Linked Events

• Touring Car Series 2015 - Prova 6 (S2): April 07, 2015

Author Topic: Prova 6 - Race of Belgium @Spa-Francorchamps (S2)  (Read 5452 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Vítor Costa

• Equipa de Modding | Staff
  • Lenda
  • Liked: 1316
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
  • Paddock Member: Yes
Re: Prova 6 - Race of Belgium @Spa-Francorchamps (S2)
« Reply #30 on: April 08, 2015, 01: 44 »
O desgaste afeta todos por igual por isso nao é uma questao justiça ou injustiça isso já todos percebemos. Tem q haver desgaste. Mas eu nao sou um piloto propriamente mau para os pneus e acabo por ter o mesmo problema e fico a rodar de repente a 5-6 segundos do normal. O q acho menos bem é isso acho q está exagerado nas pontas finais. Na minha opiniao q até estou por dentro no mod é algo a corrigir para uma 2 ediçao pq os pneus nao podem aguentar 40km apenas para depois ser de arrastao. Discordo de ti Isidro qd dizes q é uma questao de volante e pedais pq o comportamento em ti nao é diferente dos restantes como nao é para ninguem mais coisa menos coisa. Nem sequer acho q esteja mal feito, foi pensado para ser assim mas deveria ter sido menos exagerado para nao andarem todos a rodar 5 ou 6 segundos acima. Acho q tira um pouco da emoçao no fim. É algo a corrigir para o futuro pq é igual para todos.

Enviado via telemóvel

Offline Tiago Nunes

• Membro
  • **
  • Liked: 14
    • View Profile
« Reply #31 on: April 08, 2015, 01: 53 »
Igual igual eu nao diria que é
Porque em várias ocasioes eu sou passado no final e nao tenho qualquer hipotese de ir atrás do prejuizo! Hoje voltou a acontecer. Portanto, ha-de haver forma de conseguir minimizar o desgaste sendo competitivo!
Eu das vezes que tentei gerir, levei calendários...

Mas repito, acredito que quem tenha mais horas de mod, afinaçoes, testes, possa levar vantagem e nao posso dizer que é injusto só porque eu instalei o mod no dia da terceira corrida e treino no dia da prova. Agora...o que posso dizer é que nunca me aconteceu tal coisa! lol

Offline Ricardo Gama

• Lenda
  • Liked: 499
  • "Make it for Fun or don't make it at all!!"
    • View Profile
    • Crowds Garage
  • Simulation Hardware: Logitech G29 ; SimLab GT CUP;
« Reply #32 on: April 08, 2015, 03: 30 »
Da próxima sai melhor, depois de uma temporada de testes intensivo há muita coisa a corrigir de certeza!

Tinha sido optimo se tivessem opinado logo em Fevereiro quando foi lançado, muita coisa tinha sido corrigida antes do campeonato começar... assim, fica para a próxima.
'when nothing goes right go left'

Offline Pedro Silva

• Membro
  • **
  • Liked: 12
    • View Profile
« Reply #33 on: April 08, 2015, 08: 16 »
Eu só não entendo como é que usando o mesmo setup da race 1 para a 2 a diferença de grip era enorme enfim,  venha a próxima

Offline Mário Peixoto

• Gestor de Redes Sociais | Staff
  • Lenda
  • Liked: 2128
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
« Reply #34 on: April 08, 2015, 09: 45 »
Tinha sido optimo se tivessem opinado logo em Fevereiro quando foi lançado, muita coisa tinha sido corrigida antes do campeonato começar... assim, fica para a próxima.

A maior verdade aqui postada...

A procissão agora já vai no adro, como se costuma dizer. ;) Mas para o ano há mais TCS, garantidamente. Nessa altura, naquele mês de teste que há, convém é opinarem dentro do fórum da PTsims e não no TS, Facebook, fóruns privados, e assim. É que aí não se apanha o vosso feedback.

Offline Baltazar Lima

• Lenda
  • Liked: 362
    • View Profile
« Reply #35 on: April 08, 2015, 09: 56 »
Aqui vai...

Qualificação 1:
Tinha rodado no Practice em 24 com deposito cheio, por isso não seria difícil fazer o mesmo em Qualy. Inventei um setup para Qualy, menos pressão e Bias alto... saiu asneira, tive que voltar ao normal e lá consegui fazer o mesmo tempo que com deposito cheio.

Corrida 1
Arranque cauteloso demais até me fez falhar a travagem para "Les Combes" sai em frente e decidi ceder uma posição para o Vitor Costa. Como sempre custa-me a apanhar o ritmo no inicio e deixei fugir um pouco o Costa. Lá consegui um ritmo certo e com alguns exageros do Costa consegui colar-me. Pressionei para o fazer gastar pneu. Quando decidi atacar mais um pouco o Vitor comete um erro no "Raidillon" e foi Penalizado. A partir dai foi levar a "Lata" até ao fim.

Qualificação 2:
Mais uma vez não consegui uma volta perto de perfeita e igualei o tempo do Practice.

Corrida 2:
Arranque normal. Muita confusão lá atras, só o Isidro se safou. Decidi nesta corrida imprimir um ritmo de poupança, não forçando. Como tinha visto em Red-Bull Ring o tempo por volta não era muito diferente. Lá consegui chegar ao fim com um bocado mais de pneu. Fazendo menos 3seg do que na corrida anterior, que não foi exemplo porque foi metade atrás do Costa.

P.S.: Em relação aos pneus. O setup tem sempre influência mas eu acho que a condução tem mais. Se usarmos pressões baixas e um bias alto é normal que os pneus tenham um desgaste maior. Agora se andarmos a forçar a corrida inteira sem duvida que ficaremos sem pneus mais cedo. Ontem pude comprovar isso. E se virem as voltas finais das duas corridas, está la a diferença de 3 seg de uma corrida para a outra. Apesar de na 1ª corrida não ter forçado ao máximo porque tive o Costa a minha frente...

Eu até acho mais interessante ser assim. Mas como estamos a simular corridas e neste caso de WTCC. Fui ver a 1ª corrida de este ano e vi que eles mantêm o tempo por volta do inicio ao fim.
A partir da Pag. 44: http://www.fiawtcc.com/wp-content/uploads/2015/03/WTCC-Race-of-Argentina-2015-results-book.pdf
Para os mais preguiçosos:

Por isso acho que deveria ser alterado numa próxima edição do TCS. Mas como diz o [member=1433]Ricardo Gama[/member], tivemos mais que tempo para testar isso, e também é culpa nossa. Já que o trabalho deles é louvável.

Offline Rui Paiva

• Veterano
  • Liked: 132
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #36 on: April 08, 2015, 12: 27 »
Deverá haver desgaste mas nunca desta maneira exagerada ao ponto de as últimas voltas, tal como diz o Vítor, ser só não deixar o carro sair de pista.
Primeiro aprende-se para depois se corrigir, por isso espero ansioso já para o próximo TCS com essa correcção  :)

Offline Nuno Rodrigues

• Team Manager
  • Veterano
  • Liked: 528
    • View Profile
« Reply #37 on: April 08, 2015, 13: 49 »
La venho eu meter o bedelho na S2 quando nao sou para aqui chamado, mas como não gosto de me restringir ao meu "mundo" e ainda menos de estar a correr sozinho, perdoem-me a intromissão. De facto aqui há mais partilha, mais comunicados e isso para mim também é correr. É isto que separa o simracing do correr contra AI. Parabéns por isso também.
Dos pneus já tudo foi dito. Particularmente vou-me empenhar mais ainda para minimizar danos. Terei de alterar estilo de condução pois só pode passar por aí ja que no setup em si, a diferença sente-se mas não é significativa. Por isso concordo com o Baltazar.
 A grande dificuldade prende-se com o tentar ser mais moderado, com uma forma de condução mais "poupada" mas ser rápido na mesma. Esta é que é a grande equação que me parte todo.
   De que me adiantará nas ultimas voltas estar mais rapido que todos, 3 ou 4 segundos, se nas anteriores perdi 2? as contas são faceis de se fazer
 Se por algum momento chegar à formula mágica, terei todo o gosto em partilhar setup, conhecimento, truques e dicas. Acredito na partilha. Ja corri em outra comunidade onde era uma constante a cada corrida. Os ganhos eram notórios: corridas mais interessantes, mais empolgantes, mais viciantes; mais camaradagem e amizade, mais vontade de correr ainda.
  Continuação de bons treinos e corridas a todos na S2!

Offline Baltazar Lima

• Lenda
    • View Profile
« Reply #38 on: April 08, 2015, 16: 45 »

De que me adiantará nas ultimas voltas estar mais rápido que todos, 3 ou 4 segundos, se nas anteriores perdi 2? as contas são faceis de se fazer

Por acaso aqui o jogo e o Mod são bastante reais. Há duas formas de conduzir... virando o volante à bruta em curva até se ouvir os pneus chiar mesmo depois do Grip Limit e sair das curvas com o "pedal to the metal". Ou virar os graus suficientes apenas para chegar ao ponto de perda de aderência dos pneus e sair das curvas com o pedal do acelerador controlado...
A primeira forma as vezes dá voltas brilhantes, mas com um consumo alto dos pneus. Da segunda forma já notei que é pouca a diferença por volta e parece compensar. Mas é muito fácil falar... em pista nem sempre é fácil controlar o estilo de condução. E isto não é novidade para muitos... difícil é fazê-lo. Eu próprio ainda estou a aprender... Cada Mod, cada carro é diferente. É essa a piada...

Em relação ao Setup. É o que se diz há muito tempo... é muitas vezes adaptado ao estilo de condução de cada um. Mas acreditem que nestes carros a diferença que faz é mínima... dou por mim as vezes a mudar o setup ir para a pista e fazer uma volta mais rápida. Voltar ao setup anterior e fazer uma volta ainda mais rápida. É mais uma questão de treino que outra coisa... Claro que há coisas fundamentais que se mudam sempre dependendo da pista. Caixa e Asa. O resto é "Pieners"(JJ).

Offline Baltazar Lima

• Lenda
    • View Profile
« Reply #39 on: April 08, 2015, 19: 02 »
Afinal a diferença no desgaste dos pneus é menos do que se pensa. O [member=3069]Mario Leitao[/member], que anda sempre muito atento, mostrou-me os tempos do ano passado. E há mesmo uma quebra no final da corrida. Não é tão grande, mas existe. Os tempos de qualificação andaram no 23, o que seria possível com mais algum treino.

Parece que o Mod esta quase a papel químico da realidade.  :good: :clapping: :drinks:
« Last Edit: April 08, 2015, 19: 06 by Baltazar Lima »

Offline Fernando Ferreira

• Membro
  • **
  • Liked: 12
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech G27
« Reply #40 on: April 08, 2015, 19: 32 »
Os tempos de qualificação andaram no 23, o que seria possível com mais algum treino.

Sim, os tempos de qualificação são no segundo 23. Fiz com depósito cheio em practice 24.5xx e tinha parciais em qualificação para 23, mas nunca saiu.. :/