Linked Events

• Special Event: VLN Nordschleife : September 06, 2015

Author Topic: VLN Nordschleife: Prova / Regras / Downloads  (Read 5901 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Tiago Nunes

• Membro
  • **
  • Liked: 14
    • View Profile
Re: VLN Nordschleife: Prova / Regras / Downloads
« Reply #15 on: September 07, 2015, 00: 53 »
Report:
Mesmo com algum treino, decidi que ia preocupar-me apenas em levar o carro ate ao fim. A experiência diz-me que numa corrida de 2h em nords, com danos a 100%, mesmo a perder 10 segundos por volta, se nunca bater, a probabilidade de chegar entre os da frente é bastante elevada.
Quando, na partida, foi pedido aos bmw para deixar passar, a minha bola de cristal disse-me que ia haver asneira...a bola de cristal acertou.
Arranquei muito mal com a rotaçao a cair, fiz a recta da meta a meio pe e travei prai a 500 metros da curva 1. Vi o isidro para um lado, mais uns gt3 para o outro, espreito pelo retrovisor e vejo uma nuvem de fumo...com algumas silhuetas de bmw la por trás.
Passo na curva 1 e ao fim de poucas curvas estou atrás do vitor e do Martins (acho que era o Martins) no alfa Martini. O vitor ia certinho e o Martins ia com fome atrás dele com os pneus frios. Decidi que ia apenas tentar acompanhar os dois. A meio da primeira volta, o alfa Martini faz pião, o Vitor ainda fica ali meio embrulhado, depois abriu-me a porta e eu passei para a frente

A partir dai, foi levar o carro ate ao fim. Apenas me cruzei com o Vitor Costa quando ele chegou ao pe dos restantes gt3 (ainda tive que travar para nao o passar em velocidade de ponta, ia mesmo empenado o McLaren Vitor!) e com o Mario Peixoto quando ele me dobrou (espero nao ter atrapalhado). Dobrei tambem 2 bmw sem problemas de maior.
Fica apenas a sugestão, nao travem a fundo para serem dobrados! Mantenham uma trajetoria previsível e uma velocidade mais ou menos constante!

Nota menos boa para os que se inscreveram e não apareceram e nao avisaram. Foi pena nao haver grelha cheia num evento que tinha lista de espera!

Venha a próxima corrida para andar de táxi!
« Last Edit: September 07, 2015, 00: 58 by Tiago Nunes »

Offline Miguel Lopes

• Veterano
  • Liked: 153
    • View Profile
« Reply #16 on: September 07, 2015, 01: 03 »

[member=553]Alexandre Baptista[/member] : ele no report depois conta as voltas todas, mas na UI começa a contar do início. Já me aconteceu também, reentro e começa volta 1, volta 2, mas no report ele soma as que já tinhas dado com as "novas" e fica direito. ;)

Não fazia ideia disto, e como me via em último já a 3 ou 4 voltas do fim decidi desistir.

O treino não foi o suficiente, cometi muitos erros, bati 4 ou 5 vezes, às custas de azares de outros ainda ia dar para o 2º lugar mas depois o simulador crashou (um .dll qualquer). Já está a levar com instalação limpa  :diablo:

Obrigado pela correcção do guid.

Parabéns aos vencedores.

Offline Duarte Mota

• Novato
  • *
  • Liked: 2
    • View Profile
« Reply #17 on: September 07, 2015, 01: 19 »
Quanto ao incidente que estive envolvido com o João Borges e outro piloto que nao me recordo o nome porque só vi no espelho o nome dele, já me expliquei e pedi as respectivas desculpas por mp como sinto que seja a minha obrigação, só não o fiz no ts mesmo após o incidente e ter visto que ele abandonou algum tempo após, porque já n encontrei o nome dele em nenhuma sala, senão pra mim a prova podia estar acabada porque a ultima coisa que quero é prejudicar quem quer q seja pela minha falta de experiência, aliás foi isso que me motivou a entrar na academy do forum, para poder aprender. Espero que ele compreenda e fora isso penso que nas seguintes dobragens consegui ter menos excesso de zelo e não prejudiquei mais ninguém. Fora este incidente gostei bastante da experiência.

Offline Ricardo Gama

• Lenda
  • Liked: 499
  • "Make it for Fun or don't make it at all!!"
    • View Profile
    • Crowds Garage
  • Simulation Hardware: Logitech G29 ; SimLab GT CUP;
  • Paddock Member: Yes
« Reply #18 on: September 07, 2015, 01: 55 »
Serão Super Divertido provavelmente no combo que mais adoro no sim racing ( Nords+ BMW 235i).
Passou bem depressa as 2h graças á galhofa no TS! É o que se quer antes de uma semana de trabalho aí á porta.

Quanto ao que vou lendo não posso deixar de comentar.
Sejam um pouco mais crescidos nos comentários que fazem pff..
Já todos fomos rookies a dada altura, muitos dos mais experientes que por aqui andam no simracing ainda fazem m**** em barda! Antes de comentar ponham-se de fora e tentem ver a coisa como um todo e não apenas a olhar para a vossa pilinha! Ajudem mais e critiquem menos porra!

Não tomem isto como pessoal, pois é para todos sem excepção.

Boa semana a todos, e DIVIRTAM-SE, se não conseguirem façam por isso!!
'when nothing goes right go left'

Offline Baltazar Lima

• Lenda
  • Liked: 362
    • View Profile
« Reply #19 on: September 07, 2015, 09: 26 »
Eu, tal como já tinha avisado, não consegui chegar a tempo, nem para entrar a meio. Tive muita pena porque é só o meu Circuito favorito e 2 Horas Multiclasse, não se podia pedir mais.
Em relação aos comentários do pessoal, isto devia ser tipo iRacing. Os protestos só podem ser feitos passadas 24 horas. Tenho a certeza que com a cabeça fria o pessoal não dizia metade do que diz.

Offline Ricardo Claro

• Membro
  • **
  • Liked: 111
    • View Profile
  • Simulation Hardware: i5 3570K - 16GB RAM - MSI R9 270x 4GB - Thrustmaster T300RS - CSR elite pedals
« Reply #20 on: September 07, 2015, 09: 40 »
Bem estava-me a correr bem até os pneus mudarem completamente de caracteristicas à *terceira* volta.
Tinha o Mário a cerca de 0.5s a 1.5s (dependendo das zonas), ou seja estava apertado, volta 3 e fiz a T1 com os pneus supostamente quentes. Travo a 160m do Apex como faço sempre para não queimar borracha e simplesmente não agarravam. O carro virou, voltei à pista e os pneus estavam gelados e sem grip. A meio da volta 3 perdi o controlo bati com a frente do carro. 3km à frente historia igual, mas desta feita fiquei sem roda esquerda. 100«m à frente motor rebentado com um impacto.

Estava a ser porreiro.

Houve um susto qualquer com um piloto ficou numa zona cega, pois perdeu o controlo ai. Tanto o Mário como eu iamos ficando por ali. Valeram os reflexos.

Offline Mário Peixoto

• Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2110
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #21 on: September 07, 2015, 10: 36 »
Ora vamos lá ao report. E quando acordas dorido após uma corrida de 2 horas, sabes que o teu sedentarismo chegou a novos níveis. :training1:

O objetivo para ontem era terminar, pura e simplesmente. Não me preocupei em lutar por nenhum lugar em específico porque numa prova com estas características, a consistência pesa sempre muito mais do que a rapidez. Assim que arranquei, preocupei-me em não estragar a prova de ninguém e não estragar a minha. O resultado... isso ia ver no final das 14 voltas. ;)

Logo no arranque apanhei o Vítor Costa, o andamento dele não era tão bom quanto o meu mas, e sabiamente lembrando-me do aviso que tinha dado há poucos minutos, resolvi "esfriar" o ânimo e só ultrapassar quando as condições assim o permitissem. Em 350 km de prova, tentar ultrapassar nos primeiros 4 km sem estar à vontade com o carro só ia dar em asneira. Portanto, fui atrás do Vítor com calma, eventualmente ele errou ainda na volta 1 e deu para passar. Comecei a perseguir o Ricardo Claro no Z4, o nosso andamento era muito similar e por isso andamos ali um par de voltas perto um do outro, foi interessante. :good: Na travagem para a T1, o Ricardo roda o carro e eu evito-o por milímetros. Rodei o volante todo e fechei os olhos à espera que tivesse sido o suficiente para evitar bater nele. Felizmente para ambos, não nos tocamos e continuamos a corrida, comigo agora à frente. Entretanto deixei de ver o Ricardo e fiquei sozinho. Acabo por apanhar o Miguel Lopes na volta seguinte, o carro dele em reta ia muito lento (deduzo que danos), e por isso deu para passar com relativa tranquilidade. Entretanto também deixo de ver o Miguel e acabo por apanhar, no final da volta, o Alexandre Baptista batido na penúltima curva. Com isto, dei comigo em 1º na volta 5, e daí até ao fim foi simplesmente levar o Godzilla com calma e concentração. :smile: O meu objetivo era não bater em nada até ao fim, infelizmente na volta 13 cometi um erro estúpido e bati de lado na junção do circuito GP com Nords. Foi o suficiente para baixar a velocidade máxima em quase 30 km/h! :shok: Felizmente, a condução ficou quase normal, apenas um bocadinho menos de frente, mas levou-se bem. Ainda pensei em parar e arranjar, dada a vantagem para o Vítor, mas tive medo de algum bug ou assim, então não arrisquei. O tempo por volta subiu para quase 9 minutos, mas como estava mesmo a acabar, não foi relevante. Acabei por ganhar, o que me deixou obviamente MUITO contente! Não costumo ganhar e sabe sempre bem. :biggrin: Além disso, fiquei satisfeito com a minha consistência, gostei do setup que arranjei para a máquina (o do Borges era muito solto para mim hehe), e gostei muito, mas mesmo muito, de andar em Nords tanto tempo. A pista está absolutamente fantástica e este Nissan GT-R é uma máquina brutal! Não sei se não será o meu carro para o GT Series. Gostei mesmo do bicho. ;)

Para finalizar, não tive nenhum problema em nenhuma dobragem, toda a gente esteve muito bem, Rookies incluídos! Numa pista como esta, nunca é fácil dobrar ou ser dobrado, mesmo um piloto experiente pode ter dificuldades. Do meu lado, tudo impecável. Aguardei quando tive de aguardar, passei quando as condições o permitiram, penso também não ter atrapalhado ninguém. E quando assim é, as corridas multiclasse só podem ser boas. :drinks:

Uma palavra final para a malta que compareceu e animou esta corrida! Infelizmente não apareceram todos, alguns avisaram, outros nem por isso, mas iremos agora ver essa questão internamente. Aos que apareceram, o meu obrigado! Dá gosto organizar corridas e ver a grelha quase cheia ou cheia. Faz valer todo o trabalho! :thank_you2: Àqueles que criticam mais a quente, como sempre deixo o conselho de esfriarem a cabeça antes de postar. Também li coisas que prefiro não comentar para não dar azo a nenhuma discussão, mas as pessoas são livres de dar a sua opinião (dentro do respeito que deve existir, naturalmente), e são mais livres ainda de escolherem onde querem correr. :smile:

Parabéns aos vencedores das classes! :clapping:

----------------------------

Em nome do Staff, e embora o Vítor já tenha tocado neste ponto, novamente as nossas desculpas pela grelha não ter ficado exatamente como se queria. Nos testes que fizemos tudo funcionou bem e até com carros em falta a grelha ficou ordenada. Mas ontem infelizmente não resultou a 100%, e uma vez que não sabíamos o motivo e não era possível perder mais tempo, decidimos fazer a partida na mesma tal como estava. Vamos tentar ver o que causou isto. A hipótese de ter sido a edição nos lugares da grelha pode ser uma explicação, mas temos de ver. E agora mesmo para terminar (que isto já vai grande), como Diretor de Prova, só posso dizer que os restarts ficam e ficarão sempre a cargo da Organização, e NÃO se fazem restarts por dá cá aquela palha. É compreensível que ninguém goste de ficar com a corrida estragada na T1, mas não podemos andar a fazer restarts por isso, caso contrário hoje ainda estávamos a começar a corrida. Só se fazem restarts em caso de problemas com o servidor / pista / carro (problemas técnicos) ou quando existe um grave acidente que envolva mais de metade da grelha. Exemplo do DTM 2015 prova 1, exemplo do GT Series 2012 em Nords (deste até há vídeo). São os únicos casos recentes na PTSims em que foi usada a bandeira vermelha e foi feito um restart de corrida. Concordem ou não com a decisão, esta foi tomada por duas pessoas (eu e o Vítor), e fizemos um restart pelo problema da grelha. Não se fez mais nenhum porque as circunstâncias não o mereciam. Fim da história. :smile:

Offline António Ferreira

• Team Manager
  • Membro
  • **
  • Liked: 69
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSR Elite
« Reply #22 on: September 07, 2015, 10: 41 »
Mais uma prova do melhor, correu ao inicio com alguns toques e despistes, deixou me o carro mais lento mas aguentei umas voltas até a mudança de combustivel, nota mais para mim, aos pilotos BMW 235i no facilitar as passagens, nos DTM só passei dois nada a acrescentar, nos GT3 como não passei nenhum :biggrin:, bem tentei mas....
Para finalizar, lá consegui levar o carro até final e com um surpreendente 3º lugar, uma grande expriênçia para mim esta prova.
Parabens aos vencedores e a todos os partecipantes.
 :i-m_so_happy:
Talento Racing

Offline Fernando Ferreira

• Membro
  • **
  • Liked: 12
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #23 on: September 07, 2015, 11: 06 »
Mais a frio como dizem:

- Diretor de prova na PTSims é até ao sinal verde, a partir daí não existe.
- Estão a testar uma forma de ordenar a grelha, sim testar, porque até ser efetivamente posto em prática, nunca podem ser dados como garantidos, deviam ter um "backup plan" e não olhar para a "própria pilinha" e dar ordem de "deixar passar os GT3", sim porque o resto do pessoal é para encher a grelha. Ordenar a grelha em andamento lento e arrancar depois da T2 ou T3, ou até o "diretor de prova" mandar acelerar quem estiver na Pole, não é nada do outro mundo.
- Bater na T1, por um acidente é perfeitamente normal, agor ao carro não chegar à linha de meta por algo que não é um acidente de corrida, numa prova de 2 horas para a qual alguns perderam umas horas para pelo menos não prejudicarem os outros é no mínimo frustrante.
- Em 5 anos de simracing (sim porque para mim os da consola também contam como simracing) encontrei duas vezes carros parados na meta....

Offline Ricardo Gama

• Lenda
  • Liked: 499
  • "Make it for Fun or don't make it at all!!"
    • View Profile
    • Crowds Garage
  • Simulation Hardware: Logitech G29 ; SimLab GT CUP;
« Reply #24 on: September 07, 2015, 11: 13 »
Contamos com a tua ajuda Fernando!
'when nothing goes right go left'

Offline Mário Peixoto

• Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2110
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #25 on: September 07, 2015, 11: 19 »
- Diretor de prova na PTSims é até ao sinal verde, a partir daí não existe.

Pura e simplesmente mentira. Há é formas de entrar no TS e falar com as pessoas. Tivesses dito "Mário, porque se passou isto e isto, quero pedir / sugerir que a prova fosse reiniciada". E eu teria-te respondido algo do género "OK Fernando, mas por motivo X e Y não dá." Agora, tu entras no TS e dizes simplesmente com ar irritado "Ó Peixoto, o que é isto?" E eu pergunto-te: "Ó Fernando, mas isto o quê?" (porque não estava a par do que se passava). Sendo que tu imediatamente começas não a falar calmamente como é esperado, mas sim a mandar vir, sem respeito porque quem lá estava a correr. Daí eu te ter dito muito simplesmente "Fernando, por favor, vires agora criticar, não. Faz no fórum ou no final, por favor. Há gente a correr." E frisei bem o "por favor". Porque tu ao invés de explicares o que querias de modo calmo, entraste a disparar para todo o lado. E por esse motivo é que te pedi para saíres. Estava mais gente na sala que ouviu tudo e não me deixa mentir. E pelo respeito que te tenho, até porque já te conheci pessoalmente, não volto a tocar neste assunto no fórum. Quanto ao resto do post, é feedback e agradece-se. :smile:

Já houve muitos pilotos a entrarem no TS para falarem comigo durante as provas e nunca houve problema. Respondo a todos e tento resolver o problema, qualquer que seja, na hora. Mesmo estando a correr, o que não é fácil por vezes. Mas isto é se vierem falar com calma e forem diretos ao assunto. Quando é para vir disparatar, sim peço para saírem. ;) Era melhor que o Diretor de Prova não corresse? Opá era mais prático. Alguém aqui quer deixar de correr para ver os outros? Não. Por isso, eu acumulo, ou o Vítor, ou outra pessoa do Staff, essa função juntamente com a sua de piloto. Porque no dia em que deixarmos de poder correr só porque organizamos, então o sim-racing deixa de ser um hobby. Tenho dito. :)

Offline Fernando Ferreira

• Membro
  • **
  • Liked: 12
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #26 on: September 07, 2015, 11: 24 »
A única coisa que disses-te logo que entrei no teu TS, foi "Fernando, menos, sim, estamos a correr, agora não"

Para não andar no diz que disse, dou aqui por terminada todo e qualquer post meu na PTSims.

Tenho dito.

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
  • Liked: 397
  • No bumps, no bangs: Concorde!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT - Logitech Force 3D Pro
« Reply #27 on: September 07, 2015, 18: 30 »
Vamos lá ao report, no tópico da prova porque no tópico das sugestões é demasiado mainstream.  :biggrin:

Treinei bastante para esta prova, e acho que isso foi visível no tempo que consegui em qualificação. Depois do resultado que consegui no DTM 1993 Series, era óbvio que este Alfa é um carro com o qual me dou bem, e que gosto de conduzir. Aliado aos restantes pilotos que compunham a classe, estava a antever uma corrida com os ingredientes certos para ser épica.

Infelizmente a motivação não durou muito tempo, e ainda antes de chegar à T1 dei por mim do lado esquerdo da pista, na relva e apontado ao muro. Não sei se foi lag do AC (já vem sendo costume) ou qualquer outra situação. Toque não me pareceu, mas a forma como o carro se atira para onde foi não tem explicação lógica. Adiante.
Já com a corrida estragada e uns quantos bmws da academy à minha frente, sigo viagem até ter um famoso micro-freeze à la AC nas encadeadas a caminho da toca da raposa. Piso um corrector e lá fiquei com o carro apontado na direcção errada, felizmente encostado aos rails, enquanto o resto da academy passa por mim, até ser seguro retomar viagem.

Decidi então continuar na única prova que me restava fazer, que era a da resistência, e apesar dos danos do carro e da desmotivação, levar o carro até final. Missão cumprida.
Fica um enorme amargo por saber que tinha capacidade para discutir os lugares da frente da classe com os suspeitos do costume, o que teria tornado bem mais interessante uma corrida que acabou por ser bastante monótona. Valeu pela combinação carro/pista ser extremamente divertida (apesar de exigente) de se fazer.

De resto, parabéns em primeiro lugar ao Tiago pela vitória na classe. Parabéns também ao Mário pela vitória nos GT3 e ao Ricardo Gama pela vitória nos BMW.

Parabéns também à organização por se ter adaptado ao problema de ultima hora que apareceu, evitando adiar demasiado a mesma.

Uma ultima nota para concluir este já extenso report:
A mim também me tinha dado muito jeito ver a prova ser reiniciada. Após aquela situação na T1, fiquei com a corrida estragada. Mas a verdade é que não me lembro de ver uma corrida ser reiniciada só porque a T1 ou 2 correu mal a este ou àquele.
De resto, sendo companheiro de equipa do Mário, já me habituei a ocasionalmente ver um piloto ou outro entrar na nossa sala após um arranque menos bom, e vir "tirar satisfações" com o Director de Prova. Parece-me perfeitamente legitimo e normal.
O que não me parece muito normal é a forma como essa abordagem por vezes é feita. E acho que não preciso dizer mais nada.

Offline Rúben Almeida

• Membro
  • **
  • Liked: 98
  • Ruben "kidCries" Almeida
    • View Profile
    • KidCries Facebook
  • Simulation Hardware: Asus M5A97 R2.0 - AMD FX-8320 - AMD Radeon R9 280X 3GB - Kingston HyperX Fury DDR3 2x4GB 1600MHz - Logitech G25 Wheel - T3PA Pedals - Obutto Ozone
« Reply #28 on: September 08, 2015, 11: 42 »
! No longer available

Offline Tiago Nunes

• Membro
  • **
  • Liked: 14
    • View Profile
« Reply #29 on: September 08, 2015, 14: 25 »
Que app usas para dar essas classificações por classe? Isso da um jeitao!