sol faz os pilotos passarem um mau bocado dentro daquele cockpit, com luvas, macacão e capacete. Valha-nos as gajas...

Isto tudo para dizer que a minha estadia em terras holandesas não foi um paraíso e um momento perfeito. Mas também verdade seja dita, também não foi mau de todo.

Qualify:
Não foi brilhante, porque nunca é, mas a realidade é que acabei mais afastado do último lugar do que é costume. Na última volta, já com o contador da qualy a zeros, ia a retirar 0.25 ao tempo que tinha e esbardalhei-me à entrada da recta interior. Também não valeria de muito, pois o tipo à minha fez menos quase meio segundo. Assim sendo, consegui o 14º tempo.

Race:
A estratégia montada visava a opção por dois cenários, tendo em conta dois factos inegáveis:
 1 - Na primeira volta, muita gente mata, se mata e morre;
 2 - Tinha um drive-through a cumprir nas primeiras 5 voltas;
Assim sendo, os dois cenários baseavam-se essencialmente no meu instinto de sobrevivência: se me livrasse da matança da primeira volta sem acidentes e sem danos, protelaria o cumprimento da penalização até à 5ª volta, caso contrário faria a mesma assim que possível.

O arranque foi bom, podia ter ganho logo uma posição mas fiquei tapado no meio da recta, o que me fez levantar o pé. Na travagem para a T1, com receio do acordeão, levantei o pé antes e perdi algumas posições, mas isso também me permitiu assistir de cadeirão a uns piões e incursões pela relva. Depois, fui andando bem certinho enquanto cada curva ia eliminando mais um incauto piloto que se deixava levar pela emoção. Ao fim da primeira volta estava em 10º e por lá fiquei até ao fim da 5ª volta, altura em que fui então sim à boxe cumprir a penalização. Quando saí, estava no meio de uma algazarra de pessoal!!!  :shok: :shok: :shok: Éramos  para aí uns 6 todos juntinhos na chapada por uma posição. Ena pá, isto é que era vida!!  :yahoo: :yahoo: :yahoo:

Mas tudo o que é bom acaba depressa.  :( Uma ou duas voltas depois o Vitor Costa ultrapassa-me na recta da meta. No entanto, na T1 alarga a trajectória e vai à relva! Eu fiquei todo contente e coloquei-me lado a lado com ele para abordagem à T2, a famigerada Gerlachbosch. Nenhum de nós quis perder a posição e... baduuuuuuuuuuuuuuum! Lá fomos ambos para a gravilha e para o muro  :mda: :mda: (tenho ideia que mais alguém se juntou depois a esta festarola).

Apesar de tudo, o F3 não estava muito mau, pois apesar de as asas estarem amarelinhas, não apresentava grande perda de performance, e isso permitiu que eu andasse depois à caça do pessoal. Tive sempre entretido em lutas até ao final, numa corrida em que subi de 19º até ao 12º, mas que no fim acabei por ceder duas posições a tipos que tinham passado pela boxe para calçar ténis da Nike de última geração, enquanto que eu seguia com as ferraduras de aço para cavalo que o meu pai me calçou no dia em que nasci (há pais muito severos com os fillhos). Por isso, consegui em terras holandesas o melhor resultado da época até ao momento, mas acima de tudo diverti-me. Finalmente não fiz uma corrida sozinho, estive sempre acompanhado na luta por posição com outros pilotos, o que foi muito bom.

No fim, ainda fui dar um mergulho e procurar o Paulo Honorato na praia, de six-pack debaixo do braço, mas disseram-me que ele já estava a caminho das Ardenas, porque o sol faz-lhe mal à pele nesta época do ano. Olha, dei uma de Alonso e deitei-me na espreguiçadeira a ouvir o relato do Sporting-Porto. 
:beach: :beach: :beach: :beach: :beach:

"Ai, Nazaré, Nazaré! Onde tens tu a cabeça?! Ir para a praia com um calor destes..."
« Last Edit: January 25, 2018, 14: 05 by Nuno Vitoria »

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Paulo Honorato

• Lenda
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
Nuno eu passei pela praia, e pela pista também, ninguém deu por isso mas estive lá, também não foi muito tempo  :biggrin:
Como tu dizes estive na praia à tua espera, e fui bebendo 1, 2, 3 até ter bebido as 6 e tu não chegavas, e o calor era imenso, apanhei o avião e fui para Portugal, não fui para as Ardenas porque não vou a essa prova.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 581
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
Só 6? Também bebes poucachinho...

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Paulo Honorato

• Lenda
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
Eram de 1 litro, não bebo minis.  :drinks:

Online Sergio Miranda

• Membro
  • **
  • Liked: 98
    • View Profile
Report:

Eu ate gosto deste Dallara, mas ele não gosta que eu o conduza, ele quer sempre me enviar fora do cockpit, quando quero acelerar e quando travo :bad: não esta fácil de entender-nos .

Nunca tinha ainda competido em Zandvoort, e tive muitas dificuldades, e não me consegui adaptar. 
quali: Decide não realizar, pois sabia que não tinha um tempo bom nem consistência, para tentar arrancar mais da frente.
Race: Foi tentar fazer uma prova com o baixo ritmo para não danificar o carro, e assim chegar ao fim e obter alguns pontos, ainda assim tive por algumas voltas com algum interesse quando tinha alguns carros em perseguição, mas depois cedi ao realizar de um pião.

Parabéns aos vencedores, e ate SPA

Offline Tiago Gouveia

• Membro
  • **
  • Liked: 125
    • View Profile
  • Simulation Hardware: volante g27
Consegui uma boa qualificação no TOP10 neste circuito que é dos meus preferidos.

Logo na volta 1 fiquei para trás após um toque com o Rui Martins mas rápido voltamos à estrada e fomos subindo na classificação.
Grandes batalhas com o Carlos Miranda, Rui Oliveira e Paulo Sousa o que fez com que esta corrida fosse a mais divertida até agora  :biggrin:

Que venha Spa  :bye:

Offline Carlos Miranda

• Diretor do CAI | Staff
  • Experiente
  • Liked: 306
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
Inspirando-me no novo estilo de reports...

Este sou eu, a tentar andar em RF2 e neste campeonato ao mesmo tempo, nao é "areia a mais para a minha camioneta", mas ou bou debagar ou corre mal...

Estes sao os carros com tintas amaralas especiais xpto que andam aí....

Só falta mais uma dupla jornada, a partir dai é foco total no FS, a ver se isto melhora!
Parabéns a todo pódio e até Spa.