Author Topic: O teu cockpit  (Read 144208 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Luis M Carreiro

• Team Manager
  • Estagiário
  • Liked: 58
  • Reputação: 2
  • Olá a todos!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Pentium 2, 166 mhz turbo gt tdi vtec! Volante? isso ha para pc?
Re: O teu cockpit
« Reply #840 on: August 31, 2018, 23: 53 »
eu tb tenho um I5 e ainda é ligeiramente inferior, é um 4590 a 3.30
mas tenho uma gtx960 de 4gb ddr5 e tenho 16 de ram. não tenho tido grandes problemas em correr tudo o que é simuladores e sempre
com gráficos no maximo ou perto disso. contudo so uso 1 monitor, um autodromo virtual aqui ao pé usa 3 monitores com graficas iguais a minha e já la andei e notei que por exemplo no rf2 não estava muito bem optimizado e tinha algumas faltas de fps.

Offline Bruno Miguel Oliveira

• Team Manager
  • Rookie
  • Liked: 14
  • Reputação: 1
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: cockpit obutto com volant t500
« Reply #841 on: September 01, 2018, 14: 19 »
Pois a cena é de ser 3 monitores ... e gostava de os manter mas ao mesmo tempo nao sei tou a pensar em comprar os óculos ;) lol

Offline Ricardo Marcelino

• Rookie
  • *
  • Liked: 68
  • Reputação: 4
    • View Profile
    • iwannaberacer
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT
« Reply #842 on: September 05, 2018, 12: 33 »
Pois a cena é de ser 3 monitores ... e gostava de os manter mas ao mesmo tempo nao sei tou a pensar em comprar os óculos ;) lol

É por aqui...  :biggrin: Estou mais inclinado para os óculos, mas vou experimentar primeiro!

Offline Bruno Miguel Oliveira

• Team Manager
  • Rookie
  • Liked: 14
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
  • Simulation Hardware: cockpit obutto com volant t500
« Reply #843 on: September 05, 2018, 13: 03 »

É por aqui...  :biggrin: Estou mais inclinado para os óculos, mas vou experimentar primeiro!

eu já experimentei, e gostei mas... tem sempre um mas... é caro e nao vou andar sempre com aquilo xD

Offline João Gouveia

• Rookie
  • *
  • Liked: 7
  • Reputação: 0
    • View Profile
« Reply #844 on: December 27, 2018, 02: 19 »
Olá,
Estou a pensar retomar com esta atividade (já passaram quase 10 anos) e estou com algumas duvidas relativamente ao simulador a utilizar (asseto corsa ou rf2 - mas vou colocar esta questao no local indicado) e ao cockpit a escolher.
Gostaria de pedir a vossa ajuda na atualização da info sobre os cockpits existentes e que recomendam.

Por aquilo que vi aqui no forum e na net, temos:

SIMETIK K2               - € 325  (s/ baquet e s/ suporte monitor)
OBUTTO R3volution    - € 800
RSEAT RS1                - € 720 (s/ suporte monitor)
PLAYSEAT                  - varios modelos a partir dos € 300, mas pareceu-me que não são estáveis (á excepção daqueles q custam quase € 2.000

Estou inclinado para o Simetik K2.....é tuga, parece estável e ficará mais barato mesmo com o adicional de uma baquet.

Qual a vossa opinião ?

Desde já obrigado,
joao

Offline Carlos Miranda

• Staff
  • Estagiário
  • Liked: 280
  • Reputação: 6
    • View Profile
  • Simulation Hardware: I5 4670; MSI Z87 G45; 16GB DDR3; NVIDIA GTX 1050 Ti; T300+T3PA+TH8A
« Reply #845 on: December 27, 2018, 13: 03 »
Olá João,

No que toca aos simuladores, deixo-te a minha opinião.
Acho que o AC eo RF2 são os melhores simuladores que existem atualmente, eu gosto e corro em ambos.

Sendo que estás a “retomar” a atividade, se calhar recomendaria iniciares no Assetto. Digo isto porque é um simulador muito mais simples no que toca a ao programa em si. É muito mais simples para instalar mods, skins e quase tudo o resto. Basta teres o conteúdo e copias para uma pasta e está feito. Quanto ao simulador em si, considero tem físicas equiparáveis às do RF2 embora com uma “mecânica” diferente. Gosto mais do “feel” do volante no Assetto, acho que notas muito mais a diferença entre carros do que no RF2. Os gráficos também são melhores.

O RF2 já é um “animal” mais complicado. Não é um simulador que recomende para quem gosta de correr de forma mais ocasional ou que goste de vez em quando ir dar umas voltas. O conteúdo oficial não é nada de especial, a meu ver. É um simulador que vive essencialmente à base de mods e DLC. Existem muitos mods na net mas nem todos apresentam boa qualidade. É aqui que surge um dos pontos negativos do RF2, a complexidade para instalar mods e skins. Não é um simples copiar de pastas como no AC. Ou precisas de fazer subscribe na steam ou tens que copiar um ficheiro especifico de mod para depois o ires instalar manualmente dentro do jogo. Até aqui nem é mau de todo, os problemas é quando tens novas versões e é preciso andar a desinstalar mods para instalar as novas versões, por vezes é um grande filme. Mesmo com subscrições da steam que supostamente funcionam automaticamente, nem sempre a coisa corre bem.

Sobre o simulador em si, é o mais completo que existe atualmente. Tem ciclo dia/noite, meteorologia real, sistema e danos mais pormenorizado que no AC, sistema de distribuição da agua e borracha na pista mais parecido com o real (ao contrario dos outros em que a pista ou fica toda seca, ou toda molhada), sistema de troca de pilotos, entre mais algumas. As físicas do carro são muito boas (conforme já disse, tal como no AC, mas com mecânica diferente). As físicas de pneus também me parecem ligeiramente melhores que as do AC. A nível gráfico, está um patamar abaixo do AC, atualmente considero que tem uma qualidade razoável.

Em conclusão, pelos motivos indicados sobre o programa em si, acho que o RF2 só “compensa” se tiveres algo para competir. Consegue ser um bocado mais completo que o AC, mas só tiras uso disso em competições e requer um investimento de tempo e conhecimentos um bocado maior que no AC. Dificilmente vais usufruir de tempo real ou troca de pilotos num servidor publico de corridas ocasionais.

O AC é o ideal para quem gosta de corridas ocasionais (até porque tem o SRS – SimRacingSystem), e para campeonatos “sprint” (corridas até 2h/2h30m ou aproximado).

Eu vou alternando entre ambos, consoante os campeonatos que aparecem e que me inscrevo. O AC é garantidamente bom. O RF2 pode ser muito bom, mas é preciso ter já alguma experiencia e conhecimento para usufruir, algo que não se consegue em meia dúzia de corridas.

Sobre os cockpits não posso opinar, não tenho conhecimento, eu ainda sou dos que tem que montar o estaminé sempre que precisa de correr. Talvez um dia.

Offline João Gouveia

• Rookie
  • *
    • View Profile
« Reply #846 on: December 27, 2018, 16: 21 »
Carlos Miranda, obrigado pela excelente explicação. Fiquei totalmente esclarecido e embora tenha utilizado o Rfactor 1 ha uns anos atrás, lembro-me da sua complexidade. Vou seguir a sua sugestão do Assetto Corsa.

Obrigado e fico á espera de comentários ao cockpit

Offline Mário Peixoto

• Lenda
  • Liked: 2032
  • Reputação: 55
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
  • Paddock Member: Yes
« Reply #847 on: December 27, 2018, 16: 52 »
João, permite-me só acrescentar algo ao post do Carlos, que já agora, considero uma excelente análise de ambos os simuladores. Partilho, aliás, da opinião dele. Uso AC e rF2 (este último mais recentemente) e ambos são simuladores reputados, sem dúvida nenhuma. São também os dois utilizados regularmente aqui na PTSims, por isso corridas não te vão faltar (vão começar dois campeonatos em janeiro, um em cada simulador).

Contudo, e embora ache que o AC é a melhor boa opção para te iniciares - não por ser mais realista ou menos realista, mas sim por ser mais simples do ponto de vista do utilizador - não te feches ao rF2. Se tiveres essa possibilidade, sugiro-te que compres os dois. O rF2 aliás está com desconto de 50% por esta altura do Natal. Vi por um post sobre isso. É uma boa oportunidade para comprares o simulador e ficares já com ele, mesmo que não lhe dês uso logo. Este tipo de promoções não aparecem muitas vezes.

Quanto a cockpits, não te posso ajudar porque o meu cockpit é uma secretária de PC e uma cadeira. :biggrin:

Offline João Gouveia

• Rookie
  • *
    • View Profile
« Reply #848 on: December 27, 2018, 20: 04 »
Obrigado Mário pelas dicas :)

Offline Rui Santos

• Estagiário
  • **
  • Liked: 64
  • PM4 Racing
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Thrustmaster T300 + Fanatec V3
« Reply #849 on: December 27, 2018, 20: 08 »
Assim muito rápido...

Compra o Obutto Revolution porque é o que vem mais completo e é rijo que nem uma rocha, eu tenho um Ozone e se soubesse o que sei hoje tinha comprado o Revolution...

Em relação a simuladores... faz-te homem e compra mas é o rFactor2, o resto são tretas e ficas já preparado para o que aí vem de bom deste simulador  :i-m_so_happy:

Por 14,99€ é dado:

https://store.steampowered.com/app/365960/rFactor_2/

Abraço e diverte-te!
"Pure driving, pure racing, that's what makes me happy" Ayrton Senna

Offline Vítor Costa

• Staff
  • Lenda
  • Liked: 1286
  • Reputação: 84
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
« Reply #850 on: December 27, 2018, 22: 00 »
Já agora deixo a minha opinião sobre o que conheço, o Obutto Ozone. Comprei-o para aí em 2008 ou coisa parecida e ainda cá está e já passou por 4 casas  :biggrin: Este Sempre fica mais em conta que os 800€.

Do Ozone só tenho a dizer bem, seja em rigidez, seja em estética, gosto bastante. Tem a vantagem de vir completo com suporte para teclado (e onde o rato trabalha à vontade), caixa de velocidades, suporte para pedais e backet. No meu caso já tive que arranjar diversas furações para vários volantes e adaptei também um suporte para travão de mão junto da caixa de velocidades, soldado ao Obutto. A vantagem deste é que dá para fazer praticamente tudo o que precises, nem que tenhas que lá soldar um suporte para uma coisa qualquer. Esteticamente podia ser melhor? Talvez não sei mas tendo um não vejo eu necessidade de trocar.

@Rui Santos, mas afinal que problema tens com o Ozone que não percebi, não é suficientemente rijo? Não percebi.

Offline Rui Santos

• Estagiário
  • **
  • PM4 Racing
    • View Profile
« Reply #851 on: December 27, 2018, 22: 45 »
Já agora deixo a minha opinião sobre o que conheço, o Obutto Ozone. Comprei-o para aí em 2008 ou coisa parecida e ainda cá está e já passou por 4 casas  :biggrin: Este Sempre fica mais em conta que os 800€.

Do Ozone só tenho a dizer bem, seja em rigidez, seja em estética, gosto bastante. Tem a vantagem de vir completo com suporte para teclado (e onde o rato trabalha à vontade), caixa de velocidades, suporte para pedais e backet. No meu caso já tive que arranjar diversas furações para vários volantes e adaptei também um suporte para travão de mão junto da caixa de velocidades, soldado ao Obutto. A vantagem deste é que dá para fazer praticamente tudo o que precises, nem que tenhas que lá soldar um suporte para uma coisa qualquer. Esteticamente podia ser melhor? Talvez não sei mas tendo um não vejo eu necessidade de trocar.

@Rui Santos, mas afinal que problema tens com o Ozone que não percebi, não é suficientemente rijo? Não percebi.

Não tenho nada contra, antes pelo contrário, mas não é tão perfeito nem tão bem "conseguido" como o Revolution, começa logo pelo suporte do monitor, que no Revolution está mais perto e a base do volante é ajustável, para além de ser mais bonito e robusto esteticamente...  :good:

Offline João Gouveia

• Rookie
  • *
    • View Profile
« Reply #852 on: December 28, 2018, 00: 21 »

...
Por 14,99€ é dado:

https://store.steampowered.com/app/365960/rFactor_2/

Sim, estão ambos a 50% ...é dado!

O problema do Obutto Ozone é só estar disponivel no fim de Março... :unknw:

Tenho que escolher entre o Obutto Revolution (€800) e o Simetik (+/- €730 - já c/ backet e acessorios) .... a diferença de valor não é grande. E agora !?

Offline Rui Santos

• Estagiário
  • **
  • PM4 Racing
    • View Profile
« Reply #853 on: December 28, 2018, 10: 29 »
Se já inclui suportes para teclado, shifter e monitor(es), nesse caso eu optava pelo Simetik, não te posso dar opinião pessoal porque nunca me sentei num, mas parece-me bom, robusto e bem construído  :good:

Offline João Gouveia

• Rookie
  • *
    • View Profile
« Reply #854 on: December 28, 2018, 22: 47 »
Vou optar pelo Simetik.
O valor total é de €660 - com os suportes para monitor, teclado e mouse, e ainda um banco semi baquet reclinado e deslizante.
Obrigado a todos pela ajuda.
Vemo-nos nas pistas em breve