Linked Events

• Formula Series 2018 - Prova 2: January 17, 2018

Author Topic: Formula Series 2018: Prova 2 - FS British Grand Prix @Silverstone  (Read 3764 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 581
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
Re: Formula Series 2018: Prova 2 - FS British Grand Prix @Silverstone
« Reply #30 on: January 19, 2018, 11: 21 »
Nuno, tenho dois filhos, logo 1 seg de lastro é garantido aqui para estes lados...  :biggrin: :biggrin: :biggrin:

Epá... isto não correu nada como eu estava à espera. Não dá sequer vontade de grandes "dramatizações"...

Começou logo com o facto de, por uma razão desconhecida, estar a ter "brakes" no AC. A qualificação foi o normal do costume, apesar de já ter feito um tempo mais ou menos condizente com o que obtive nos treinos. Apesar disso, o pessoal anda que se desunha, por isso o 1:57 baixo deu para 20º, quando antes andava pelo meio da tabela...

A corrida começou com um toque na primeira curva que me fez sair de pista e perder o contacto com a malta... Depois, de vez em quando lá vinham os brakes, que me cortavam a piada toda na corrida. Andei quase sempre acompanhado do Gonçalo Vieira, mas os dois praticamente sozinhos, com 10 seg de diferença para quem ia à minha frente. Ao longo das 20 voltas, duas lutas:
- primeira com o Nuno Rodrigues , que acaba com um toque entre ambos na travagem para Brooklands (isto começa a ser uma tradição)...  O Nuno acabou por desistir nessa altura. Apesar de achar que desta vez não houve nada de irregular na minha manobra (ao contrário do que aconteceu em Okayama, que fui um nêspera do catano), se tal aconteceu peço desculpa, porque o pior que pode acontecer é ficar-se fora da corrida por acidente provocado por outro... :(

- segunda com o Sandro Pinho, nas últimas voltas, com o Sandro com melhores pneus (provavelmente porque foi à boxe) a acabar por ganhar a posição com relativa facilidade... mas depois esbardalhou-se no fim da penúltima volta, e ofereceu-me de bandeja o 18º lugar final.

Não foi muito giro. Tenho esperanças que Zandvoort seja mais interessante, pois é uma pista que gosto muito.

No entanto, queria também reforçar o que o Nuno Rodrigues refere acima, principalmente pelo que se vê na transmissão: pela segunda vez em duas provas, a primeira volta é um caos. Fórmulas não são carros de turismo, e qualquer toque dá bónus. A abordagem do pessoal na primeira volta tem de ser muito mais cautelosa, mesmo se o damage é de apenas 60%. Se calhar, por isso mesmo, os carros deviam de estar mais sensíveis, pois se é chato ficar de fora da corrida por um acidente, quase que há um sentimento de impunidade, pois o dano provocado pelos toques afecta pouco o rendimento dos carros. Isso não invalida que o pessoal tem de ter mais cuidado no arranque e na primeira volta. "Na primeira volta, ninguém ganha corridas mas pode-se perder."

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Paulo Honorato

• Lenda
  • Liked: 904
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
  • Simulation Hardware: Teclado e Rato
« Reply #31 on: January 19, 2018, 12: 58 »
Qualify: parti lá atrás juntamente com os pais de crianças (qualquer dia têm que fazer um campeonato para pais  :biggrin: )

Race: Arranco bem, venho por fora a tentar ser prudente, e pimba vou parar à areia, volto à pista e vou recuperando lugares por causa dos outros despistarem-se. Na 2º volta fico sem net.... Ainda faço um esforço para voltar, consigo ligar-me saio das boxes e vem lá o 1º, paro à saida para passarem TODOS, fica com 2 ou 3 voltas de atraso e sem poder lutar por nada. Ok desliga isto e vai trabalhar.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Speed Addicted
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec Porsche 911 GT3 RS; Fanatec CSR pedals; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 8 Gb RAM; ASUS nVidia GTX660; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #32 on: January 19, 2018, 13: 42 »
Qualify: parti lá atrás juntamente com os pais de crianças (qualquer dia têm que fazer um campeonato para pais  :biggrin: )
É melhor não, porque há pais de crianças que andam depressa para caraças e depois acabavam-se as minhas desculpas...

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 528
    • View Profile
« Reply #33 on: January 19, 2018, 21: 50 »
querem ver que afinal os pais dos meus 12 filhos começam a aparecer??? significa que em Zandvoort estarei mais rápido.
também tenho os mesmos "brakes" no Ac que dantes nao tinha, especialmente no arranque.

Ao que me parece o Nuno Vitória anda a "arrumar" com a KFC. Primeiro eu, depois o Sandro... Até há quem diga que já o viu ali para os lados do Mcdoinas e do Bóigaking.

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Speed Addicted
    • View Profile
« Reply #34 on: January 20, 2018, 01: 06 »
Ao que me parece o Nuno Vitória anda a "arrumar" com a KFC. Primeiro eu, depois o Sandro... Até há quem diga que já o viu ali para os lados do Mcdoinas e do Bóigaking.

NANANANANANANANINANÃO!!!! Vamos lá a ter calma com essas acusações vilipendiosas, pois quando eu vi o Sandro já ele estava a comer a salada que acompanha as coxinhas do frango, mas em modo biológico: acabadinha de apanhar do solo para o papo, sem tempero, sem sal, só ervinha da boa! E eu, como pessoa educada, nunca iria importunar a refeição do moço!!! Por isso, segui o meu caminho!!

Que a verdade seja reposta, pois estas coisas são muito complicadas.

:D :D :D :D :D :D

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 528
    • View Profile
« Reply #35 on: January 20, 2018, 16: 14 »

NANANANANANANANINANÃO!!!! Vamos lá a ter calma com essas acusações vilipendiosas, pois quando eu vi o Sandro já ele estava a comer a salada que acompanha as coxinhas do frango, mas em modo biológico: acabadinha de apanhar do solo para o papo, sem tempero, sem sal, só ervinha da boa! E eu, como pessoa educada, nunca iria importunar a refeição do moço!!! Por isso, segui o meu caminho!!

Que a verdade seja reposta, pois estas coisas são muito complicadas.

:D :D :D :D :D :D

ahahahha, ca pra mim tu queres é coxas!!!

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Speed Addicted
    • View Profile
« Reply #36 on: January 22, 2018, 00: 39 »
Quem não quer, caro adversário homónimo? Quem não quer?!

Offline Sérgio Azevedo

• Membro
  • **
  • Liked: 25
  • :) OLÁ!! :)
    • View Profile
    • Azevedo SRPage
« Reply #37 on: January 22, 2018, 10: 32 »
Pensava eu que já tinha feito o report.... só que não...  :mda:
Esta malta anda forte, e o pelotão anda equilibrado.

Q: ora arranca-se para Q, e no final da volta de preparação o C. Santos, pimbas! Não queria que eu qualificasse!  :sarcastic_hand:
Nova tentativa, e lá consegui tirar um tempo aceitável, toca de ir a box "afinar" setup... só fiz m****... enfim...  :fool: :fool:
P4, segunda linha, e por dentro podia ser uma boa oportunidade para um bom arranque...

R: Green! e bom arranque, ainda antes da T1 já estou em 3º, embora até ao fim da primeira volta tenha estado mais preocupado com o espelho retrovisor que com os dois Formulas que seguiam à minha frente.
Devido a uma outra tentativa de afinação que fiz antes da corrida, vim a descobrir que tinha perdido o ritmo para o Pedro e consequentemente para o Almeida, o que foi extremamente bom, pois restava-me contentar com o 3º lugar ou algo melhor caso surgisse um erro de um ou de outro...
A corrida foi-se desenvolvendo e a luta lá na frente também, muitas vezes vi o Almeida a rabiar (aquele Formula estava diabólico), a forçar o andamento de tal forma que o "astroturf" sentiu o peso do Almeida algumas vezes, assim como a relva, mas para minha infelicidade ele lá sempre se aguentou e nunca piascou... :blush: :blush:
Mas lá aconteceu pelo meio o erro, e consegui-me sobrepor à supremacia de ambos e passar para P1, aproveitando o erro do Almeida, forçando o Pedro a levantar bastante o pé... lugar que mantive até à penúltima/ultima volta, erro na chicane e à saída o Almeida, que veio a ganhar-me tempo nas voltas anteriores aproveitou, meteu-se ao meu lado e na T1 levantei pé para não ficarmos ali os dois...
No entanto, na travagem para a T3, pensei:
"meu menino, não levas o primeiro lugar de bandeja, vais ter de te esforçar um bocadinho..."
e assim foi, travagem lado a lado, salto para a frente ficando por dentro, ele vai fora um bocadinho pois não pôde fazer a curva onde queria e destabilizou o carro, e quando reentra em pista é a altura de travar para a T4...
Eu venho largo a preparar a aceleração pois precisava daquela saída da T4 em velocidade, mas sabia que o Almeida iria colocar o focinho e deixei aquele espacinho para ele o meter (por forma a não comprometer a corrida, que estava a ser TOP) ... como estamos a falar de trajectórias que se iriam interceptar, ou o Almeida iria aproveitar aquele buraquinho e atacava mas iríamos tocar... ou não tentava ali e mais a frente logo se veria...
Levei um toque na roda traseira, se fosse danos reais, acabaria a volta com um furo e o Almeida sem asa...
Resultado, uma ultima volta em low pace porque já nao valeria a pena forçar mais... e P3 na linha de meta!

Foi pena ter terminado daquela maneira, principalmente porque o único erro que cometi (muito devido a pneus) fez com que fosse possível ser ultrapassado de forma fácil, e em luta directa ter acontecido aquela peripécia. É pena, mas no final até foi um resultado bom para a equipa... podia ter sido melhor mas pronto!

A GamingEvents sai do UK com P2 e P3, e com o 1º Lugar de equipas!  :i-m_so_happy:
Vamos ver como corre em Zandvoort!  :bye:

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Speed Addicted
    • View Profile
« Reply #38 on: January 23, 2018, 02: 30 »
(...)
Começou logo com o facto de, por uma razão desconhecida, estar a ter "brakes" no AC.

(...)

A corrida começou com um toque na primeira curva que me fez sair de pista e perder o contacto com a malta... Depois, de vez em quando lá vinham os brakes, que me cortavam a piada toda na corrida.

(...)

No entanto, queria também reforçar o que o Nuno Rodrigues refere acima, principalmente pelo que se vê na transmissão: pela segunda vez em duas provas, a primeira volta é um caos. Fórmulas não são carros de turismo, e qualquer toque dá bónus. A abordagem do pessoal na primeira volta tem de ser muito mais cautelosa, mesmo se o damage é de apenas 60%. Se calhar, por isso mesmo, os carros deviam de estar mais sensíveis, pois se é chato ficar de fora da corrida por um acidente, quase que há um sentimento de impunidade, pois o dano provocado pelos toques afecta pouco o rendimento dos carros. Isso não invalida que o pessoal tem de ter mais cuidado no arranque e na primeira volta. "Na primeira volta, ninguém ganha corridas mas pode-se perder."
Fui, e bem, penalizado pelo incidente na primeira curva.

Conforme disse, passei a corrida toda com ligeiros "brakes", ou "breaks", ou "freezes" (como lhe quiserem chamar) que apareciam do nada sem saber muito bem porquê. No momento da abordagem à T1 tive um "freeze" que imaginei que até pudesse ter sido causado pela colisão que tive, pois quando a imagem voltou já estava em derrapagem. Mas afinal essa colisão fui eu quem a provocou como mero passageiro do carro.

Isto não invalida em nada a advertência que fiz, aqui devidamente posta a negrito. Para evitar que o que aconteceu ao Honorato aconteça novamente nas próximas corridas, baixei os efeitos gráficos do meu AC. Agora, aqui, nem o carro anda nem a paisagem é bonita... :D :D :D :D

Offline Paulo Honorato

• Lenda
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
« Reply #39 on: January 23, 2018, 10: 17 »
Eu acho que o Nuno devia era ter sido expulso do campeonato, aquilo que ele fez nunca tinha visto igual, é mesmo mau e uma atitude anti-desportiva.  :acute:
E como não foi expulso devia de fazer um Drive-Through em todas as voltas de todas as corridas do campeonato.
Ficam já avisados que se o apanhar em pista na Holanda ele vai voar até à praia  :beach: da porrada  :diablo: que vai levar. Claro que o meu carro vai ficar danificado e por isso vou ter que o acompanhar até à praia, ainda não sei quem vai levar as cervejas fresquinhas  :drinks: , mas como foi ele o culpado desta vez vai ter que ser ele a chegar-se à frente.
De qualquer maneira a Ocidental Seguros já entrou em contacto com a seguradora do Nuno (penso que seja a Vitoria Seguros  :biggrin: ) para ele pagar o arranjo do Formula.

:friends:
Sem problema Nuno

Offline Nuno Vitoria

• Team Manager
  • Veterano
  • Speed Addicted
    • View Profile
« Reply #40 on: January 23, 2018, 10: 34 »
Essa é a parte melhor da penalização: drive through para contemplar as ondas, quiçá ainda dar um mergulho, e depois voltar para a pista. Acho que vou fazer pelo menos uma paragem para trocar pneus, para poder dar mais outro mergulho!

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1317
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #41 on: January 23, 2018, 14: 48 »
Paulo, não te preocupes que já foi mandado o aviso de IDS Credor para a seguradora do adversário das pistas. Felizmente que temos auto de ocorrência para comprovar a responsabilidade do sinistro.

Já mandamos reparar o carro e está como novo como já deves ter reparado. Mandei acrescentar kit de unhas para não termos desculpa em Zandvoort. Segundo os testes preliminares que fizemos em pista - pessoalmente já dei mais de 000000 voltas - temos carro para P1/P2 por larga margem. Por isso não há que enganar amanhã. Vamos ao caneco  :lol:

Offline Paulo Honorato

• Lenda
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
« Reply #42 on: January 23, 2018, 16: 56 »
Parece aqueles memes, de expectativa vs realidade  :biggrin:

Offline Alexandre Caetano

• Membro
  • **
  • Liked: 0
    • View Profile
« Reply #43 on: January 24, 2018, 17: 32 »
As penalizações são come e cala ou têm direito a protesto?

É que eu desvio-me para a trajetória porque o carro que ultrapassei vai.... lento? e ser eu a levar com a penalização...

É ridiculo??

Offline Sandro Simões

• Membro
  • **
  • Liked: 12
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G25
« Reply #44 on: January 24, 2018, 19: 32 »
As penalizações são come e cala ou têm direito a protesto?

É que eu desvio-me para a trajetória porque o carro que ultrapassei vai.... lento? e ser eu a levar com a penalização...

É ridiculo??

Boas Alex,

Tens 48h para protestar das penalizações atribuídas.
Carbor8 Racing