Author Topic: 24 Hours of Le Mans  (Read 1866 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Luís Branco

• Lenda
  • Liked: 403
    • View Profile
  • Paddock Member: Yes
24 Hours of Le Mans
« on: June 16, 2016, 20: 08 »
É já este fim-de-semana e com transmissão directa na Eurosport 1 HD.

Além disso, durante a qualificação os comentadores da Eurosport falaram e até compararam as velocidades alcançadas em certas partes do circuito entre o que estava a passar-se e o que se consegue no simracing.
Um dos comentadores até acrescentou dizendo que o simracing é o melhor de simulação que se pode ter em casa ao que o outro (comentador) disse que assim ia provocar uma guerra, ao que o primeiro respondeu que gostava de simracing e que já esperava que viessem os adeptos das consolas e da Playstation dizer o contrário. :biggrin:
Podem ouvir (e ver) alguns comentários feitos na parte final da qualificação desta tarde (últimos 5 minutos).

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1316
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
Re: 24 Hours of Le Mans
« Reply #1 on: June 19, 2016, 16: 39 »
Bom, fui vendo grande parte das 24h, acabaram por ter sempre alguma emoção com os 2 primeiros de LMP1 a rodarem sempre perto, dando alguma emoção extra à corrida e deixando sempre em aberto a possibilidade de haver uma qualquer alteração no final. O que eu não esperava e ninguém esperava é que essa emoção viesse ao fim 23H e 55M quando o Toyota foi obrigado a parar por problemas técnicos que já ninguém esperava nessa altura entregando a vitória à Porsche na última volta. Acho que a Toyota merecia ter ganho estas 24H porque dominou grande parte da mesma e tinha a vitória na mão à várias horas como quem acompanhou pela madrugada dentro sabe. Mas não há vencedores morais por isso parabéns à Porsche e à Toyota.

Nota para a péssima performance da Audi e a vitória do Ford GT em GTPro, apesar de o Ferrari 488 ter dominado uma boa parte da corrida também.

Espero lá estar para o ano!

Offline Mário Leitão

• Experiente
  • Liked: 139
    • View Profile
  • Simulation Hardware: CS V2.5 CSLLC Pedals, RSeat RS1
« Reply #2 on: June 19, 2016, 17: 08 »
Realmente fiquei sem palavras, eu vejo isto pela corrida sem preferência de marca, a não ser que estivesse algum piloto português a representar alguma em Lmp1, mas até estava satisfeito com a vitória da Toyota apesar de ser uma marca que não me diz nada, nos japoneses ainda tem duas à frente na minha preferência, foi muito injusto, mas as corridas são assim só acabam depois da bandeirada e nem sempre, como já se viu no WEC este ano.

Edit: não consigo imaginar como se sentirá aquele grupo, desde pilotos, mecânicos, engenheiros, staff, etc
« Last Edit: June 19, 2016, 17: 11 by Mário Leitão »

Offline Pedro Lopes

• Membro
  • **
  • Liked: 111
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSW v2.5 + CSP V3 + F1 Rim | RF2 & iRacing
« Reply #3 on: June 20, 2016, 07: 22 »

A prova da qual se vai lembrar de quem perdeu!
Incríveis as sensações vividas na bancada.

Offline Paulo Honorato

• Lenda
  • Liked: 904
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
  • Simulation Hardware: Teclado e Rato
« Reply #4 on: June 20, 2016, 10: 03 »
Segui boa parte da prova e realmente que grande banho de agua fria. Deve ser mesmo desolador para a Toyota. Até a ACO já tinha colocado uma foto do Toyota no site deles  :blush:

Para mim o que está mesmo mal é o BOP (sei que alguns até acham bem a favor do espectáculo, mas não é de maneira nenhuma a minha opinião), era quase certo que o Ford GT ia ganhar, depois de andarem a passear em SPA e a dizer que o carro não conseguia acompanhar os outros (isto tudo para o BOP ser favorável a eles) chegaram a Le Mans com um BOP favorável (não foram os únicos, e nos últimos anos tem sido normal), mas mesmo assim era pouco.
Vejamos nos treinos livres o Corvette que chegou dos EUA sem BOP conseguiu na sua volta mais rápida (e sim nos treinos eles treinam tudo, qualificação e corrida) ser o mais rápido dos GT's, lá os outros levaram um BOP favorável para conseguir combater o Corvette.
Na qualificação o Corvette faz praticamente o mesmo tempo, mas em vez de estar em primeiro está em ..... ultimo .......
Pela primeira vez houve BOP entre a qualificação e a corrida, mas mesmo assim foi o que se viu.

Assim ganhou o melhor GT????? sinceramente na minha opinião não, mas também não sei, com tanto BOP a coisa fica difícil de dizer qual o melhor, porque parece que ganha o que ACO quer, e neste caso até dava jeito porque era o retorno da Ford a Le Mans.....

Isto qualquer dia parece o futebol com cada vez mais casos estranhos a acontecer, e para mim a perder credibilidade.

Deviam de dar aos construtores uma serie de limites e depois cada um faça o melhor que conseguir, e até podia existir um BOP a meio do ano, agora assim.... até parece que escolhem quem querem que ganhe.

É chato ver a F1 com os últimos anos a ser ganho pelos Mercedes, tal como aconteceu no passado com Mclaren, Ferrari, Williams, RedBull, e muitas vezes com diferenças maiores do que existe neste momento, mas apesar de ficar um pouco "chato" ganha a equipa que trabalhou melhor, que fez o melhor carro, o melhor motor, etc etc

Isto é a minha opinião pessoal, mas sinceramente gostava de mais verdade nos carros.

Offline Mário Leitão

• Experiente
    • View Profile
« Reply #5 on: June 20, 2016, 10: 21 »
Tb concordo, mas não é muito fácil por causa da variedade e características dos Gt's, tem é de se ter mais cuidado com o "sandbaging", talvez arranjar uma comissão de ex pilotos para testar os carros e depois acertar o bop, do que se fiarem nas equipas.
Basta olhar para os modelos de série para perceber quais os modelos que iriam ser os mais competitivos.

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #6 on: June 20, 2016, 10: 32 »
Há bastantes diferenças entre os carros de série e os de competição para apenas por aí haver desde logo uma indicação de qual é mais competitivo.
Há uma  a diferença visível entre um Aston Martin de estrada (peso, performances, suspensão), um Ferrari 458 e, no entanto, no campeonato a discussão é precisamente entre a Aston e a Ferrari (Lamy vs Águas).

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 505
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
« Reply #7 on: June 20, 2016, 10: 35 »
O BOP é complicado porque os carros têm tanta electrónica, que as equipas podem mascarar o seu desempenho para não serem tão penalizadas, e depois libertam o seu potencial todo a seu belo prazer batendo a concorrência,...

Offline Paulo Honorato

• Lenda
  • Liked: 904
    • View Profile
    • Heróis Como Nós
  • Simulation Hardware: Teclado e Rato
« Reply #8 on: June 20, 2016, 10: 39 »
Mas BOP corrida a corrida, e como aconteceu em Lemans da qualificação para a corrida !!!!! é mesmo a prova que não está bem feito nem está correcto, por isso devia de haver outras regras que estas para mim não são "verdadeiras"

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 505
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
« Reply #9 on: June 20, 2016, 12: 26 »
Sim,... estabelecer um limite de cilindrada, um limite de boost de turbo, um limite de diâmetro de admissão, limite de peso, e quem andar mais leva mais peso na corrida seguinte!

Offline Mário Leitão

• Experiente
    • View Profile
« Reply #10 on: June 20, 2016, 13: 08 »
O ideal seria um DTM com carroçaria de GT's :)

Offline Mário Peixoto

• Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2132
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #11 on: June 20, 2016, 14: 12 »
Eu acho que não devia existir BOP nem nada do género. Simplesmente regras em relação ao que é permitido os carros terem e não terem, como de resto há. Sendo estes GT oriundos dos carros de estrada, não deve ser assim tão difícil impor certas restrições nas regras para que o carro, embora de competição, não seja assim tão diferente do de estrada. Depois cada equipa seria responsável por fazer o melhor possível com o seu carro, se conseguisse ótimo, se não conseguisse tinha de tentar por outra maneira. Um pouco como acontece na F1, de resto: as regras são dadas e os construtores constroem de acordo com as regras. O problema da F1 é que há um fosso enorme entre as equipas ricas e as outras, que acabam por não conseguir ter carros tão bons e, por conseguinte, grandes resultados, que por sua vez geram mais dinheiro (embora me pareça que este ano a coisa está mais equilibrada). Nos GT acho que não se veria tanto isso, pois são campeonatos que servem de montra para as marcas e parece-me que todas elas são capazes de investir "por igual". Qualquer Aston, Ferrari, BMW, Porsche, McLaren, etc., gosta com certeza de ter um GT competitivo e vencedor, pois isso é motivo de notícia e de publicidade. Além disso, os GT atuais relembram bastante os seus "irmãos" de estrada. Havendo guita, eu provavelmente comprava um McLaren 650 se visse o 650S ganhar em pista várias vezes.  :biggrin: Acho aliás que é isso mesmo que me atrai mais nesta categoria, é o facto de os carros serem reconhecíveis. Uma pessoa olha para um AMG GT3 e vê ali o carro de estrada que serviu de base.

Offline Mário Leitão

• Experiente
    • View Profile
« Reply #12 on: June 20, 2016, 18: 24 »
Isto é uma baralhada total, basta ver que no WEC/GTOPen tens logo dois tipos de carros, no Blancpain outros e depois ainda há os versão troféu. Os GT's devia ser uma classe definida depois se queriam ter gentleman drivers eles que se habituassem, acho que a base boa seria os GT3. As pessoas por exemplo olham para o WEC e não percebem porque é que há dois tipos de classe GTE Pro e GTE AM, para quem não percebe disto é dificil compreender quando os carros são visualmente iguais, para os menos informados, depois no Blancpain são básicamente GT3.
Eu acho que não há grande vontade de mexer nisto, porque isto de vez em quando dá jeito para facilitar as conveniências de quem gere o desporto.

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #13 on: June 20, 2016, 19: 01 »
No WEC pode ser aplicado BOP aos LMP2 e aos GTE.
Os GTE são mais caros porque são mais desenvolvidos em termos técnicos e aerodinâmicos que os GT3 pois as regras são mais impositivas para os GTE que para os GT3.
Os GTE-Pro são conduzidos apenas por profissionais.
Os GTE-Am são conduzidos também por pilotos amadores.
Na classe GTE-AM só são admitidos carros que tenham pelo menos um ano de existência ou com especificações de acordo com as do carro do ano anterior.
.

Offline Pedro Lopes

• Membro
  • **
  • Liked: 111
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSW v2.5 + CSP V3 + F1 Rim | RF2 & iRacing
« Reply #14 on: June 22, 2016, 23: 14 »
Vivido ao vivo na bancada : https://drive.google.com/file/d/0B7yQuq3Wc4AVLXdtZ25vQjk5S0U/view

PS: não ligar à linguagem  :biggrin: