Author Topic: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões  (Read 18412 times)

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Offline Mário Peixoto

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DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« on: June 12, 2016, 02: 40 »
Deixam aqui os vossos pedidos de ajuda, dúvidas que tenham sobre o campeonato, sugestões, etc. ;)

Offline Mário Leitão

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #1 on: June 16, 2016, 00: 35 »
O funcionamento vai ser da mesma maneira que o touring?
Ligar o servidor a horas e depois segue tudo?
É que se assim for e acabar por volta das 23:15 para mim ainda dá, mais que isso é complicado por causa do trabalho.

Offline Vítor Costa

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #2 on: June 16, 2016, 00: 42 »
Sim, terminará por volta dessa hora sensivelmente que é quando se completam os 60 minutos, a não ser que haja algum contratempo que obrigue a reiniciar o dedicado, mas em princípio não será preciso fazer nada, a não ser que haja um qualquer evento catastrófico.

Offline André Bonaparte

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #3 on: June 16, 2016, 10: 38 »
Staff,

imaginei que seriam rodadas duplas como são as corridas reais. Além disso, o R3E está preparado para esse tipo de classificação / corrida. Algum motivo expecífico para não realizar rodadas duplas, mesmo que uma das corridas fosse mais curta (e com pontuação menor)?

Offline Nuno Macedo

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #4 on: June 16, 2016, 10: 42 »
Como não conheço bem o Sim, pergunto:

O DRS tem zonas especificas?
So liga se o carro da frente estiver a menos de 1 seg. ou liga sempre?
Como controlam isso?

Ja agora tambem concordo com a simulação real. Duas corridas e tudo o que de facto simule a realidade.

Offline Mário Leitão

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #5 on: June 16, 2016, 11: 08 »
Como não conheço bem o Sim, pergunto:

O DRS tem zonas especificas?
So liga se o carro da frente estiver a menos de 1 seg. ou liga sempre?
Como controlam isso?

Ja agora tambem concordo com a simulação real. Duas corridas e tudo o que de facto simule a realidade.
Em single player sim, é assim que funciona, em multiplayer não posso garantir, mas deve ser igual.
Quanto ao resto, as corridas do DTM são disputadas em dois dias, por isso seria sempre desvirtuado, a não ser que se fizesse uma na segunda e outra na terça. :D

Offline Baltazar Lima

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #6 on: June 16, 2016, 11: 24 »
Staff,

imaginei que seriam rodadas duplas como são as corridas reais. Além disso, o R3E está preparado para esse tipo de classificação / corrida. Algum motivo expecífico para não realizar rodadas duplas, mesmo que uma das corridas fosse mais curta (e com pontuação menor)?

Foi ponderado pelo Staff seguir a Realidade do DTM. Duas Corridas. Uma de 40min e outra de 60min.
Mas fazer em dias diferentes ia ser muito complicado para muita gente, correr num dias as vezes é difícil, em dois ainda pior.
Fazer no mesmo dia iria alongar para muito tarde o fim das corridas. Para não estar a fazer Corridas muito curtas, optamos por apenas fazer uma de 60min onde permite ter tácticas de gestão de pneus e paragem obrigatória nas Boxes.

Offline Mário Peixoto

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #7 on: June 16, 2016, 11: 25 »
Respondendo às vossas questões. :smile:

Pensámos de facto em incluir duas corridas, tal como na realidade: 40 minutos + 60 minutos. Contudo, acabamos por decidir que isto ficaria muito pesado numa única noite e que a corrida 2 (de 60 minutos) poderia sofrer quebras de grelha dos pilotos que não terminam a corrida 1 e depois não esperam pela outra, vão logo embora. Isto acontece quando temos corridas de 20 minutos, portanto seria ainda mais provável acontecer com corridas de 40. Fazer em dois dias também não é opção porque aí pode haver malta que pode num dia mas não no outro, o que acabava por prejudicar o campeonato. Ficou então decidido que seria apenas uma corrida de 60 minutos. Não corresponde à realidade mas, no nosso entender, é a solução que preserva melhor uma grelha composta e que permite na mesma que o campeonato seja competitivo. No entanto, também realço que é uma opção que pode ser discutida e alterada. Não me chocaria fazer por exemplo 30+50 ou 25+45. 40+60 numa só noite acho demasiado, se fosse seguido fazia-se bem, mas com quebra pelo meio, penso que é demasiado pesado. Mas menos minutos podia ser possível. O pessoal tinha era de ter responsabilidade para correr em ambas as corridas, mesmo que a primeira, por azar, não lhes corra bem e sejam até obrigados a desistir.

Sobre o DRS, vamos ver melhor na corrida de teste, em Moscovo, como funciona isto. A Simbin não é muito clara e no servidor não temos regras para controlar isso: é controlado pelo próprio simulador, tal como as paragens na boxe. Pelo que percebemos da leitura, o DRS pode ser usado sempre que o carro da frente esteja a pelo menos 1 segundo de distância, sendo isto medido na linha de partida/chegada. O DRS desliga-se automaticamente ao usar os travões ou se a curva gerar mais de X de força G (não me recordo do valor ao certo). É isto que está nas regras, de resto. Mas mais detalhes só mesmo após a corrida de teste, infelizmente antes disso não vamos poder informar com mais detalhe.

Offline Mário Leitão

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #8 on: June 16, 2016, 11: 32 »
Em relação às equipas, dizem que se for equipa de dois tem de usar o mesmo carro, porque não fazer uma distribuição real tipo os dois carros diferentes de cada equipa? Para facilitar davam prioridade de escolha às equipas de 2 depois os que sobravam eram distribuídos pelos pilotos a solo, no final vai dar repetidos na mesma porque de certeza que não vai haver distribuição das marcas, mas assim era uma hipótese de haver mais variedade de skins em pista, que para o "filme" é sempre mais engraçado.

Offline Baltazar Lima

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #9 on: June 16, 2016, 11: 37 »
Sim, era de pensar em fazer essa rateação. Depois de termos a lista de inscritos finalizada talvez se pense nisso.
Os primeiros a inscreverem-se podem escolher primeiro a Skin, dando prioridade às Equipas. Depois os individuais escolhiam as que sobravam por ordem de inscrição também. E quem não escolher, nós entregamos as que sobram.
É algo a pensar...

Offline Mário Peixoto

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #10 on: June 16, 2016, 11: 40 »
É uma ideia, a única questão é que no servidor não controlamos quem usa que skin. No AC dava para fazer isso, no RaceRoom não dá. Portanto no fundo o piloto pode ir com uma skin que não lhe foi atribuída. E aí perde a piada. Não sei até que ponto vale a pena o trabalho, para ser sincero.

Offline Vítor Costa

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #11 on: June 16, 2016, 13: 38 »
Pelos testes que fiz, é o servidor que controla quer o DRS (tens que estar junto do carro à frente, não me pareceu que fosse necessariamente 1 seg pelo que testei com o Filipe) e as restantes features da série/regulamento DTM. Inclusivamente fala em penalização de peso entre fim-de-semanas (não da corrida 1 para corrida 2) como na realidade mas desconfio que isso só será aplicável em single player modo campeonato porque não estou a ver como é que na outra corrida o simulador vai aplicar peso ao Joaquim ou ao António, a não ser que seja inteligente nesse sentido.

Pelo que testamos, e tal como na realidade, só existe obrigatoriedade de pit stop na 2ª corrida e apenas para mudança de pneus. Testamos e na 1ª corrida deixava parar mas sem ter a janela obrigatória tal como acontece na 2ª corrida. E esta ainda é uma dúvida que eu tenho, se numa corrida única vai ter uma janela obrigatória mesmo que forcemos no dedicated a paragem obrigatória. Mas mesmo que não apareça faz parte das regras e como tal funcionará na mesma.

Pessoalmente preferia os eventos duplos e podia ser uma coisa tipo 20m + 60m por exemplo mas para isso era necessário começar mais cedo, tipo fazer a qualificação às 21,30h.

Offline Nuno Macedo

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #12 on: June 16, 2016, 13: 55 »
Quanto ao DRS:
Se o jogo controla a activação do DRS então tudo ok. So não queria ser penalizado por liga-lo fora do tempo ou acidentalmente.

Quanto as duas corridas:
Por mim seria 25/40 ou 30/45. Não alonga muito mais o evento e dava para seguir mais a realidade. E o jogo ate é rapido a mudar de sessão por isso...
Paragem obrigatoria que seja apenas na segunda corrida (aproveitado as funções do jogo).

Ou seja:
Aproveitem as funcionalidades do jogo e tentem ser o mais "reais" possivel. Da outro gozo....

Offline André Bonaparte

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #13 on: June 16, 2016, 14: 03 »
Pelos testes que fiz, é o servidor que controla quer o DRS (tens que estar junto do carro à frente, não me pareceu que fosse necessariamente 1 seg pelo que testei com o Filipe) e as restantes features da série/regulamento DTM. Inclusivamente fala em penalização de peso entre fim-de-semanas (não da corrida 1 para corrida 2) como na realidade mas desconfio que isso só será aplicável em single player modo campeonato porque não estou a ver como é que na outra corrida o simulador vai aplicar peso ao Joaquim ou ao António, a não ser que seja inteligente nesse sentido.

Pelo que testamos, e tal como na realidade, só existe obrigatoriedade de pit stop na 2ª corrida e apenas para mudança de pneus. Testamos e na 1ª corrida deixava parar mas sem ter a janela obrigatória tal como acontece na 2ª corrida. E esta ainda é uma dúvida que eu tenho, se numa corrida única vai ter uma janela obrigatória mesmo que forcemos no dedicated a paragem obrigatória. Mas mesmo que não apareça faz parte das regras e como tal funcionará na mesma.

Pessoalmente preferia os eventos duplos e podia ser uma coisa tipo 20m + 60m por exemplo mas para isso era necessário começar mais cedo, tipo fazer a qualificação às 21,30h.

Acredito que os campeonatos com corridas duplas são bem interessantes. Penso até diferente: como irão existir 2 corridas, quem faltar naquele dia perde duas oportunidades de pontuar, ou seja, o prejuízo é demasiado grande.

A questão do tempo é que é a chave para a situação. Acredito que se tivéssemos uma corrida SPRINT e uma mais longa poderia  agradar.

Por exemplo:
R1
Classificação 1:  superpole
Corrida 1: 20m a 25m (SEM paragem obrigatória)

R2
Classificação 2: 15m
Corrida 2: 60m (COM paragem obrigatória)

A pontuação também deveria ser repensada para dar menos pontos na R1 enquanto na R2 seguiria a pontuação real do DTM (ou da PTSIMS).

Outra coisa que poderia funcionar para deixar os pilotos "na vontade" de participar das 2 corridas seria, se possível (falo de servidor), o grid invertido. Os 10 primeiros colocados da R1 seriam invertidos na R2, eliminando dessa forma a classificação 2, teríamos apenas um warmup de 5m para poder colocar as configurações da corrida 2.

Aliás, essa seria uma sugestão, independente de mudança no formato do DTM Series 2016: incluir um warmup de 5 minutos após a classificação, para que possamos colocar o setup de corrida.

Claro que não seriam as mesmas regras das corridas reais, mas daria, ao meu ver, um gostinho a mais para esse DLC que é simplesmente fantástico!

abs

Offline André Bonaparte

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Re: DTM Series 2016: Ajuda & Dúvidas / Sugestões
« Reply #14 on: June 16, 2016, 14: 25 »
Quote
Mário Peixoto disse:
(...) Sobre o DRS, vamos ver melhor na corrida de teste, em Moscovo, como funciona isto. A Simbin não é muito clara e no servidor não temos regras para controlar isso: é controlado pelo próprio simulador, tal como as paragens na boxe. Pelo que percebemos da leitura, o DRS pode ser usado sempre que o carro da frente esteja a pelo menos 1 segundo de distância, sendo isto medido na linha de partida/chegada. O DRS desliga-se automaticamente ao usar os travões ou se a curva gerar mais de X de força G (não me recordo do valor ao certo). É isto que está nas regras, de resto. Mas mais detalhes só mesmo após a corrida de teste, infelizmente antes disso não vamos poder informar com mais detalhe. (...)


O uso do DRS no DTM 2016 (como foi em 2015) diz que haverá uma única linha de checagem de distância entre os pilotos. Se esses pilotos estiverem a menos 1s um do outro o piloto que vem atrás poderá utilizar por 3x o DRS naquela volta em qualquer ponto. Na volta seguinte, volta-se a aferição de tempo entre os pilotos e assim sucessivamente. (será que isso já está implantado nesse DLC?)

A novidade para esse ano é a implementação de um número máximo de utilizações do DRS por corrida, variando de pista para pista, dependendo da sua extensão e do tempo de duração.

Sítio referência: http://www.dtm.com/en/news/new-service-spectators-new-drs-regulations-2016-04-19.html