Author Topic: Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing  (Read 1158 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline José Almeida

  • Administrador
  • Veterano
  • *****
  • Posts: 2690
  • Liked: 655
  • Reputação: 9
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing
« on: December 13, 2017, 16: 06 »
Este é um documento que contém todas as regras aplicadas nos Campeonatos / Eventos de Sim-Racing da PTsims. É um documento com 18 páginas dividido em 8 secções, que por sua vez estão subdivididas em pequenas secções sempre que necessário, de forma a agrupar a informação sobre um mesmo tema. Existe um índice para facilitar a pesquisa.

A leitura das regras é obrigatória para todos os que se inscrevem em Campeonatos / Eventos da PTSims. Não ler as regras não serve de desculpa para não as cumprir. A aceitação destas regras é automática a partir do momento em que o piloto se inscreve num dado Campeonato / Evento. As regras aplicam-se a todos os pilotos, sem exceção, e são fundamentais para que as provas decorram com toda a normalidade.

As regras são atualizadas sempre que necessário e a alteração entra em vigor a partir do momento em que o documento atualizado é publicado. No caso de terem alguma sugestão, dúvida ou caso encontrem algum erro, postem neste tópico. Boas leituras... ;)




A. Disposições Gerais
A1. Aceitação e Conduta
A2. Comunicações e Fuso Horário
A3. Registo e Nome
A4. Servidor e Doações
A5. Adiamento e/ou Cancelamento de Provas e Corridas
A6. Admissão de Pilotos e/ou Equipas
A7. Alteração das Regras e Casos Omissos
A8. Entrada em Vigor

B. Pontuações e Classificações
B1. Sistema de Pontos: Corrida
B2. Sistema de Pontos: Qualificação
B3. Classificação Final em Campeonatos

C. Substituição de Pilotos
C1. Substituições Ocasionais
C2. Substituições Permanentes

D. Regras de Pilotagem
D1. Comportamentos Proibidos e/ou Antidesportivos
D2. Acidentes e Reentradas em Pista
D3. Linhas Delimitadoras, Via das Boxes e Bandeiras
D4. Câmaras, Controlos e Ajudas
D5. Dobragens
D6. Ultrapassagem e Defesa de Posição

E. Regras Específicas: Qualificação

F. Regras Específicas: Corrida

G. Protestos

H. Penalizações

Anexo 1: Bandeiras

Anexo 2: Glossário
« Last Edit: September 11, 2018, 14: 04 by José Almeida »

Offline Vítor Costa

  • Staff
  • Lenda
  • ****
  • Posts: 21049
  • Liked: 1246
  • Reputação: 84
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
Re: Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing
« Reply #1 on: December 13, 2017, 17: 28 »
Aconselho vivamente a leitura atenta  ;) Boa revisão das regras.

Offline José Almeida

  • Administrador
  • Veterano
  • *****
  • Posts: 2690
  • Liked: 655
  • Reputação: 9
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
Re: Regras Gerais: Campeonatos de Sim-Racing
« Reply #2 on: September 11, 2018, 14: 03 »
Regras gerais atualizadas!


Change log com as principais alterações para o update v8.1


A1

7. É obrigatório respeitar e cumprir qualquer indicação dada pelo Diretor de Prova ou por outro elemento do Staff.
7. É obrigatório cumprir qualquer indicação dada pelo Diretor de Prova ou por outro elemento do Staff que atue em nome do Diretor de Prova.


A5

21. A PTSims reserva-se ao direito de alterar o calendário dos Campeonatos com um mínimo de setenta e duas (72) horas de antecedência antes de a prova em questão ter lugar, no caso de ser detetado algum problema grave com a pista.
21. A PTSims reserva-se ao direito de alterar o calendário dos Campeonatos com um mínimo de setenta e duas (72) horas de antecedência antes de a prova em questão ter lugar, no caso de ser detetado algum problema grave com a pista que impeça o normal desenrolar da prova.

24. No caso de uma corrida ser interrompida antes de ter sido percorrida 75% da distância total prevista, por motivos técnicos ou por decisão do Diretor de Prova, a mesma será repetida na sua totalidade em nova data decidida pelo Staff.
24.   No caso de uma corrida ser interrompida antes de ter sido percorrida 75% da distância total prevista, por motivos técnicos ou por decisão do Diretor de Prova, a mesma será repetida na sua totalidade em nova data decidida pelo Staff (“nova data” pode indicar o próprio dia, se o horário for propício).


A8

32. As presentes regras encontram-se em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2018.
32. As presentes regras encontram-se em vigor a partir da data constante na primeira página deste documento.


B1

2. A pontuação após cada Corrida é atribuída somente se o piloto tiver completado 75% da distância total da Corrida ou mais.
2. A pontuação após cada Corrida é atribuída somente se o piloto tiver completado, pelo menos, 75% da distância total da Corrida.

NOVA ALÍNEA
É classificado como DNS (0 pontos) todo o piloto que não compareça em nenhuma sessão oficial.


Ponto D

As seguintes regras aplicam-se em qualquer sessão oficial. Entende-se por Sessão Oficial qualquer sessão de Treinos Livres, Qualificação e Corrida.
As seguintes regras aplicam-se em qualquer sessão oficial. Entende-se por Sessão Oficial qualquer sessão de Treinos Livres, Qualificação, Warmup e Corrida.


D2

D2. Danos, Acidentes e Reentradas em Pista
D2. Acidentes e Reentradas em Pista

6. No caso de um piloto sofrer um acidente ou despiste que o coloque no meio da pista, deve evitar mexer o carro a todo o custo e esperar que a pista esteja livre para poder retomar à mesma. Um carro parado é mais fácil de evitar pelos outros pilotos do que um carro em movimento.
6. No caso de um piloto sofrer um acidente ou despiste deixe na pista, deve evitar mexer o carro a todo o custo e esperar que a pista esteja livre para poder retomar à sua corrida. Um carro parado é mais fácil de evitar pelos outros pilotos do que um carro em movimento.


D3

15. É obrigatório respeitar a linha de demarcação que indica a saída e a entrada da via das boxes.
15. É obrigatório respeitar a linha de demarcação que indica a saída e a entrada da via das boxes. Esta regra aplica-se apenas aos pilotos que estejam a entrar ou a sair da via das boxes – os pilotos em corrida podem passar por cima dessas linhas caso não haja ninguém a entrar ou a sair da via das boxes.

16. Se o simulador estipular uma velocidade máxima na via das boxes, todos os pilotos são obrigados a cumpri-la. A Organização deixa a cargo do simulador as penalizações de excesso de velocidade na via das boxes, caso existam.
16. É obrigatório respeitar a velocidade máxima na via das boxes.


F5

5. Quando em volta de formação, não é permitido ultrapassar nem se colocar a par do piloto que segue em frente (ver imagem abaixo).
5. Quando em volta de formação, os pilotos devem seguir em fila indiana (um atrás do outro). Não é permitido ultrapassar nem se colocar a par do piloto que segue em frente.

6. Caso o piloto utilize a tecla “ESC” para regressar à garagem, considera-se que tal comportamento implica o abandono da prova. Se o piloto utilizar “ESC” e voltar de novo à corrida será desclassificado da mesma. Em caso de reincidência, o piloto será excluído do Campeonato em questão.
6. Caso o piloto utilize a tecla “ESC” para regressar à garagem em corrida, considera-se que tal comportamento implica o abandono da prova. Se o piloto utilizar “ESC” e voltar de novo à corrida será desclassificado da mesma. Em caso de reincidência, o piloto será excluído do Campeonato em questão.


G3

3. Os protestos são apresentados única e exclusivamente via Mensagem Privada (PM) para o utilizador PTSims Racing (http://www.ptsims.net/forum/index.php?action=profile;u=1987).
3. Os protestos são apresentados única e exclusivamente via Mensagem Privada (PM) para o utilizador Comissão de Análise de Incidentes (http://www.ptsims.net/forum/index.php?action=profile;u=1987).


G5

5. Os protestos devem ser apresentados num período máximo de noventa e seis (96) horas após o final da corrida. Qualquer protesto apresentado após este período será ignorado.
5. Os protestos devem ser apresentados num período máximo de quarenta e oito (48) horas após o final da corrida. Qualquer protesto apresentado após este período será ignorado.