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  • Touring Car Series 2015 - Prova 7 (S2): April 14, 2015

Author Topic: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)  (Read 8122 times)

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Offline Rui Paiva

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #30 on: April 15, 2015, 03: 38 »
Report : a partir da 7 volta o carro age de maneira diferente devido ao pneus deixando eu de ser competitivo e deixar escapar quem vai á frente e ser apanhado por uma multidão atrás. Parabéns a quem consegue ter pneus competitivos até às 2 últimas voltas. Fazem toda a diferença.
Eu não consigo e cada vez está pior, não estou competitivo nem para os lugares médios o que me deixa um pouco sem vontade de continuar, no entanto desistir não é o meu lema é só me resta acabar e esperar que o próximo campeonato de TCS já tenha corrigido a questão do desgaste exagerado dos pneus para que com isso as corridas tenham mais emoção e sejam mais competitivas e não dependam tanto de setups miraculosas.

Offline Mário Leitão

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #31 on: April 15, 2015, 09: 17 »
Eu não estou a correr, mas tenho visto as corridas, e se elas têm emoção deve-se em grande parte ao desgaste, até que não fogem muito das verdadeiras, basta ir ver um report do wtcc, mas claro cada um sabe de si, agora se há coisa que dá imprevisibilidade e emoção às corridas é o desgaste.

Offline Rui Paiva

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #32 on: April 15, 2015, 11: 04 »
Na realidade os pilotos de WTCC tem praticamente o mesmo andamento durante toda a corrida. Se muito só na última volta decresce, mas estamos a falar 1s, 2s no máximo

Offline Pedro Trindade

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #33 on: April 15, 2015, 11: 37 »
Report : a partir da 7 volta o carro age de maneira diferente devido ao pneus deixando eu de ser competitivo e deixar escapar quem vai á frente e ser apanhado por uma multidão atrás. Parabéns a quem consegue ter pneus competitivos até às 2 últimas voltas. Fazem toda a diferença.
Eu não consigo e cada vez está pior, não estou competitivo nem para os lugares médios o que me deixa um pouco sem vontade de continuar, no entanto desistir não é o meu lema é só me resta acabar e esperar que o próximo campeonato de TCS já tenha corrigido a questão do desgaste exagerado dos pneus para que com isso as corridas tenham mais emoção e sejam mais competitivas e não dependam tanto de setups miraculosas.

Talvez o circuito em que senti menos o "problema" dos pneus. Só a partir da volta 10/11 comecei a perder grip. Na minha opinião acaba sempre por ser uma questão da maneira como se conduz e especialmente se trava. Queimar, ainda que ligeiramente, nas travagens e curvas a derrapar são o que me parece influenciar mais o desgaste. Travar um pouco mais cedo e fazer trajetórias mais controladas ajudam bastante a poupar borracha.
Com isto não digo que a transição do bom para o mau não esteja um pouco abrupta. Poderia ser um pouco mais progressiva. Mas como já disse noutro tópico a questão do desgaste dos pneus era (quando eu seguia o WTCC) um problema real. O TM referia isso muitas vezes nas entrevistas.

Um aparte para a malta que tem feito as transmissões (não só de terça feira) pelo excelente trabalho. Obrigado a todos.

Offline Baltazar Lima

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #34 on: April 15, 2015, 12: 54 »
Qualificação 1:
Cheguei a rodar em 39.8xx com Deposito cheio, por isso o 39.6xx não foi grande tempo. Não consegui fazer uma volta "limpinha".

Corrida 1:
Não fiz grande arranque e fui muito cauteloso na T1. O Jorge esteve bem e passou-me. Na Curva VIP travei um pouco tarde e com os pneus frios não evitei um peão. Fiquei virado para o rail e dei a volta para sair de pista para não incomodar ninguém. Depois foi uma das melhores corridas que tive no TCS. Penso que estava em 10º e fui recuperando, passando alguns que demonstraram bom Fair Play mas não facilitando, e outros que cometeram erros normais nesta pista com alguma humidade...  :tease:
Lá consegui ir até segundo, mas o Jorge Augusto já estava a perto de 14seg. Decidi manter um ritmo constante sem estragar pneu... os pneus aguentaram bem.

Qualificação 2:
Papel Químico da primeira.

Corrida 2:
Arranquei melhor e já não me distrai na T1. Mas na T2 parecia o "Dorifto"... por sorte consegui controlar a "Latda". O Jorge é que não perdoa e lá passou para 1º. Tentei ir numa toada calma para poupar borracha... o Jorge falhou a travagem para a Parabólica Interior e lá passei para 1ª. Depois foi puxar no limite do razoável para não fazer erros.

Offline Carlos Santos

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #35 on: April 15, 2015, 13: 08 »
Reports resumidos sem ver replays (é provável confundir as 2 corridas aqui e ali):

Race 1: Qualifiquei em 3.º e mantive a posição após a T1 mas à entrada da T2, quando pensava que já me ia safar,levei um toque por trás (pareceu-me afetado por lag). Fiquei virado ao contrário mas como para trás também houve problemas retomei ainda perto da frente (4.º?) depois passei o Paiva e fui-me chegando ao Trindade, tentando não gastar demasiado pneu, mas nunca me cheguei o suficiente para passar. Entretanto o BALA :hunter: zar Lima e o Vítor chegaram em recuperação e deixei-os os homens irem na deles que eu não tinha ritmo para eles. Acabei em 5.º

Race 2: Qualifiquei muito mal e sai de oitavo, não me lembro de nada de significativo a não ser uma luta valente com o João Coelho na parte de final onde me empenhei na luta e consegui defender o lugar.

Relativamente à questão dos Pneus até achei que resultou bem nesta pista. Eu mantive um ritmo light e só na última volta é que senti dificuldades mais sérias. Até então a degradação foi relativamente progressiva e acho que é bom termos de adaptar prontos de travagem e turn-in com a evolução do grip. Eu uso o setup default (à excepção da caixa) e julgo que o "segredo" está muito mais na maneira como se conduz e poupa o pneu. PArabéns mais uma vez à Mod Team.

Finalmente um merecido agradecimentos aos nossos "Gabriéis Alves" das transmissões. Acrescentam muito valor e tornam os serões de SimRacing muito mais fixolas!
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Offline Adalberto Farias

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #36 on: April 15, 2015, 13: 44 »
Antes de mais parabéns a todos.

Agora não elogiem muito os comentadores, ontem pelo que pude assistir, com tanto elogio, já têm um espaço de 5 minutos na transmissão intitulado os 5 minutos de Fama, onde só se gabam das próprias qualidades ao volante  :angel:

brincando, boas corridas e bons comentários.


"A Pé é Pior" - By Alcoólico Anónimo

Offline Helder Róias

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #37 on: April 15, 2015, 14: 44 »
em 3 semanas ausente devido a problemas de ligação lá consegui fazer uma corrida.
Corrida 1
qualificação faço um pessimo tempo, também devido a falta de treino que fora so 1h praticamente.
Arranque
arranquei bem, so que a minha frente confusão, carros atravessados e para não bater travei a fundo e parei lá fiquei para tras e na T2 vejo alguns carros atravessados para nao bater travo mas como os pneus tavam frios faço peão.
resumindo lá fiz a corrida nos ultimos e sempre a perder posições.

corrida 2
qualificação um pouco melhor 11º.
corrida arranco bem mantenho me a andar num ritmo bom, só que nao tive andamento apra andar mais a frente.

resumindo já ando a desanimar com esse campeonato devido aos problemas de conexão e também por não saber o que fazer no setup do carro para poder andar com os mais rapidos a frente, ou e problemas de pneus a meio da corrida ou e um setup conservador que o carro não acompanha os mais rapidos, não percebo mesmo esse mod de forma a por o carro competitivo tenho andamento no geral para andar no top 8, mas tal não me está a acontecer. as restantes provas e so para cumprir calendario.

Offline Vítor Costa

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #38 on: April 15, 2015, 15: 59 »
Só para informar que sobre esta questão do andamento e do desgaste dos pneus eu ontem fui com setup default, limitando-me a amaciar em 2 pontos a suspensão à frente e atrás. Nem mesmo na caixa mexi, só coloquei 40 litros e siga. Se é verdade que senti dificuldades sobretudo a partir da 10ª volta até lá aguentou-se bem. Atenção às travagens sobretudo e às acelerações em derrapagem, é onde procuro poupar dentro das condicionantes de andar em recuperações e ao ataque constante. Mas chamo a atenção que não será pelo desgaste ser eventualmente menor que imediatamente serão competitivos ou mais competitivos até porque isso afetará os restantes. Acredito que menos desgaste tenderá a beneficiar quem tiver menos cuidados nos pontos principais mas não fará a diferença por completo. O resto será treino e adaptação sobretudo, já ponho grandes dúvidas que alterações substanciais de setup possam justificar algum milagre. Eu por exemplo acho que por melhor setup que tivesse não tenho ritmo para acompanhar o Baltazar pelo menos nestes carros. E cada um gosta mais e adapta-se melhor a turismos, outros a GTs, fórmulas, etc.

Offline Baltazar Lima

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #39 on: April 15, 2015, 16: 32 »
Já o disse e volto a frisar que o Setup tem pouca influência nestes carros... pelo menos ao nível que os uso. Talvez com mais treino e um toquezinho ali e acolá desse para ganhar 1 seg com o Setup. Mas ao ponto que mexo que é Caixa, Asa e Brake Bias, se tiver tempo Diffs e Suspensão dá para tirar 3 decimas em 90 segundos, 0,3%... pieners.  :moil: :sarcastic_hand:

O mais importante é o treino... encontram-se sempre segredos na pista e também do carro.

Eu por exemplo mal acabo a corrida na Terça, treino a pista seguinte até adormecer ao volante. Durante o dia trabalho das 9h as 19h30, mas uso o TeamViewer para estudar a pista ao pormenor, contando os mm que posso cortar até não ser penalizado, bem melhor que ter o CAI em cima que penaliza por ter falhado uma travagem, ter perdido a liderança mas fui para as couves cortar para ficar em 3º e penaliza por pisar as linhas, entre os correctores e a pista, mesmo levantado o pé para as evitar, da mesma forma que se alargasse a trajectória para além do verde para ganhar meio segundo... Chego as 19h35 a casa e mando a mulher fazer o Jantar enquanto vou para o meu cockpit dar mais 300 voltas interrompidas pelo tabuleiro do jantar que trucido em 5 minutos e volto a dar mais umas 500 voltas até serem 4 da manhã... isto durante 6 dias.  :help:
Não sei se a Gaming Events faz o mesmo, mas pelo andamento dos Pilotos, devem morar todos na mesma casa, acho que só têm é uma mulher.  :hunter:

E é esta a minha vida... :beach:

Offline Tiago Nunes

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #40 on: April 15, 2015, 17: 09 »
E não notas que, quando te deitas, o teu lado da cama já está quente? Lol

Offline Mário Peixoto

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #41 on: April 15, 2015, 17: 11 »
:rofl: :rofl:

Se calhar tem uma mulher imaginária... :D

Offline Baltazar Lima

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #42 on: April 15, 2015, 17: 17 »
E não notas que, quando te deitas, o teu lado da cama já está quente? Lol

Ohhh... isso é a minha 2ª Mulher... a que me lava as luvas e as cuecas quando me borro na corridas...

Offline Nuno Rodrigues

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #43 on: April 15, 2015, 17: 17 »
 Bem, sei que é maçudo semana após semana batermos sempre na mesma tecla: os pneus. Mas estou solidario com pilotos como o Rui Paiva e o Róias.
 Eu ja experimentei tudo, ou quase tudo. Semana após semana tenho feito setup´s cozidos, grelhados, assados. Já mudei a forma de conduzir, ja nao queimo travagens, nao viro bruscamente nem acelero a meio das curvas, não acelero a fundo nas saidas mas sim progressivamente, caixa velocidades mais alta para evitar patinar, tudo para poupar pneu.
  Contudo, faça o que fizer, setup A, B ou C ou seja qual for o estilo de conduçao, acaba por acontecer sempre o mesmo. Sempre! E sempre às mesmas voltas. O desgaste dos pneus começa a fazer-se sentir a meio e logo depois cai abruptamente acabando eu as ultimas voltas a perder 6 a 7 segundos por volta com o carro a nem sequer travar. Isto em todos os treinos, em todas as corridas.
  Neste momento estou desgastado e sem saber que rumo mais tomar, sendo certo que as proximas corridas vao ser uma amargura pois nao sou competitivo senão nas primeiras voltas, e mesmo assim pouco para ver se os pneus aguentam mais qq coisa.
  Compreendo tudo o que dizem e acatei todas as dicas e sugestões. Efeito? zero. Não posso acreditar que o problema esteja tanto assim entre o volante e a cadeira. Não pode ser.
   Nas corridas de 2ª e 3ª feira vejo pilotos ao ataque e à defesa, a serem agressivos, a queimarem travagens, etc e ainda a acabarem a rodar em tempos aceitaveis (exemplo desta semana: 1,43 ou 1,44). Eu começei a 1,43 com calma e a poupar e acabei a 1,48 e mais sem conseguir sequer fazer uma curva.
  São diferenças demasiado gritantes. Ou algo está de mal com a configuração do meu G27 ou tenho um bug na boxe ou não sei. Já perdi horas (perdi no sentido em que me dediquei à causa) e nao vejo luz ao fundo do tunel.
  Neste momento sinto-me tentado a solicitar um carro emprestado em outro lugar nas boxes ou a convidar alguem para vir ca a casa e mostrar no meu volante 13 voltas no Estoril.
  Isto não é uma critica contra o mod, mas dificilmente posso deixar de acreditar que algo errado se passa comigo, com o volante ou com o jogo e o campeonato acaba sem que perceba.
  Mas ainda nao desisti!

  Palavra de apreço uma vez mais por todos os que partilham dicas e ajudas e também os agradecimentos pelos elogios aos comentadores, sendo que estes reencaminho para vós pois são voces pilotos os culpados :-))

Offline David Costa

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Re: Prova 7 - Race of Portugal @Autódromo do Estoril (S2)
« Reply #44 on: April 15, 2015, 17: 48 »
Deixo aqui o meu report de corrida sobretudo com desculpas a vários pilotos,
Corrida 1: Arranco e após fazer a T1 a minha imagem fica congelada uns 2 segundos, só ouvia o som e não conseguia ver o que se passava, pensei que o pc tinha crachado, já me aconteceu esporádicamente em menus mas nunca antes tinha acontecido em corrida, fosse online ou offline, após o sucedido tudo voltou ao normal, estava espetado contra o muro e vários carros batidos, só hoje ao ver o replay consegui saber os que lesei, começei por bater no Pedro, depois abalroei literalmente o Carlos e por fim o Vasconcelos, a todas estas pessoas as minhas mais sinceras desculpas, se virem o replay percebem que ninguém no seu perfeito juizo faria aquilo, se houver lugar a penalização aceito sem contestações.
A partir dai a corrida foi algo solitária exceto uma disputa com o Hélder que deu alguma emoção a esta corrida negra.
Corrida 2: Arranquei bem sem qualquer percalço e com extrema atenção, nenhum toque, percebi que estavam todos muito cautelosos.
Consegui manter-me na cauda do 1º grupo por várias voltas mas não consegui manter-me ao nivel toda a corrida, tive uma disputa com o João muito interessante, até nos tocarmos e o João ter perdido algum tempo, andei sozinho umas voltas, mais perto do final não consegui segurar a passagem do João e do Carlos, o meu carro comportava-se como um gato sem unhas.
Gostava de salientar a excepcional cobertura do directo, revi um pouco e de facto os comentadores são excepcionais, não sei se conhecem as corridas de simracing de V8`s que passam no Motors? uma treta... devíamos estar lá nós ;)