Author Topic: Porsche 911 (991) GT3 RS - Modificação Addon  (Read 8068 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Luís Branco

• Lenda
  • Liked: 403
    • View Profile
  • Paddock Member: Yes
Porsche 911 (991) GT3 RS - Modificação Addon
« on: November 30, 2015, 01: 40 »
Ao fim de quase 2 meses dou por terminadas as modificações ao Porsche 911 GT3 RS.
O mod não é meu e não sei quem é o ilustre desconhecido que trouxe o carro para o AC.
Eu limitei-me a fazer uma revisão que acabou por ser bem mais profunda do que tinha em mente de início.
Por melhorar ainda haverá muito, com destaque para a optimização de todos os lods, mas o detalhe do modelo original aliado aos meus fracos dotes para 3D não me deixam conseguir fazer mais nesta área.

As alterações efectuadas são (entre outras):

Texturas e Shaders
+ revisão de shaders de cockpit, carroçaria, jantes e pneus
+ revisão de texturas originais
+ adição/substituição de texturas
+ novo efeito de rotação para jantes e pneus
+ novo efeito de sujidade para os vidros
+ novo efeito de sujidade para os pneus
+ adição efeitos de danos para carroçaria, faróis e vidros
+ adição de efeitos de sujidade para carroçaria
+ nova iluminação de cockpit
+ novo efeito de luzes dianteiras e traseiras
+ novo efeito de luzes de travão
+ skins adicionais
+ revisão das skins originais
+ novo efeito de carbono interior
+ adição de bancos em carbono
+ nova placa de matrícula
+ alteração ao indicador de pressão de pneus
+ correcção dos botões de funções no cockpit
+ correcção dos botões da caixa de velocidades
+ adição de logo "GT3 RS" no cockpit e soleira das portas

3D
+ reposicionamento e realinhamento do modelo 3D (necessário por causa do efeito de colisões)
+ realinhamento de vários objectos 3D
+ adição de partes de 3D, com destaque para as relacionadas com a abertura/fecho das portas
+ fecho de várias partes da carroçaria devido à adição de danos e abertura/fecho das portas, para impedir partes transparentes
+ reposicionamento do piloto com novas animações para movimentos de rotação de braços e utilização de patilhas no volante
+ movimento das patilhas do volante
+ adição vista interior no showroom
+ animação abertura/fecho portas
+ optimização de lod principal (modelo original: total 430.912 polys/342.732 vértices, modelo revisto: total com Low Resolution Cockpit: 320.095 polys/280.349 vértices e incluindo High Resolution Cockpit: 150.695 polys/129.288 vértices
+ adição de Low Resolution Cockpit (11.696 polys/14.070 vértices)
+ criação de lod A, B e C (Lod A: 107.763 polys/112.629 vértices, Lod B: 42.387 polys/46.778 vértices e Lod C:26.391 polys/31.022 vértices)
+ novo sistema de colisões, de acordo com a posição, dimensão e forma da carroçaria
+ showroom integralmente funcional (abertura/fecho de portas e vista de cockpit)
+ adição de indicador da temperatura de água funcional e não apenas estático
+ adição de partes de 3D necessárias para efeitos de sujidade e de danos para vidros e faróis
+ adição de partes de 3D relacionados com os danos de carroçaria

Dinâmica
+ novo motor de acordo com os dados da Porsche, não só os níveis de potência e binário máxima mas todo o regime de funcionamento do motor, conforme curva de potência/binário do carro real.
+ nova aerodinâmica com valores de acordo com os dados da marca (disponíveis): 216kg downforce na traseira e 103kg na frente e área frontal 2,144 m2
+ nova suspensão com utilização dos dados da marca (disponíveis), incluindo steering lock e steering ratio, camber, altura ao solo e distribuição de peso, sendo o restante efectuado a partir da suspensão do Ruf rt12R do AC
+ distância entre eixos e largura de vias dianteira e traseira conforme dados oficiais
+ altura mínima ao solo de 110mm (com 30 litros de combustível), conforme dados da Porsche
+ novos pneus com tyre model v6
+ pneus 265/35 ZR 20 F e 325/30 ZR 21 T
+ C x L x A = 4,545 x 1,880 x 1,291
+ novo funcionamento da caixa de velocidades (gearbox protection) com 200rpm de overrev limit
+ relações de caixa e relação final conforme dados oficiais da Porsche
+ revisão dos travões
+ correcção do peso do 911 GT3 RS de acordo com dados oficiais da Porsche (peso DIN - 90% de combustível + 75kg piloto)
+ distribuição de peso de acordo com a Porsche: 40/60
+ depósito de combustível de 90 litros (opção disponível na Porsche para o 911 GT3 RS)
+ revisão do posicionamento de depósito de combustível
+ revisão do ffb
+ adição de differential lock
+ adição de efeito de understeer (pode ser activada a opção enhanced understeer effect, que aconselho)
+ ABS a 250hz e TC a 500hz (experimental)
+ consumo de combustível de acordo com dados da Porsche (este não é diesel :biggrin:)

Outras
+ correcção do indicador de velocidade
+ reposicionamento das câmaras de condução
+ setup limitado nos parâmetros possíveis de alteração
+ performance do carro de acordo com dados reais: 0-100 km/h, 0-160 kmh, 0-200 km/h
+ tempo de volta a Nordschleife em 7’24 com ABS On e TC off (a Porsche anuncia 7´20)
+ modificação do UI com informação e gráfico de potência/binário correctos
+ modificação do som do motor (com base no Nissan GTR)
+ adição de efeitos de som, incluindo os relativos a movimentos de carroçaria e suspensão
+ novo texto de apresentação
+ novas imagens de preview das skins
+ novas livery para as skins
+ 500cv / 8250 rpm e 460nm / 6250 rpm
+ limitador 8800 rpm

(Clicar em cima da imagem para ver na resolução original)

INSTALAÇÃO:
- extrair os ficheiros e copiar a pasta porsche_911_gt3_rs para Steam\steamapps\common\assettocorsa\content\cars 
« Last Edit: December 14, 2015, 12: 20 by Luís Branco »

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1323
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
Re: Porsche 911 (991) GT3 RS - Modificação Addon
« Reply #1 on: November 30, 2015, 01: 55 »
Grandessíssimo trabalho  :ok:

Offline João Moutinho

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 110
  • STR #10
    • View Profile
« Reply #2 on: November 30, 2015, 09: 18 »
Já tinha experimentado a versão original aqui há uns meses (tendo inclusive usado o carro para uma sessão de fotos de drift...  :biggrin: ), mal posso esperar para por as mãos nesta versão melhorada!

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2161
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #3 on: November 30, 2015, 09: 53 »
Excelente Luís!!!

Podemos fazer uma fun com a máquina? :clapping:

PS: Agora pega no Nissan GT-R GT1 do rFactor 2 e mete no AC, please. :biggrin:

Offline Nuno Basto

• TheBigOne014
  • ArmA Staff
  • Lenda
  • Liked: 505
  • Twitter - @TheBigOne014 | Twitch - TheBigOne_014
    • View Profile
  • Simulation Hardware: MOMO RACING RULES!!!!!
« Reply #4 on: November 30, 2015, 11: 00 »
Lindo Luis! :biggrin: Excelente trabalho! :good:

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #5 on: November 30, 2015, 14: 29 »
Já tinha experimentado a versão original aqui há uns meses (tendo inclusive usado o carro para uma sessão de fotos de drift...  :biggrin: ), mal posso esperar para por as mãos nesta versão melhorada!

Não direi que esta é uma versão melhorada mas sim modificada. ;)

Podemos fazer uma fun com a máquina?

PS: Agora pega no Nissan GT-R GT1 do rFactor 2 e mete no AC, please. :biggrin:

Podem fazer as corridas que quiserem, mas a minha luta em prol de melhor frame rate não foi plenamente conseguida.
Repara que o lod principal ainda esta mais de 50% acima recomendado para o AC (+150.000 vs 100.000), o High Resolution Cockpit ainda fica também 50% acima do recomendado (150.000 vs 100.000), o Low Resolution Cockpit está acima do dobro do recomendado (+10.000 vs 5.000), e os lods secundários nem se fala, que nesses é que as diferenças são gigantescas: 107.000 vs 20.000, 42.000 vs 5.000 e 26.000 vs 100. O meu último lod deveria ser, no máximo, o primeiro dos secundários, por isso vês o trabalho de optimização que há ainda por fazer.

Mesmo assim reduzi bastante ao modelo original, que encolheu quase 30% e, em conjunto com a optimização das texturas, o kn5 passou de 112MB para menos de 49Mb, uma redução de quase 60%.

Só que, ainda assim, a frame rate fica muito aquém dos originais do AC, sendo certo se já é minimamente aceitável estar em pista com 24 911 GT3 RS, com o modelo original seria impensável fazer uma corrida com mais de 5 Porsche.
Para dar uma ideia da diferença, a carga numa corrida com 24 carros do modelo original é idêntico a uma corrida com 350 carros modificados. Mesmo com muito por fazer nos lods, a diferença é precisamente porque o modelo original não usa lods, com a utilização de um único modelo até aos 400 metros e um segundo, mais que o meu lod B, após os 400 metros.

Será uma das coisas a que voltarei brevemente é precisamente a optimização dos lods secundários, que é por aí que a frame rate se está a ir.
Também será possível melhorar a distância dos lods, porque posso bem reduzir bastante a distância a que os carros são visíveis, em particular o lod C, que, de momento, é visível até 2000 metros, se bem que a minha luta é contra a perda de frame rate quando os carros está mais próximos, i.e, os primeiros 100 metros.

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #6 on: November 30, 2015, 14: 54 »
Já que falo em frame rate, o que refiro acima é para os meus settings no AC e que são os abaixo, se bem que julgo que a proporção de performance para o carros do AC será idêntica, sejam quais forem os settings:

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
  • Liked: 397
  • No bumps, no bangs: Concorde!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT - Logitech Force 3D Pro
« Reply #7 on: November 30, 2015, 18: 12 »
Excelente trabalho, sem dúvida, mas fiquei aqui a pensar numa coisa:
45000 poligonos para ver um carro a 2 km de distância??  :shok: Achas mesmo necessário tanto?

Eu começava por colocar os lods às distâncias default do AC. Repara que na template, o lod D só aparece até 600 metros.

Se até nos carros de origem se nota (nalguns até demasiado) as transições dos lods, acho que ninguém iria colocar em causa o teu excelente trabalho caso fizesses o mesmo.

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #8 on: November 30, 2015, 18: 48 »
Foi o que disse acima sobre a distância dos lods, mas sim, o AC tem carros que  utiliza lods até 2000 metros, o que também acho demasiado e sem necessidade. Quem é que tem olho para ver a 2km de distância? :biggrin:
A razão de ter mantido a distância de lods foi precisamente para ter um termo de comparação exacto com os carros do AC.
No entanto o busílis está mesmo é na proximidade com outros carros, até 100 metros, e aí é quero muito tentar melhorar.

Mas como é da praxe haver updates quando alguma coisa sai para fora na net, para não fugir à regra vou também seguir essa moda e hoje à noite faço um update até mesmo porque creio que o que foi para upload inclui a penúltima versão de pneus/suspensão e não a última. Irei confirmar e se assim for é grantido que faço um upload do update, que as modas são para seguir. :biggrin:

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #9 on: December 01, 2015, 03: 43 »
De facto o que foi para upload não tinha sido a última versão de pneus e suspensão, que quando criei a data.acd fi-lo a partir de uma pasta de backup não actualizada.

Assim, adicionei ao primeiro post a actualização ao ficheiro data.acd no que toca a suspensão e pneus.
A diferença é que na anterior o 911 tinha uma tendência para soltar demasiado a traseira em situações de curvas com pouco camber quando se aliviava o acelerador já dentro da curva e, relacionado, tendência para algumas perdas de tracção em aceleração à saída de curvas com lombas e ressaltos.
Com esta actualização ambos os casos são minimizados, mas o carácter do carro mantêm-se

Aproveitei e fiz mais uma limpeza a dois lods secundários, os dois últimos (B e C) bem como reduzi a visibilidade do lod C de 2000 para 600 metros.
Com isto ganhei mais de 4 frames medidos em último lugar numa grelha de 24 carros.

O update está no final do primeiro post.

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #10 on: December 01, 2015, 13: 29 »
Update final no primeiro post (náo haverá mais a não ser quando e se vier a reduzir mais os lods secundários), com uma alteração de pormenor (nem vão dar por ela) que serve para corrigir o ficheiro de luzes para fazer uso de um efeito nas luzes de travão em off.

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #11 on: December 01, 2015, 19: 46 »
Removidos os links para os updates e susbituído o link de download com a versão final (inclui ambos os updates) no primeiro post.

Offline Luís Branco

• Lenda
    • View Profile
« Reply #12 on: December 01, 2015, 22: 26 »
Para quem liga a estas coisas :biggrin::

Tempos Reais
Nurburgring Nordschleife    (desconhecido)         7:20.00
Nurburgring Nordschleife    Christian Gebhardt    7:28.00
Hockenheim GP                Joel Meili                 1:50.78
Hockenheim GP                Joel Meili                 1:51.77
Tempos Virtuais
Nurburgring Nordschleife     Luis Branco            7:23.822
Hockenheim GP                Luis Branco            1:51.438

Offline Pedro Silva

• Membro
  • **
  • Liked: 12
    • View Profile
« Reply #13 on: December 02, 2015, 12: 57 »
Acho que merecia umas fun races

Enviado do meu Find 5 através de Tapatalk

Offline Mário Peixoto

• Escrivão e
  • Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2161
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #14 on: December 02, 2015, 14: 25 »
Estou à espera que o [member=6]Luís Branco[/member]  me entregue uma cópia da chave. Mas pode ser já esta sexta-feira, se a malta quiser. O dia está livre...