Author Topic: rFactor 2 - Updates  (Read 33596 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Mário Peixoto

• Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2104
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
  • Paddock Member: Yes
Re: rFactor 2 - Updates
« Reply #105 on: July 24, 2019, 10: 58 »
Já tinha ouvido falar da app, mas nunca tinha instalado. Sou capaz de lhe dar uma hipótese, com o GTS a vir, convém testar com antecedência. Eu gosto muito do Helicorsa no AC, é uma ferramenta super útil para perceber onde estão os outros carros e já me ajudou muitas vezes. Sem aquilo, fazer curvas lado a lado só com um monitor é confiar demasiado na sorte.

Offline David Santos

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 147
  • Hello!!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: PC:Uma batata / Volante:microsoft sidewinder
« Reply #106 on: July 24, 2019, 12: 40 »
Já tinha ouvido falar da app, mas nunca tinha instalado. Sou capaz de lhe dar uma hipótese, com o GTS a vir, convém testar com antecedência. Eu gosto muito do Helicorsa no AC, é uma ferramenta super útil para perceber onde estão os outros carros e já me ajudou muitas vezes. Sem aquilo, fazer curvas lado a lado só com um monitor é confiar demasiado na sorte.

Este radar não é tão bom como o helicorsa,são basicamente uns tracitos brancos,não tem cores de proximidade nem nada disso mas dá jeito na mesma para quem só usa um monitor

Offline Tiago fm Monteiro

• Membro
  • **
  • Liked: 102
    • View Profile
  • Simulation Hardware: TC SimRacing Rig | Thrustmaster T300 | Fanatec CSR Elite
« Reply #107 on: July 24, 2019, 15: 00 »
"SimHub overlays are not a d3d graphic hook, it's a series of borderless windows, shown over the game in these conditions the result can vary a lot depending of your hardware settings.

Performances will vary a lot depending of the game settings. Make sure to enable vsync when possible.
Reduce the overlay surfaces as much as possible (space taken on the screen, even if totally transparent have an impact)
Try to enable the HTML rending mode of simhub (accessible by clicking on "more" on each overlay) "

Esta era a informação deles que conheço até agora...

O facto de usarem várias "janelas" (overlays) em borderless nao funcionava em tempo real. David, grande sorte então, nunca tinha visto ninguém com isso a funcionar direito, aliás, falei mesmo com os developers do simhub e para já não tinham solução... A única solução era com Vsync ligado, mas isso aumenta o input lag. Isso é coisa a nunca se fazer num software quando precisas o mais possível do "realtime" a funcionar... Nunca ligar o Vsync em corridas, fps, etc... Senão andam a gastar dinheiro em monitores de 1ms de refresh rate e depois têm muito mais input lag somente ao ligar o VSync.

Desta forma, o simhub com overlays deixou de ser solução para mim, por isso estava a usar num tablet e que funciona 5 estrelas... Vou experimentar de novo, pode ser que já tenham atualizado a forma como criavam os overlays...

Abraços!
" width="150" class="bbc_img resized

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Rui Santos

• Membro
  • **
  • Liked: 91
  • PM4 Racing
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
« Reply #108 on: July 24, 2019, 15: 08 »
Depois diz algo ó parceiro  :friends:  :lol:

:drinks:
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline Carlos Santos

• Team Principal - PTSims Racing | Staff
  • Experiente
  • Liked: 486
    • View Profile
    • Double Seven Driver Youtube Channel
  • Simulation Hardware: Obutto oZone w/ custom triple mount EVGA GTX 1080 FTW + 3xIPS 27'' Base:Fanatec CSW V2 Rims:BMW_GT2+Formula_Wheel Pedals:Fanatec CSP V3 Shifter:Fanatec CSS SQ V1.5 Handbrake:Fanatec ClubSport Sims:rFactor2+Assetto Corsa
« Reply #109 on: July 24, 2019, 15: 50 »
Eu mudei de board e cpu desde q tinha experimentado a última vez, não sei será disso.

https://www.youtube.com/DoubleSevenDriver
Support the channel, buy at Fanatec using our link bellow:

Offline Tiago Lapa

• Experiente
  • Liked: 50
    • View Profile
« Reply #110 on: July 24, 2019, 15: 58 »
O simhub funciona bem em borderless com as tais janelas sobrepostas ou até num ecrã secundário com o jogo em fullscreen. Eu e o David já usamos desde o formula series, a versão paga com 60fps. Cumps

edit: não uso vsync

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 92
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #111 on: July 24, 2019, 15: 58 »
"SimHub overlays are not a d3d graphic hook, it's a series of borderless windows, shown over the game in these conditions the result can vary a lot depending of your hardware settings.

Performances will vary a lot depending of the game settings. Make sure to enable vsync when possible.
Reduce the overlay surfaces as much as possible (space taken on the screen, even if totally transparent have an impact)
Try to enable the HTML rending mode of simhub (accessible by clicking on "more" on each overlay) "

O facto de usarem várias "janelas" (overlays) em borderless nao funcionava em tempo real. David, grande sorte então, nunca tinha visto ninguém com isso a funcionar direito, aliás, falei mesmo com os developers do simhub e para já não tinham solução... A única solução era com Vsync ligado, mas isso aumenta o input lag. Isso é coisa a nunca se fazer num software quando precisas o mais possível do "realtime" a funcionar... Nunca ligar o Vsync em corridas, fps, etc... Senão andam a gastar dinheiro em monitores de 1ms de refresh rate e depois têm muito mais input lag somente ao ligar o VSync.

Desta forma, o simhub com overlays deixou de ser solução para mim, por isso estava a usar num tablet e que funciona 5 estrelas... Vou experimentar de novo, pode ser que já tenham atualizado a forma como criavam os overlays...

Abraços!

És capaz de estar a fazer alguma confusão com os termos.

ms - response time
hz - refresh rate

O Vsync só por si não cria input lag. O problema é se debitas demasiadas frames para a quantidade que o monitor consegue mostrar. Tem de haver um equilibrio.

No meu caso, uso Vsync com as frames limitadas a 60fps e monitor de 60hz. Depois ajusto os gráficos para garantir que tenho os 60fps estaveis. No entanto, em jogos como o AC e rF2 torna-se mais desnecessário porque é dificil obter o tearing, proveniente de movimentos rápidos, como nos jogos de tiros.

Portanto as condições ideais Vsync é fazer um match entre a refresh rate do monitor, e garantir os fps correspondentes de forma estável.

Nesse caso, o David pode usar 60hz, 60fps, vsync e não ter problemas!

Offline Rui Santos

• Membro
  • **
  • PM4 Racing
    • View Profile
« Reply #112 on: July 24, 2019, 16: 07 »

Abraços!

ms - response time
hz - refresh rate

O Vsync só por si não cria input lag. O problema é se debitas demasiadas frames para a quantidade que o monitor consegue mostrar. Tem de haver um equilibrio.

No meu caso, uso Vsync com as frames limitadas a 60fps e monitor de 60hz. Depois ajusto os gráficos para garantir que tenho os 60fps estaveis. No entanto, em jogos como o AC e rF2 torna-se mais desnecessário porque é dificil obter o tearing, proveniente de movimentos rápidos, como nos jogos de tiros.

Portanto as condições ideais Vsync é fazer um match entre a refresh rate do monitor, e garantir os fps correspondentes de forma estável.

Sim Ricardo, tens razão, o Tiago confundiu, ele sabe isso...

Não sei é como conseguem correr em simuladores com 60Hz, desde que tenho monitores de 144 e 200hz quando conduzo num de 60 não consigo fazer nada de jeito, parece que estou bêbado...

Offline Tiago Lapa

• Experiente
  • Liked: 50
    • View Profile
« Reply #113 on: July 24, 2019, 16: 23 »
60hz é realmente baixo para os dias de hoje (17ms por frame, e com vsync ainda pior) mas eu não percebo é como é que se consegue jogar bem com vsync, para mim é impossível :pardon:

Offline David Santos

• Diretor de Prova | Staff
  • Membro
  • Liked: 147
  • Hello!!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: PC:Uma batata / Volante:microsoft sidewinder
« Reply #114 on: July 24, 2019, 16: 26 »

Abraços!

Não sou só eu,o Lapa também sempre usou na boa.
Até fez overlays dele mesmo

Offline Ricardo Marcelino

• Diretor Informático | Staff
  • Membro
  • Liked: 92
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT + Fanatec CSL Elite LC + Sim Rig Portugal
« Reply #115 on: July 24, 2019, 16: 42 »
É a tal história, depois de teres um Porsche 911, vais sentir-te melhor a andar de Suzuki Maruti de '90?

Faço trancado a 60fps estáveis na minha TV de 32" e não sinto falta de mais!

Offline Rui Santos

• Membro
  • **
  • PM4 Racing
    • View Profile
« Reply #116 on: July 24, 2019, 17: 16 »
É a tal história, depois de teres um Porsche 911, vais sentir-te melhor a andar de Suzuki Maruti de '90?

Faço trancado a 60fps estáveis na minha TV de 32" e não sinto falta de mais!

Na boa Ricardo, mas olha que com mais fluidez ía ajudar à tua performance e condução, mas pronto, mais tarde pensa nisso  :drinks:

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #117 on: July 24, 2019, 17: 34 »

ms - response time
hz - refresh rate

Boas Ricardo. Obviamente queria escrever response time de 1ms. Não foi confusão, foi mesmo engano... Mas isso são somente as unidades usadas uma vez que uma coisa é cíclica (Hz) e a outra não (ms)... Mas fizeste bem em falar nisso, obrigado! Só que relacionado com o que estava a falar (input lag), se fizer as contas desde que envio um comando até o ver no ecrã, ele vai demorar X segundos até me aperceber do mesmo na imagem. Tal como disse o Lapa, tens uma imagem a cada 17ms, o que é uma verdadeira treta... Eu uso tripples a 60Hz e 5ms re response time, o que é uma bela treta... Mas para já não posso gastar mais dinheiro no simulador... Neste momento teria que comprar sempre 3 monitores, e não está fácil...

Quanto ao VSync, na teoria seria isso... Mas tal não acontece... Não acontece porque é muito difícil teres sempre fps completamente estáveis. Vi em tempos um gajo a testar precisamente isso, e embora a NVidia diga que não, o facto é que aumente sempre! Até naquele modo em Adaptive Sync(acho que se chama assim), que dizem que não cria input lag nenhum... Estava a ver se encontrava esse teste para enviar, mas não o vejo... Se em tempos o encontrar depois mostro-te isso... O gajo desenvolveu mesmo uma cena para testar isso do input lag com o simples clique dum rato, e as diferenças eram abismais! Acreditem, VSync cria input lag. Entendo perfeitamente o que disseste do fps cap, eu próprio também o uso para limitar os meus fps máximos perto do refresh rate dos monitores. Já testei com 60fps mas neste momento uso acima disso, nos 80 acho... Fiz vários testes e no limiar por vezes tinha fps abaixo dos 60, tipo 59/58 o que acabava por me andar a atualizar o ecran com uma imagem de intervalo e embora não tivesse input lag, notava quebras na imagem. Não as notava somente se usasse o monitor do portátil com G-Sync ligado, que te faz precisamente isso de te meter os fps iguais aos do monitor, mas sincronizados... Ah, quanto a hardware, tenho um i5-6600K com uma GTX1060/6Gb com um G-Sync a 75Hz e 3 não G-Sync a 60Hz.

Resumindo um pouco, de várias coisas que li e de vários testes que algumas pessoas fizeram sobre isso, o ideal é ter VSync sempre desligado e fazer o cap dos fps um pouco acima do refresh rate do monitor. Eu uso isso assim, pois não quero ter menos fps que o meu refresh rate nem me interessa ter muitos mais, pois não noto e aumenta-me o input lag. Dou essa margem para que nunca me baixem os meus fps do meu refresh rate. Quanto ao tearing, o problema aqui, ao contrário dos jogos de tiros, não acho que sejam os movimentos laterais mas sim os verticais, por exemplo quando vais a curvar com fórmulas em curvas rápidas e aos saltos.

Aproveito também para agradecer as várias respostas de todos, todos mesmo!! É sempre bom termos a partilha de várias opiniões mais técnicas que por vezes podem vir a ajudar alguém. Pode ser impressão minha, mas noto por vezes que o pessoal perde mais tempo a responder a discussões e picardias, quando na realidade todos deveríamos ajudar este mundo do SimRacing que tanto gostamos a crescer cada vez mais com a ajuda de todos nós!

Abraços!!

"Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas." - Ayrton Senna

Offline Mário Serafim

• Membro
  • **
  • Liked: 57
    • View Profile
  • Simulation Hardware: GPU: GeForce GTX 1080 CPU: Intel(R) Core(TM) i5-4690K CPU @ 3.50GHz Memory: 16 GB RAM WHEEL: Logitech G29 MONITOR: 3x 22"
« Reply #118 on: July 24, 2019, 17: 37 »
60hz parece que estas bebado? Devias estar mesmo bebado mas estavas em negação hahahha.
144hz com Gsync a imagem é realmente mais fluída e natural o que ajuda na precisão.
Para quem usa triples e que dificilmente muda para um só monitor, o investimento é demasiado elevado, (monitores, CPU e GPU para debitar os 144 fps) se queremos rodar com as definições gráficas no máximo.

"Escacar pedra até vencer" - Nigel Mansell

• Membro
  • **
    • View Profile
« Reply #119 on: July 24, 2019, 17: 41 »
Não sou só eu,o Lapa também sempre usou na boa.
Até fez overlays dele mesmo
Oh, foi o Lapa que hackeou isso!!  :lol:

Tipo, metia mudança e ele atualizava prai 1s depois!! Também não voltei a pegar nos overlays, mas vou ver de novo.

Obrigado!