Author Topic: Comunicado Geral da Administração PTSims  (Read 2326 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1339
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
Comunicado Geral da Administração PTSims
« on: August 05, 2016, 03: 50 »
Caros Companheiros de Hobbie,

Como alguns pelo menos não devem saber, permitam-me que faça um pouco de história e relembre que eu estou na PTSims desde 22-05-2007, 20138 posts efectuados, 142 dias somados como logado e uns tantos anos seguidos dedicado à PTSims e à sua comunidade, mais concretamente desde 2009, primeiro na qualidade de staff e à cerca de uns 4 anos (já não me lembro sinceramente) como um dos Administradores da casa. Não sou capaz de quantificar em tempo aquilo que dei ou tentei dar à comunidade PTSims mas de entre tudo o que já fiz aqui somado diria apenas que foi muito tempo. Permitam-me este preâmbulo apenas para que os que não sabem fiquem devidamente enquadrados com a minha história enquanto parte integrante da PTSims.

Por estes últimos dias temos assistido a um vendaval de posts que contribuem para enxovalhar de forma acentuada a imagem da PTSims construída ao longo de 9 anos, tanto como comunidade em si própria, como do staff que vai tentando contribuir com aquilo que sabe e pode, desde o insulto puro e duro à ameaça expressa. Nestes dias alguns aproveitaram para "molhar a sopa" como se costuma dizer, ao abrigo da famosa liberdade de expressão que sempre defendi e continuo a defender, alguns dos quais não faziam sequer ideia do que se estava a passar, não foram intervenientes, não participam sequer em qualquer tipo de evento por aqui. Tudo foi permitido digamos assim e foi um festival lamentável que ainda continua por aí espalhado em alguns tópicos. Como a culpa não deve morrer solteira, só existe um culpado para a situação em que se chegou e esse é apenas a Administração da PTSims na qual me insiro. É claro como água.

Se quisermos fazer história, coisas semelhantes ou em parte parecidas já aconteceram por diversas vezes, e já fomos acusados de tudo, desde beneficiar a Equipa A, de cobrarmos nas inscrições para fazer dinheiro para nós, de o CAI beneficiar a Equipa B, de fazermos critérios de inscrições para benefício de pilotos particulares em vez das equipas, de só querermos correr com determinadas Equipas, de não querermos determinadas Equipas, já fomos insultados publicamente, já fomos insultados em privado, já fomos ameaçados que nos punham um processo em Tribunal, já tivemos um participante a acusar uma equipa inteira de correr com batota, eu sei lá nem me consigo lembrar de tudo ao longo de tantos anos de actividade. Parte disto é público, parte disto é privado e nunca foi revelado nem tem que ser porque quem tem a responsabilidade de dirigir um fórum público deve reservar para si parte do que lhe é dito, em benefício da própria comunidade. Acreditamos na PTSims que esta é uma missão quase de serviço público e que deve ser salvaguardada com unhas e dentes enquanto aqui estivermos.

Apesar de já o ter referido algumas vezes em alguns tópicos, cabe-me uma vez mais explicar o enquadramento daquilo que levou à situação conhecida, da melhor forma que consigo. Conforme as regras, o CAI visualizou a 1ª volta da 3ª corrida do DTM Series 2016 e analisou os 4 protestos recebidos referentes a 3 participantes na corrida, tendo decidido neste último caso pela desqualificação da corrida para os 3 participantes protestados, ao abrigo das regras existentes para o campeonato e que são públicas desde o início. Discutida a situação no seio do staff, entendeu-se que deveríamos fazer um briefing sobre o tema antes da corrida no TeamSpeak, como forma de tentar fazer algum tipo de pedagogia para futuro, procurando alertar para o sucedido e pedindo alguma contenção no futuro. É evidente nesta altura que aquilo em que pensamos fazer com toda a boa vontade do mundo saiu completamente "ao lado", já que foi entendido pelos envolvidos (e por parte dos restantes) como uma espécie de castigo ou tribunal público, não obstante os meus esforços logo na altura de forma presencial e desde o início em alertar que não se tratava de nenhuma reprimenda ou tribunal de acusação público mas antes uma forma de procurar fazer pedagogia. Se isto foi o que pensamos, o efeito foi o que se viu e as consequências foram muito nefastas. Ao contrário do que alguns chegaram a escrever, ninguém chamou batoteiro a ninguém, que fique claro porque eu estive presente desde o início.

No entanto, olhando ao sucedido e sobretudo às suas consequências, é evidente que a forma que o staff pensou utilizar para a referida pedagogia não surtiu qualquer tipo de efeito pretendido, uma vez que os envolvidos se sentiram ofendidos na sua dignidade, sobretudo pela forma como foi feito à frente dos restantes participantes. Retrospectivamente diria que os envolvidos têm toda a legitimidade para pensar apenas na forma e não no objectivo pretendido e sob esse aspecto só há que fazer uma vez mais um mea culpa quanto ao método que julgávamos ser o melhor para fazer a referida pedagogia. Em momento algum na história de 9 anos da PTSims foi feito algum tipo de julgamento público de alguém e não seria agora a primeira vez que o faríamos. Por mais que uma vez intervimos contra o enxovalhar público de alguém, sugerimos e pedimos segundas oportunidades, porque acreditamos que toda a gente tem direito a uma oportunidade de mudar.

Por isso, e de forma clara a Administração da PTSims lamenta a forma como foi dirigido o briefing, sobretudo por aquilo que foi entendido do mesmo, apresentando a todos os lesados as desculpas devidas pelo que foi entendido, que não era de forma alguma o que era pretendido, como explicado uma vez mais acima. Realço que a Administração da PTSims é totalmente solidária com o conteúdo das decisões do CAI para que não fique qualquer tipo de dúvida.

Explicada em detalhe a situação ocorrida e feito o mea culpa respectivo, cumpre agora à Administração da PTSims zelar pelo bom funcionamento do fórum e da comunidade que representa, procurando normalizar a situação, propor medidas correctivas e sobretudo de forma alguma permitir que venham a ser repetidos alguns comportamentos públicos absolutamente inaceitáveis, como sejam o insulto à estrutura da PTSims ou a qualquer outro membro da comunidade, fazendo valer o Ponto A, números 1 e 2 das regras gerais da PTSims:

I. Aceitação e Conduta

1. Todos  os  pilotos  que  participam  nos  Campeonatos  /  Eventos organizados  pela PTSims.net – Simulações  em  Portugal,  assumem  conhecer,  aceitar  e  respeitar  as presentes regras,  bem  como  assumem conhecer, aceitar e respeitar as regras específicas dos Campeonatos / Eventos nos quais participam.

2. Todos os pilotos devem pautar a sua participação no seio da comunidade pela mais correta conduta cívica, quer em pista, quer fora dela (fórum e canal de TeamSpeak), respeitando sempre todos os envolvidos, sejam eles pilotos, equipas, elementos da organização, convidados, etc.

Não significa isto que a PTSims deixe de ser um espaço de liberdade de expressão, significa apenas aquilo que é óbvio para a maior parte daqueles que andam por aqui e que já têm maturidade suficiente para entender: que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros. Não será tolerado o insulto e desrespeito àqueles que colaboram gratuitamente e com abnegação à PTSims, assim como a qualquer outro membro desta comunidade, nem permitiremos que voltem a gozar com o nosso trabalho ou que venham apenas aqui para criar mau ambiente de forma gratuita. Tomaremos todas as medidas necessárias nesse sentido, desde a moderação simples de tópicos até às consequências mais severas.

A PTSims não deve nem nunca ficou a dever nada a alguém, temos honra e dignidade, procuramos fazer o melhor que sabemos e podemos, não andamos aqui a ganhar dinheiro (os custos anuais de funcionamento da estrutura são públicos), apenas exigimos um mínimo de respeito por aquilo que procuramos fazer, não precisamos de medalhas. A PTSims vai continuar a sua actividade tentando aprender com os seus próprios erros, reflectindo e procurando alterar aquilo que achar que deve ser alterado, procurando melhorar. A PTSims continuará a aceitar todas as críticas e feedback sobre aquilo que faz ou tenta fazer, desde que seja feito de forma construtiva e sobretudo respeitadora da dignidade da comunidade e das suas pessoas.

Espero que esta comunicação venha contribuir para o esclarecimento integral da questão. Erros todos cometemos, do lado de cá e do vosso lado, é preciso é tirar ilações dos mesmos e tentar melhorar. Mais importante do que a queda é sabermos que nos levantamos e mantemos a nossa dignidade, aprendendo, corrigindo, melhorando, até ao último dia.

NOTA: Propositadamente o tópico fica aberto para que qualquer um possa comentar aquilo que bem entender, desde que relacionado com o tema, veterano ou recente, concordando ou discordando. Recordo uma vez mais que a liberdade de expressão é um bem significativo que todos devemos preservar, mas que termina onde começa a liberdade dos outros.

Saudações a todos.

Offline André Bonaparte

• Experiente
  • Liked: 87
  • Conheçam Maceió!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Core i3-4330 / GigaByte GA-H97N / Nvidia GeForce GTX 980 / Patriot Viper3 Series 16GB (2x8GB) 1866 / Logitech G27 / EXR-S PRO e pedais invertidos Cockpit Extreme Racing / Potenciômetro digital Claudemir Correa / NIXIM Brake Mod
Re: Comunicado Geral da Administração PTSims
« Reply #1 on: August 05, 2016, 13: 30 »
Malta,

como foi dito no post acima acredito que houve erro dos dois lados. Do meu lado acredito que usei palavras e expressões que não deveriam ser escritas, muito menos em fórum público como o é a PTSIMS.

Dessa forma, acho que está tudo explicado e o ponto final nesse assunto que é deveras chato para todos nós que fazemos parte dessa comunidade, que, acredito eu, todos gostamos.

A forma, que foi o ponto atacado por tantos pilotos, foi devidamente explicada e acredito que a desculpa é perfeitamente aceitável, afinal, como já disse em outros tópicos: errar é humano e é para isso que existe a desculpa!

Que venha a próxima corrida! E a próxima, e a próxima ...

:bye: :bye:

Offline Nuno Macedo

• Experiente
  • Liked: 168
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Volante e pedais.
« Reply #2 on: August 05, 2016, 15: 26 »
Vou falar o que penso e sinto.
Não espero respostas ou justificações as minhas opinões, muito menos criticas por não estar dentro das operções pois se não querem especulações, funcionem as claras. Mais uma vez, vou comentar o que vejo, sinto, e o que me transparece/compreendo desta situação.

De forma sucinta.....

Li, e a unica novidade, é o pedido de desculpas. De resto... nada que anuncie mudanças.

Neste momento a PTSims está com um grave problema estrutural. Não so devido a certas regras, que uns concordam e outros nem por isso mas são as regras e no geral são aceitaveis, mas acima de tudo (a meu ver), um problema de estrutura humana.
São poucos para gerir uma casa relativamente grande, e dos poucos existentes, parece-me que ha um elemento que tem vindo a criar algum mal estar a varios membros da comunidade. E para que não fiquem duvidas, refiro-me ao Mario.

É inquestionavel bem como louvavel a carga de trabalho que o Mario assumiu nesta comunidade. Se não estou em erro, faz tudo ou quase tudo sozinho. Como não estou dentro do staff posso apenas especular mas é o que transparece aos meus olhos.
Com isto, acaba por fazer o que lhe compete e o que não lhe compete, assumir/tomar decisões que deveriam ser trabalhadas em conjunto acabando por se expor e sujeitar a comentarios que são pessoais mas atingem todo o staff pois ninguem quer apontar o dedo.
O Mario faz tanta falta como destroi.
Não implica que o Mario saia da comunidade como staff mas ao menos que saiba estar no seu lugar, seja mais humilde e respeite os outros. (aqui sim, uma “directa pessoal”, mas sem querer ofender).
Dividam as tarefas, proponham “postos de trabalho” com “insentivos”  se necessario para que possam ser ajudados.

Isto leva a que, por mais que peçam ajuda, dificilmente a terão. Ha varias ideias e propostas (não so minhas) que muito rapidamente são desconstruidas e justificadas de forma a não se estar a alterar o que ja esta feito pois tudo ja foi muito bem pensado e coisa e tal....
Ate podem agradecer a ideia/proposta mas arranjam sempre uma maneira de manter o que esta feito por voces.

Outro ponto, que ja referi noutro post, é a questão de haver alguem do staff dedicado a acompanhar as corridas assumindo o verdadeiro papel de Director de Prova.
Este, não pode correr.
Pode e deve estar em pista a ver os varios pilotos, vai certamente ver muita coisa e naturalmente perder outras. Receber "queixas" dos chefes de equipa e punir na hora se necessario. Sim, sim, ha formas de o fazer... basta haver vontade e disponibilidade para tal e... ouvir opinões.
Queixas que sejam punidas na hora e apenas revistas no fim da prova (por questoes obvias de limitação dos Sims) mas sem fundamento, seriam tambem punidas com a desqualificação da equipa queixosa.
Mas ter uma grelha cheia pilotos e discussões em vez de meia grelha repleta de qualidade ainda parece uma prioridade...

Ha tambem a questão da rentabilização do servidor.
Não compreendo como é entre todos (sendo ou não padock) pagamos um servidor “de topo” quando só é usado para corridas e treinos.
Não acredito que o servidor se va a baixo com duas provas ao mesmo tempo. Nem sei se já foi testado mas se não aguenta... não presta. Troquem...
Ha campeonatos, que já foram alvo de discussão e abandonos de equipas da comunidade por não se abrirem dois servidores.
Penso que deveria haver Academy, trofeus, cups constantemente, durante todo o ano.
Poucos inscritos que sejam ao menos haveria actividade entre os pilotos. So vai quem quer e os que forem vão com vontade de correr, aprender e crescer como pilotos.

O formato dos campeonatos tambem, por vezes deixa algo a desejar mas sendo algo mais discutivel e de opinões variadas mesmo a nivel pessoal, entendo que seria mais vantajoso abrir um topico de opiniões ate se encontrar um “modelo ideal” ou varios consoante o campeonato em questão.

Quanto ao CAI...
Pode ser extinto.
Sim, havendo um DP dedicado, com o apoio de mais elemntos do staff a analizar as situações mais complicadas talvez fosse mais justo.
Penalizações mais serias e não permitir que, por ex., um piloto leve varias penalizações num campeonato sem ser expluso.
(relativamente a situação do DTM, concordo com a desqualificação pois o numero de cortes é surreal, mas evidentemente que o comunicado foi pior que a sansão)
A questão das 4 rodas dentro das linhas brancas é de certa formal impraticavel como irrealista pois ao ver corridas reais, o que mais se ve é os pilotos a pisar os correctors (foras das linhas) com as 4 rodas e não são penalizados. Se passar o correcto com as 4 rodas, ai sim pode ser penalizado.
Falando de cor, penso que se pode pisar a alcativa verde com as quatro rodas mas se for à alcatifa azul já se é penalizado. Depois tambem vem os abusos da alcatifa verde que podem ser penalizados... mas aqui nem sei bem o que digo, apenas uma opinião. E as cores devem significar alguma coisa, não?

Vou ficar por aqui embora quisesse dizer muito mais.
Não sou grande escritor logo, muitas vezes não consigo escrever o que quero dizer.
Fica a minha ultima opinião, aproveitem se quiserem.
Tenho as minhas aspirações e talvez por isso fico fdd quando vejo coisas mal pensadas e esperava algo mais “profissional”. Ou realmente simulado...

De momento não contem comigo para mais nada nesta casa ate que me pareça que se esta a fazer algo diferente ou de acordo com as minhas aspirações.

Boa sorte e boas corridas.

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 540
    • View Profile
« Reply #3 on: August 05, 2016, 17: 22 »
 Um viva a todos desde já.
  Infelizmente e por motivos de força maior, tenho estado afastado do sim-racing. Em consequência, não tenho acompanhado o tema em concreto.
  Mas lendo o post do Vitor, uma vez mais bastante esclarecedor, apaziguador, consensual, tal como é a forma de estar do Vitor, da PTSims, não podia deixar passar sem fazer aqui o meu voto de solidariedade.

Esta casa onde já ingressei à uns anitos (não sei quantos mas também nao é isso que é importante), recebe qualquer comum mortal de braços abertos, de sorriso na cara. Providencia ajuda, apoio, esclarecimentos a quem necessite. Não cobra um tostão por isso nem pela simpatia e espirito de boa vontade com que o faz. Não exige nada em troca a ninguém pela forma prestável em como gerem harmoniosa e descriminatóriamente toda esta Comunidade.
   Mais a mais, ao longo do passar dos anos, dos campeonatos, provas e outras que demais, ainda tentam apurar os gostos e preferencias gerais para que a oferta futura vá ao encontro precisamente dos demais.
    Quem disser o contrário, não os conhece, não vê ou nao quer ver.
   Isto dito e só por isto  ja mereceriam elogios, dinheiro, apoio, solidariedade e tudo o quanto de mais possa demonstrar o agrado de quem frequenta esta casa. Mais a mais, ao longo dos anos, é perfeitamente notório que a postura da PTSims é precisamente esta e não seria de todo necessário estar aqui com todo este meu discurso. E não é!
   Erram? claro que sim. Há decisões erradas? claro que há. Muitas? Não. Em favorecimento de algum interesse, individuo ou equipa? Nunca vi nem acredito vir a ver.
  Leva-me a concluir que esta casa que aceita o comum mortal é GERIDA POR IMORTAIS. Rapazes que além do seu trabalho, da sua mulher, dos filhos, do vizinho, do cão, das vicissitudes da vida e todos os seus problemas, ainda se dedica a gerir um espaço para que quem quer a ele juntar-se, isto sempre com um "sorriso nos lábios", e a engolir algumas vontades quando é criticado, enxovalhado (vá-se lá acreditar nisto ser possivel), ofendido, em prol da comunidade e do seu bem-estar, ou seja todos nós!

Como paga, estes seres IMORTAIS têm este pagamento: injúrias, incompreensões, atitudes, discussões. Volto a referir: podem as decisões nem sempre serem as mais correctas (assim de repente lembro-me de arbitros profissionais - exclui portanto os portugueses - pagos a peso de ouro, errarem) mas nada justifica muito do bate-boca agressivo que acaba na maioria dos casos por ocorrer. Podem e devem merecer criticas boas ou más, mas respeitosas e construtivas.

Mas no meio disto tudo identifico facilmente o problema. O único problema. Ele chama-se "PILOTOS" permitindo-me ver as coisas de outro ponto de vista:
    Não existe um problema estrutural, de regras ou de pessoal staff, ou de tal forma que sejam estes os causadores do mal neste mundo virtual.
     Na minha opinião o que existe é um problema e grave nos PILOTOS (não dos pilotos, mas sim nos pilotos. Que isto fique bem claro antes que alguém se sinta ofendido).
   - se as regras são a+b+c e os pilotos já as sabem de antemão, aceitam-nas e inscrevem-se, então terão de se reger por elas;
   - igualmente se fazem parte da comunidade PTSims, sabem das regras de conduta da casa e aceitam-nas, senão não chegariam a entrar, penso eu;
    mas a mais importante de todas
  - a atitude comportamental: já o disse em outras ocasiões e volto a repetir: parece-me que existem alguns pilotos que entram numa corrida (prova, campeonato, trofeu, o que queiram chamar) como se da vida se tratasse. Vêm de arma na mão prontos a disparar sobre o carro da frente, do lado, de trás. Ao minimo erro alheio estão prontos para sair do carro e passar à agressão (verbal pois até ao momento é tudo o que o mundo virtual permite).
   Em muitos campeonatos cheguei a um ponto e parei a analisar: será que repararam que isto é virtual??? que no fim ganha-se um diploma virtual?? que nem fama nem gloria eterna, uma estatua, uma rua com o nosso nome vai acontecer?? que todos erramos?? hoje prejudicado, amanhã prejudicador.
   Será que reparam que vêm aqui para se divertir e após poucos segundos estão no lado completamente oposto da equação??? Será que ao invés de vivermos neste cantinho do mundo em harmonia fugindo das amarguras da vida real, para partilharmos todos este prazer que temos em comum (SIM, EM COMUM), temos de discutir uns com os outros??
   Porquê tanta agressividade? porquê tanta rivalidade?? e para quê???

Por isso em deterimento de quaisquer que sejam as regras, os formatos, as opções, os CAI´s, o problema está em nós, começa e acaba em nós. Se cumprirmos as regras, se respeitarmos o outro, se zelarmos para que nada de mal façamos, nao vai correr tudo bem, mas vai correr melhor e no fim estaremos todos a rir sobre isso.
   As organizações, e neste caso o Staff PTSims, deveriam existir só para organizar, datar, e nao para gerir conflitos e ainda ter de penalizar.
   Eu entro numa corrida para me divertir. Acabo-a em primeiro ou em ultimo. Seja qual a classificação, o que quero é divertir-me com quem queira o mesmo, com quem espere o mesmo.

E depois de tudo, numa casa onde tudo é tratado com bastante tolerância, onde todos têm voz e direito a expressar-se, ainda acontecem discussões por causa de quê? acidentes? toques? não. Por causa de uma coisa que é virtual, que se desliga o botão e nao existe mais.
   Fdssss (e perdoem-me a linguagem que é antes para não colocar aqui uma gargalhada)!!!! eu vou contar isto a uns amigos e amigas (principalmente amigas) e eles vão-me dizer que somos doentes mentais (sem querer ofender os doentes mentais).
    Se calhar o unico problema para alem de nós os pilotos, é a tolerância da PTSims.

A voces que organizam, a voces que correm comigo com lealdade, companheirismo e acima de tudo a vossa amizade, os meus sinceros agradecimentos por estarem e co-habitarmos aqui! Não me cansarei de vos elogiar, até prova em contrário.

Abraço.

Offline André Sério

• Novato
  • *
  • Liked: 4
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: g27 samsung tv
« Reply #4 on: August 05, 2016, 18: 04 »
Estou surpreendido! nao sabia que levavam isto tao a serio..

Penso que nao deveria haver espaço para essas coisas negativas, na minha ignorancia quanto a esta comunidade, pensei que todos voces usufruissem dela para passar um bom bocado, fora do stress do trabalho (etc)...

Percebo o lado competitivo desta comunidade, mas olha.. malta dos carros e um bocado assim que eu trabalho no meio automovel e sei como e que e!! muitos egos, muitas ambiçoes...   nao me vou meter nisto como e obvio, mas deixo aqui um apelo para que sejam mais unidos uns com os outros visto que pouca gente faz parte disto sejam tolerantes e Aproveitem esta bela vida, sem essas me****! 

o meu mecanico ucraniano sempre diz " nao mexas na m**** que so vai cheirar pior! " 
ha tantas coisas mas na vida nao transformem uma coisa boa numa má!

nao sei se fazem estas corridas a um nivel profissional, se nao o fazem nao ha razao para este tipo de fogo cruzado entre a malta..

desculpem se me meti onde nao sou chamado, mas queria deixar o apelo..

Offline Luís Branco

• Lenda
  • Liked: 403
    • View Profile
« Reply #5 on: August 05, 2016, 22: 23 »
Adoro a PTSims que o Filipe com a minha colaboração fundámos em 2007.

A PTSims pretendeu abrir e dar a conhecer a mais pessoas o simracing e a simulação em geral como centro de divulgação do que se relacionava com simulação para lá do simracing.
Foi na PTSims que o Arma, mas também a aviação, com o Lock On ou o FS, encontraram um espaço comum em Português.
A aviação não teve a expressão e a actividade que tem e mantém noutras comunidades, mas o Arma e o simracing perduraram.

Antes da PTSims estive vários anos noutras comunidades que ainda hoje existem e aí comecei a organizar os primeiros campeonatos de simracing.
Com o Marco Rosas criámos a GT Portugal. O Marco conseguiu um servidor dedicado e lá começámos a organizar campeonatos no nosso próprio servidor dedicado.
Organizámos os primeiros campeonatos de simracing: bskilled-GTR e Portugal Networks GTR. Os moldes desses campeonatos são aqueles que ainda hoje se mantêm e chegaram a ter mais de de 50 pilotos a correr em dois campeonatos organizados em simultâneo.
Estive ligado à organização de campeonatos desde cedo e ao longo dos anos lidei com inúmeras situações, pilotos e equipas.

Desde o início da PTSims e ao longo de mais de seis 6 fantásticos anos o Filipe e eu aqui tivémos uma presença diária e constante
O Filipe mais no forum, site, base de dados, alojamento e eu mais ligado à preparação e organização dos campeonatos, modding, servidor dedicado.
Anos que se juntar aos outros 3 ou 4 que vinham de trás é já muito tempo com uma presença contínua na organização de simracing e que implica um esforço constante de gestão de tempo.
Por essa razão a partir de 2012/2013 fomos passando a pasta a outros.

Umas coisas foram correndo bem, outras nem tanto assim devido à diferença de conceitos na forma como encarar a comunidade, as corridas, os campeonatos, o forum e o site. Site que já não está activo por diversas razões, a principal por ter sido uma porta de entrada para os hackers, que tiveram a PTSims como alvo de vários ataques. Tempos complicados que se conseguiram ultrapassar, mérito inteiramente do Filipe e do seu incansável trabalho.
O site e o forum sempre foram o menino dos olhos do Filipe onde passou horas, dias a fio e, ainda hoje, passados cerca de 3 anos de menor actividade do Filipe é ele ainda quem tem mais posts que qualquer outro na PTSims e o segundo com mais horas online, tal a dedicação à PTSims.

Ao longo de todo este tempo, antes e durante a PTSims, conheci bastante gente, muitos pessoalmente, participei num sem número de corridas e campeonatos, organizei e fui director de não sei quantas provas, fiz coisas boas, outras erradas mas sempre fui sincero, recto e frontal no que disse e como actuei.

A actual administração tem um conduta que é diferente da minha, não me tolera nem acha correcto que eu tenha a liberdade para expressar a minha opinião, seja na parte pública do forum, seja na parte privada. Consideram que os meus posts os fragilizam, os limitam, os condicionam e que perante qualquer situação, seja ela qual for, devo ser solidário mesmo que isso implique ser hipócrita, falso e negando as minhas convicções e opiniões.
Vão mais longe e utilizam o ultimato, afirmando que, em virtude do que escrevo, do que digo, só lhes resta uma opção que é abandonarem a administração e o staff da PTSims.

Na casa que ajudei a criar, que defendi acerrimamente em tantos momentos, que dediquei o meu tempo, que é uma minha paixão, a quem concedi o meu descanso e o meu dinheiro não tolero ser intimidado por quem quer que seja, não atrás de um teclado e menos ainda se o fizessem pessoalmente.
Não tenho qualquer interesse nem me sinto minimamente motivado ou tenho especial prazer em manter ligações com pessoas que pretendem condicionar a minha actuação, a minha expressão e que nem tão pouco têm a hombridade para fazerem o que afirmam ir fazer.

É assim que prefiro deixar-lhes a PTSims livre para poderem fazer o que querem, como querem, quando querem, sem terem quaisquer receios sobre o que possam virr a ser as minhas opiniões, para não os atrapalhar, que não serei eu a desculpa do que fazem ou deixam de fazer.
Pelo contrário, sem ameaças, sem ultimatos e sem ter que fazer quaisquer vãs pedidos retirei-me da PTSims, sem tão pouco os meus post, tópicos, mods, screens, vídeos e tudo o resto que fica na PTSims seja associado a mim enquanto administrador ou fundador da PTSims.
Não desejo nem quero qualquer título, qualquer reconhecimento, nunca foi isso que me motivou nos mais de 15 anos que estive ligado ao simracing.
O simracing e os carros sempre foram uma paixão e para mim isso foi bastante para continuar ligado a este mundo durante todos estes anos e por cá continuaria pelo menos mais outros tantos se algumas pessoas que estão não PTSims tivessem outra atitude.

Ao Filipe Galego, Nuno Basto, Pedro Silva, Ricardo Silva, Ed Penco, Bruno Costa, Hugo Carvalho, Isidro Magalhães, Carlos Delgado, Nuno Macedo, Pedro Mourão, Ricardo Martins e muitos, muitos outros um grande abraço que foi um prazer enorme partilharmos a PTSims ao longo destes anos.
Que todos façam da PTSims mais e melhor, façam grandes corridas e grandes campeonatos que bons simuladores é o que não falta por aí, independentemente daquele de que se gosta mais.

Vamo-nos encontrando por aí.

Offline T.Manel

• Veterano
  • Liked: 164
    • View Profile
« Reply #6 on: August 06, 2016, 17: 17 »
A actual administração tem um conduta que é diferente da minha, não me tolera nem acha correcto que eu tenha a liberdade para expressar a minha opinião, seja na parte pública do forum, seja na parte privada. Consideram que os meus posts os fragilizam, os limitam, os condicionam e que perante qualquer situação, seja ela qual for, devo ser solidário mesmo que isso implique ser hipócrita, falso e negando as minhas convicções e opiniões.
Vão mais longe e utilizam o ultimato, afirmando que, em virtude do que escrevo, do que digo, só lhes resta uma opção que é abandonarem a administração e o staff da PTSims.

De quem vem isto diz muita coisa!!

Conheço a Ptsims desde os tempos do Filipe planeava a abertura desta comunidade, vi a mesma a ser lançada,crescer, participei em campeonatos mas numca fui fan das politicas internas, da forma de gestao da administraçao por isso afastei-me. É a meu ver a maior perda da Ptsims juntamente com a saida do mentor (Filipe Galego) mas parece que o tempo poe as coisa na ordem certa. A atual administraçao é a verdadeira culpada de tudo o que tem vindo a acontecer nestes ultimos 3 ou 4 anos, por isto mesmo, citando o Luis.....
Consideram que os meus posts os fragilizam, os limitam, os condicionam e que perante qualquer situação, seja ela qual for, devo ser solidário mesmo que isso implique ser hipócrita, falso e negando as minhas convicções e opiniões.
No fundo andam em negaçao este tempo todo, a culpa numca é deles mesmo que a sintam mas nao podem dar o braço a torcer, sao omnipresentes e omnipotentes..... Espero que aprendam de uma vez por todas e abram os olhos, olhem a vossa volta......

My 2 cents.

Offline Mário Leitão

• Experiente
  • Liked: 139
    • View Profile
« Reply #7 on: August 07, 2016, 12: 46 »
Venho aqui deixar umas palavras de solidariedade ao staff, por aquilo que tem feito, já que para deitar abaixo tem aparecido muitos, mesmo pessoas que já pouco ou nada participam na comunidade.
Não sei que filmes é que alguns andam a ver, mas eu olho para as inscrições dos eventos e campeonatos e normalmente estão completas, se isto fosse tão mau como alguns querem fazer crer, não acredito que as grelhas assim estivessem.
Tb já administrei sites, foruns e agora algumas páginas de comunidades no Facebook e compreendo que é bastante desagradável ler certos comentários, principalmente para quem trabalha de borla de deixa bastantes horas da sua vida nisto, podendo estar a fazer outras coisas ou simplesmente aparecer para correr.

Continuem o bom trabalho.

Offline Rui Paiva

• Veterano
  • Liked: 132
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #8 on: August 07, 2016, 16: 47 »
De momento a grande vantagem de correr na ptsims é o facto de eles terem apostado nos simuladores modernos, ex: o raceroom ou o AC. E isso é uma enorme vantagem e a principal razão pela qual corro na ptsims.
Qd comecei a correr na ptsims era bem mais desorganizado, chegava ao ponto de não termos qq tipo de admins nas provas e quando havia algum erro no servidor a prova ia para o tecto. De momento não vejo isso a acontecer por isso na minha opinião está melhor.
Já para não falar no Tcs2015 que no campeonato do Server 2 teve transmissões televisivas do melhor.
De momento nada a apontar. Mas cada um sabe as suas razões.
« Last Edit: August 07, 2016, 16: 50 by Rui Paiva »

Offline tiago carvalho

• Experiente
  • Liked: 13
  • Tiago Carvalho - TRK
    • View Profile
« Reply #9 on: August 16, 2016, 00: 12 »
Tenho as melhores referências do staff. Desde sempre... Desde o meu primeiro campeonato bskilled pela f1 Portugal e depois trk.

Offline Pedro Mourão

• Veterano
  • Liked: 125
  • Racing Spirit!
    • View Profile
« Reply #10 on: September 22, 2016, 12: 51 »
Acerca do passado próximo, apenas poderei ter conhecimento pelo diz que disse visto que ando afastado do SimRacing.

Falando do post do Luís por enquanto, começo por um "Muito obrigado!". A tua fase de maior actividade a nível de mods não se cruzou muito com a minha actividade como "piloto" por cá, embora eu pense que foste um dos principais senão principal contribuidor para o mod dos Lotus (Academy 2011), no qual me iniciei por estas andanças, logo aqui já te "devo" algo.

Afastei-me de tudo que era jogo porque embora estivesse numa boa fase no sim racing, na generalidade daquilo que jogava já não me divertia, era jogar fosse o que fosse de faca nos dentes esquecendo o gozo que me(nos) levou até aos jogos pela primeira vez.
Aplaudo de pé todos os que de uma maneira ou de outra contribuíram com algo para esta comunidade, uma vez que é única e exclusivamente por amor à camisola. Nem sempre concordei e não concordarei com tudo nem com todos os elementos do staff/Administração, mas a verdade é que todos temos o mesmo interesse, que a comunidade progrida, não apenas em quantidade mas também em qualidade e isso não parte apenas de um dos lados.

É pena ver qualquer abandono (pelo menos para mim..é), mas de alguém como o Luís que é uma pessoa pela qual tenho bastante estima, custa ainda mais, mas isso leva-me ao último ponto.

Do que vivi no Sim Racing, sempre como piloto Sonic (com transição pela RGM) aprendi uma coisa, e vou dar a minha opinião pessoal, não estou a dizer que assim é que é. Independentemente de participar num campeonato da PTSims ou outra comunidade qualquer, no Race 07 ou Assetto Corsa, com as cores da Sonic ou uma skin vazia, o que vale mesmo são as amizades que se criam, os momentos de mijar a rir, o trabalho de grupo para afinar o carro (ou desafinar à la Sr. Eng. Mourão).
Conheci grandes pessoas neste casa, estou a falar do Honorato e do Ricardo Martins, grandes como o raio!...mas agora mais a sério, pessoas fantásticas cada uma à sua maneira. Temos tudo para sermos felizes neste meio, ora pensem comigo, no vosso dia a dia com quantas pessoas têm liberdade para puxar conversa ao estilo: "E aquele final dramático das 24 horas de LeMans?" "Gostei daquela mod de fórmulas pah!" "Bora fazer uma corridinha logo?", regra geral são muito poucas ou nenhuma, e aqui estamos todos concentrados num só lugar, partilhamos gostos semelhantes e é a receita perfeita para chegar ao fim do dia de trabalho, estudo, e relaxar um pouco, poderem dizer "Epah bora pegar no volante e falar um bocado com a malta" ao invés de "Nem sei se pego no volante hoje ou abro o fórum sequer", porque para problemas já nos bastam os que temos offline.
Sei que é mais fácil falar de fora do que "posto à prova" quando as situações nos tocam a nós até porque eu próprio já fui bastante explosivo neste meio.
No dia em que o SimRacing se tornar rentável para se viver dele até entendo as faíscas, até lá era de valor dar prioridade à diversão.

Com isto não me ponho nem do lado dos queixosos nem dos alvos das queixas. Tenho apenas saudades de ligar um jogo e voltar a desliga-lo horas depois com um sorriso no rosto.

Quando voltar espero poder divertir-me à grande, o resto são "peaners"  :biggrin:

Divirtam-se e até já  :friends: