Author Topic: Actualidade desportiva, uma vez que a malta anda esquecida...  (Read 410 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Nuno Vitoria

• Membro
  • Liked: 219
  • Reputação: 33
  • Speed Addicted
    • View Profile
    • PM4 Racing Official Website
  • Simulation Hardware: Logitech Driving Force GT; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 4 Gb RAM; Powercolor HD 5770 1 GB; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
Muito tem acontecido e pouco se tem falado aqui no desporto automóvel. Então, vamos lá tentar espicaçar isto um bocadinho:

- A Mercedes anunciou que vai abandonar o DTM a partir de 2019. A marca alemã decidiu que vai dar prioridade a outro projecto desportivo: a Fórmula E;

- Há rumores a pairar que a Volvo pode deixar o WTCC, o que deixaria o campeonato em estado crítico, pois só teria a Honda como construtor oficial. A FIA e os promotores já andam no terreno em busca de solução;

- A Mclaren mandou a Honda aos ninhos. Bom, mais ou menos... Foi mais na base de impingir a Honda à Toro Rosso para assim ficar com os motores Renault, motores esses que eram fornecidos à equipa júnior da Red Bull;

- Com a chegada da Renault à Mclaren, Fernando Alonso vai ficar por lá pelo menos mais um aninho (notícia fresquinha, confirmado hoje);

- Daniil Kvyat, o sacana do russo que roubou o carro de F1 ao Félix da Costa, pode fazer este fim de semana a sua última corrida de F1 dos próximos tempos. O tipo começou na Toro Rosso, subiu à Red Bull, e os disparates foram tantos que a meio da época de 2015 foi despromovido à Toro Rosso por troca com o Max Verstappen. Desde aí as suas prestações têm sido dignas do Titanic, com o corolário a ser a sua destituição do lugar nas últimas duas corridas para Pierre Gasly. Só corre nos EUA porque Gasly tem de lutar nesse mesmo fim de semana pelo título da Super Fórmula japonesa. Depois disso, é provável que até o Brandon Hartley lhe fique com o lugar.

- A Porsche fartou-se de ganhar Le Mans e vai por isso abandonar o WEC e consequentemente os LMP1 Hibridos. Para onde vai apontar agulhas?! Isso mesmo: Fórmula E!

- Para o ano na F1, teremos aquilo que se chama uma salada russa lá para os lados do tipos austríacos das latinhas. Aston Martin Red Bull / Tag Heuer. A Aston Martin tornou-se patrocinador principal da equipa de Formula 1 da Red Bull, prevendo-se a entrada dos ingleses na categoria como fornecedores de motores aos carros dos bois lá para 2021, quando as regras das unidades motrizes vão mudar. Por enquanto, mantêm-se com motores Tag Heuer de autocolante, Renault na realidade.

- Quem pode estar de volta à F1 para o ano é o Robert Kubica. Depois do acidente de rally em 2011, que quase o matou, o polaco esteve afastado da disciplina máxima do automobilismo. No entanto, nos últimos meses fez vários testes, quer com a Renault (já com o carro de 2017) e com a Williams (com o carro de 2014, por imposição regulamentar) e pelo que consta está na linha da frente para substituir Felipe Massa na equipa do Sir Frank;

- Por fim, o Lewis Hamilton pode ser já campeão de F1 (pouco provável acontecer já), o Filipe Albuquerque pode ser campeão do ELMS (pouco provável acontecer), decide-se o título do TCR Ibérico... e pronto, basicamente é isto.

Pronto, muito tema para discutir. Que raio de simracers são vocês que não discutem desporto, hein?!?!?!

I'm a RACER among RACE CAR DRIVERS - Gilles Villeneuve

Offline Gonçalo Viegas

• Rookie
  • *
  • Liked: 8
  • Reputação: 0
  • 'Nulla è vero. Tutto è Permesso!'
    • View Profile
    • Motorcycle Sports
  • Simulation Hardware: Portátil MSI GT72VR 17.3" 6RE-291PT Dominator Pro Tobii + Logitech G27
Re: Actualidade desportiva, uma vez que a malta anda esquecida...
« Reply #1 on: October 19, 2017, 18: 05 »
Só para ser do contra: Forza Dovizioso Ducati ao trono

Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através de Tapatalk

Offline José Almeida

• Administrador
  • Membro
  • Liked: 266
  • Reputação: 6
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #2 on: October 19, 2017, 18: 44 »
Eu acho que é mais provável é a Honda deixar e a Volvo ficar... de uma maneira ou de outra o WTCC tem os dias contados com os TC1. Começou mal e nunca se endireitou...

Offline Tiago Fortuna

• Veterano
  • Liked: 407
  • Reputação: 11
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #3 on: October 19, 2017, 20: 40 »
Viva o WEC e o ELMS, os Blancpain GT/Endurance/GT Sports, o BGT, o TCR e os V8SC :D

Nao me convencem nem com formulas e muito menos eletricos.

Nao se esquecam que o o AIA vai ter show ainda este mes e...

Viva o V de V e as 24h series :D

E ainda ha o motociclismo mas fiquei sem tempo de antena :D

Offline Nuno Vitoria

• Membro
  • Speed Addicted
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech Driving Force GT; Intel Core i5 760 @2.8 Ghz; 4 Gb RAM; Powercolor HD 5770 1 GB; Samsung SyncMaster 22''; Peluche Ursinhos Carinhosos Resingão.
« Reply #4 on: October 20, 2017, 12: 20 »
Eu acho que é mais provável é a Honda deixar e a Volvo ficar... de uma maneira ou de outra o WTCC tem os dias contados com os TC1. Começou mal e nunca se endireitou...
Por acaso não é o que consta. Mas efectivamente os TC1 têm os dias contados. Muito giros mas são uma dor de cabeça em termos de custos.

Vejo mais depressa ser readoptada uma fórmula com TCR's mais musculados.

Viva o WEC e o ELMS, os Blancpain GT/Endurance/GT Sports, o BGT, o TCR e os V8SC :D

Nao me convencem nem com formulas e muito menos eletricos.

Nao se esquecam que o o AIA vai ter show ainda este mes e...

Viva o V de V e as 24h series :D

E ainda ha o motociclismo mas fiquei sem tempo de antena :D
Daí, disso tudo, só vejo V8, algum TCR e as Sprint Series da Blancpain. Tudo o que tenha uma duração superior a 2 horas é para ver o resultado final, porque ver a corrida, desculpa, mas não tenho paciência...

"Espectáculo, estamos a 3 horas do final da corrida e o líder tem uma vantagem de apenas 1 volta sobre o segundo classificado!!! ISTO É A LOUCURA!!!!"

Nope... não é para mim...

Depois, GT são giros, mas um monolugar é um monolugar e tem muito mais espectacularidade em si que qualquer carro de "estrada". Só os Sport Protótipos podem ombrear na espectacularidade de andamento, mas nunca em corridas de 6, 8, 12 ou 24 horas... Tenho mais que fazer do que estar todo esse tempo em frente à TV...

Quanto à Fórmula E, vê! Ah e tal, só dão 200 e pouco km/h... não, agora dão 200 e muitos, com o aumento de potência, é espectável que venham a dar muito perto de 300 dentro de pouco tempo, e querem ter em 2020 a implementação de uma zona da pista para carregamento de baterias por indução, estilo o que tínhamos no futurista F-Zero da Super Nintendo. Com a chegada de marcas como Audi, Mercedes, Porsche e BMW, a juntarem-se às já existentes Renault, DS e Jaguar, com a abertura dos regulamentos a desenvolvimentos independentes para cada marca, a Fórmula E tem tudo para ganhar interesse. Mais ainda quando as corridas já são, de si, muito mas mesmo muito interessantes!

Offline Tiago Fortuna

• Veterano
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CSWv2, CSPv3, CSS SQ, i5 4670K, 16GB 2400 CL10, GTX1080 6GB, 3xLG 23"/Vive
« Reply #5 on: October 20, 2017, 16: 14 »
Concordamos em discordar :p

Offline Carlos Santos

• Estagiário
  • **
  • Liked: 115
  • Reputação: 4
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.0 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
« Reply #6 on: October 20, 2017, 17: 10 »
Além de actualidade pode-se discutir o futuro?

A propósito da Formula E gostava de saber o que acham que vai acontecer nas próximas décadas porque é uma coisa que me intriga imenso.
Para mim é evidente que mais brevemente que esperamos, uma a duas décadas, a Formula E, ou outra fórmula 100% eléctrica, vão ser o pináculo incontestado do desporto motorizado. Mais devagar mas inevitavelmente todas as categorias supra-citadas vão evoluir para motores 100% eléctricos. Posso estar enganado mas sobre isto tenho opinião muito bem formada. Todo o dinheiro, marcas, marketing, legislação, bem como desejos das gerações vindouras vão estar direccionados para isso.
Os motores de combustão no Séc. XXII serão apenas e só uma memória histórica e um hobby gorduroso e sujo de uma franja da sociedade inexpressiva e pouco recomendada ou o hobby de super-luxo dos milionários.

O que me intriga é tentar especular os efeitos que a condução autónoma pode trazer ao desporto. Hoje em dia os carros autónomos já são melhores condutores que os humanos, matam menos gente. Acredito que daqui por 20/30 anos as primeiras cidades/países vão começar simplesmente a proibir os humanos de conduzir porque o risco de ter um humano a conduzir simplesmente será absurdo e não será tolerado pela sociedade. Por outro lado a concentração da sobre-população do planeta nas mega-cidades vai contribuir para isso (se não formos todos cavar terra antes). Para culminar qq software poderá pilotar um carro autonomamente melhor que qualquer humano.

Quando este dia chegar haverá lugar para o desporto automóvel? Os putos sonharão em ser pilotos? Haverá competição entre AI e humanos? O BOP será reduzir o clock dos CPU's dos AI?
Eu sempre acompanhei a F1 desde os 6/7 e sempre fascinado pela evolução técnica dos carros, as inovações, os rasgos de génio, no fundo o progresso. No futuro qq espécie de desporto automóvel que envolva pilotos humanos será o regresso ao passado, à pré-história quase, será sobre retrocesso em vez de evolução da engenharia. Sinceramente não consigo antever o que possa acontecer.

Ao nível do controlo autónomo temos o caso da aviação, quer militar quer civil, que começou este processo umas décadas antes e que já leva esses anos de avanço. Ainda será muito cedo para tirar ilações mas este processo está a tirar o fascínio/mito de pilotar? Outro exemplo a propósito é Controlador de Tráfego Aéreo, profissões outrora absolutamente míticas e que hoje começam a ser banais. Claro que a massificação da aviação é o maior factor, but still...

O progresso técnico e a presença humana no desporto motorizado parecem-me claramente incompatíveis. Não é difícil de imaginar as marcas a pôr o dinheiro todo na competição entre carros autónomos pq é isso que elas vão vender... se nos anos 60 ou 70 o carro q vencia na pista no domingo vendia-se no stand na segunda-feira, muito mais direta será a relação quando falamos de carros que na segunda estão no stand com o piloto q ganhou a corrida embutido no silicone. Mas será que alguém está interessado em ver isto?
« Last Edit: October 20, 2017, 17: 26 by Carlos Santos »

"If everything seems under control, you're just not going fast enough." Mario Andretti

Offline Tiago Fortuna

• Veterano
    • View Profile
« Reply #7 on: October 21, 2017, 14: 15 »
Ate' la' nao me doa a cabeça. Vai ser um "problema" (de puro aborrecimento) para os meus netos (espero eu).

Quanto ao eletrico nao me chateia nada. Eu prefiro e carros com capota em vez de formulas.

Offline Nuno Vitoria

• Membro
  • Speed Addicted
    • View Profile
« Reply #8 on: October 21, 2017, 22: 57 »
Carlos, já vai haver uma competição de bots em estrada, como suporte para a Formula E em 2019, salvo erro. No entanto, na primeira demonstração que fizeram com dois carros apenas em pista, um deles... espetou-se no outro. Portanto, isso ainda vai ter muito trabalhinho pela frente.

No entanto, não vejo uma competição de futuro com AI e humanos, ou apenas AI. Porque a realidade é que um tipo de competição assim era uma seca.

A F1 e o desporto motorizado em geral faz o que fazem os outros desportos, dependendo do seu grau de aceitação nas diversas sociedades: cria ídolos e lendas. Nunca iremos venerar um robot que leva um carro a fazer 20 voltas perfeitas, ou que acerta 40 triplos seguidos num cesto. Nem ao robot nem ao tipo que o constrói. É algo que tem a sua piada em termos de tecnologia mas não vejo como uma possibilidade de desporto no futuro.

Quanto à autonomia no dia a dia, não confio em algo 100% autónomo. Nem agora nem nunca. Chamem-me antiquado... :)

Offline José Almeida

• Administrador
  • Membro
    • View Profile
« Reply #9 on: October 24, 2017, 14: 00 »
Inspirado pelo post do Nuno deixo o que aconteceu de mais importante este fim-de-semana:

- Por cá, o Filipe Albuquerque e o #32 da United Autosports não conseguiu vencer o título de LMP2 numas "despidas" 4 Horas de Portimão. Um drive-through + 55 seg. de penalização por exeço em 20 km/h nas boxes tirou-lhe qualquer possibilidade de vencer a corrida que foi ganha pelo Oreca #40 da Graff. O #22 da G-Drive terminou em 4º e venceu o campeonato. Em LMP3 foi o #2 da United que venceu o título e em GT foi o Ferrari #66 da JMW.

- O título do TCR Ibérico ficou para Francisco Abreu que aproveitou uma colisão na primeira corrida do fim-de-semana entre Francisco Mora e Manuel Gião para recuperar vários pontos a Mora que não mais alinhou no fim-de-semana. Em 2º no campeonato ficou precisamente Mora à frente de Rafael Lobato e Patrick Cunha no Audi do Braga.

- Em terras americanas, Lewis Hamilton venceu o GP dos EUA numa corrida bastante interessante. Perdeu a posição ao arranque para Vettel, mas rapidamente a recuperou. A partir daí deu-se uma boa luta na corrida toda pelo 2º lugar entre Vettel, Raikkonen, Verstappen e Bottas (que acabaram nesta ordem). A corrida ficou marcada pela ultrapassagem do Verstappen no último setor da última volta ao Raikkonen que lhe valeu uma penalização de 5 seg. e o tirou do 3º lugar, com enorme contestação de muita gente. A Mercedes sagrou-se já campeã do mundo.

- Brendon Hartley e Pierre Gasly são os pilotos da Toro Rosso para o GP do México com Daniil Kvyat a ficar de fora. O Gasly tinha faltado a esta prova para discutir o título de Super Formula japonesa na dupla jornada de Suzuka. Ora, um tofão cancelou as corridas e o Pierre Gasly secundou o Hiroaki Ishiura no campeonato por 0.5 pontos - faltou a uma prova de formula 1 para apnhar uma molha - quem não?

- Fernando Alonso vai participar nas 24H de Daytona com a United Autosports. Os seus colegas vão ser Phillip Hanson e Lando Norris (3º piloto da McLaren), mas o line-up ainda não está definido.

- No outro lado do mundo, Chaz Mostert/Steve Owen e Scott McLaughlin/Alexandre Prémat foram os vencedores nas duas corridas dos Supercars em Surfers Paradise. Esta conjugação de resultados fez com que o campeonato ficasse mais animado que nunca com Jamie Winchup ligeiramente à frente de Fabian Coulthard e McLaughlin, com Mostert e Van Gisbergen ainda na luta. O campeonato de Endurance dos Supercars foi ganho pela dupla Chaz Mostert/Steve Owen que apesar de uma má corrida em Bathurst não comprometeu em mais nenhuma das outras.

- Em 2 rodas, Miguel Oliveira conquistou a sua primeira vitória em Moto 2, numa dobradinha KTM! O Miguel subiu assim ao 3º lugar do campeonato.

- O título de MotoGP está quase entregue a Marc Marquez após a sua vitória em Phillip Island. Andrea Dovizioso não foi além de 13º e a diferença é agora de 33 pontos com 50 em disputa. Não está impossível, mas não vai ser nada fácil. Em Moto3, o espanhol Joan Mir sagrou-se campeão do mundo.

- Já foi falado noutro post, mas digo aqui: Tiago Monteiro também vai faltar à prova de Motegi. Infelizmente, o piloto português não recuperou ainda no acidente sofrido nos testes em Barcelona em Setembro e vai voltar a ser substituído... desta feita pelo Esteban Guerrieri (que por sua vez vai ser substituído pelo campeão europeu de 2016 Kris Richard no Cruze da Campos), porque Gabriele Tarquini vai estar ocupado com o TCR European Trophy em Adria ao serviço da Hyundai.
« Last Edit: October 24, 2017, 14: 03 by José Almeida »

Offline Nuno Vitoria

• Membro
  • Speed Addicted
    • View Profile
« Reply #10 on: November 08, 2017, 17: 53 »
Actualização de 8 de Novembro:

- Lewis Hamilton é Tetra-campeão do Mundo de F1, a duas jornadas do fim, numa corrida no México em que tudo correu mal para ele... e para o Vettel.

- Felipe Massa anunciou a "reforma" da F1. A Fórmula E é o destino mais provável. Para o seu lugar, o candidato mais desejado dos fãs do automobilismo é Robert Kubica, mas terá o polaco condições físicas para uma época inteira de F1 extremamente exigente?

- Afinal, o Moto GP não fechou, mas o título tem M-A-R-Q-U-E-... escrito, pois tem 21 pontos de vantagem do espanhol sobre Dovizioso e basta-lhe um 11º lugar na última prova. No entanto, a época do italiano é sensacional.

- Tiago Monteiro diz definitivamente adeus ao título no WTCC, com mais uma ausência confirmada, desta vez em Macau. No entanto, mais importante que o piloto é o homem.

- Fernando Alonso está mesmo apostado na Triple Crown, e é para conquistá-la em breve. Além de ir disputar as 24H de Daytona, vai testar no fim do ano o Toyota TS050 Hybrid de LMP1.

- Nuno Vitória prossegue a sua época fantástica no Global Mazda MX-5 Challenge da iRacing.

E basicamente, de interesse, é só isto...

Offline Tiago Fortuna

• Veterano
    • View Profile
« Reply #11 on: November 10, 2017, 17: 06 »
Quem e' o Nuno Vitoria? :D

Offline José Almeida

• Administrador
  • Membro
    • View Profile
« Reply #12 on: November 10, 2017, 17: 19 »
Define "fantástica" Nuno ;)

Offline Nuno Vitoria

• Membro
  • Speed Addicted
    • View Profile
« Reply #13 on: November 10, 2017, 17: 25 »
Define "fantástica" Nuno ;)
Não acabou qualquer corrida em último...
 :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo: :yahoo:
 :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Offline Paulo Teixeira

• Estagiário
  • **
  • Liked: 51
  • Reputação: 2
    • View Profile
« Reply #14 on: November 18, 2017, 12: 52 »
Neste fim de semana corre-se em Macau em diferentes categorias, de destacar o WTCC e FIA GT World Cup onde ja foram "destruídos" alguns carros...
Nada fora do normal...

! No longer available

! No longer available

A noticia mais triste é o falecimento do piloto, DANIEL HEGARTY após acidente no GP de Macau em Motociclismo.
« Last Edit: November 18, 2017, 12: 58 by Paulo Teixeira »