Não sei se há por aqui malta que tenha jogado no tempo da Dreamcast, e que tenha experimentado as maravilhas que foram os dois primeiros títulos da saga Shenmue.
2 jogos open world que basicamente cimentaram o caminho para muito daquilo que hoje se conhece. Muitas das mecânicas que hoje damos por normais em jogos como GTA nasceram nos estúdios da AM2, na Sega, nestes mesmos jogos.
Graficamente impressionantes (para a altura), com uma banda sonora fantástica e uma história daquelas como já não se fazem, Shenmue foi desde o primeiro momento um dos meus jogos favoritos de sempre.
A atenção ao detalhe era impressionante. Personagens não jogáveis seguiam as suas rotinas diariamente, e era comum encontrar às mesmas horas as mesmas personagens na ida e no regresso para os respectivos empregos. Na casa do herói, todas as gavetas e armários podiam ser vasculhados, e na sala podíamos até encontrar uma Sega Saturn onde era possível jogar clássicos como Hang On e Space Harrier. Ou podíamos ir ao salão de jogos, onde existia a versão arcade (com as motinhas em miniatura e tudo).
Raios, até a informação meteorológica era real, baseada em dados históricos da região nas datas em que o jogo ocorre. Isto aliado a um ciclo dia/noite muito convincente, criavam um ambiente único. E isto em 1999. Kunos, tomem nota.
Mas quando a Sega decidiu tirar a ficha à Dreamcast e tornar-se apenas mais um publisher, as hipóteses de vermos um novo episódio da saga diminuíram ao ponto de muitos considerarem a saga extinta.
No entanto, uma enorme fanbase manteve-se no apoio ao regresso da saga, e conclusão da história que ficou num enorme ponto de viragem, e após uns longos 14 anos foi ontem anunciado na E3, em plena conferência da Sony que Yu Suzuki, o mestre por detrás da obra prima está a lançar um kickstarter para o jogo.
Se nos 30 dias que dura o kickstarter forem angariados 2 milhões de dólares, o projecto segue em frente para ser lançado no PC e na PS4.
Pois bem, os 2 milhões foram angariados em cerca de 9 horas.

Quem se quiser juntar, o endereço do kickstarter é
https://www.kickstarter.com/projects/ysnet/shenmue-3Disclaimer: Este é um jogo que desde sempre me fez admitir que no dia em que uma sequela saísse, eu comprava uma consola se necessário para o poder jogar. Felizmente vai sair no PC também, mas é para terem uma ideia do quão fanboy sou acerca desta saga. Sim, este é o único caso onde sou assumida e completamente fanboy.