Author Topic: Touring Car Series 2015 - CAI Reports  (Read 4451 times)

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Offline Comissão de Análise de Incidentes

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Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« on: March 18, 2015, 11: 44 »
Neste tópico serão colocadas as decisões do CAI referentes aos protestos enviados pelos pilotos e pelas equipas participantes no campeonato, bem como será analisada qualquer situação que a Organização do campeonato entenda merecer avaliação por parte do CAI.

Lembramos os pilotos para o facto de o Touring Car Series 2015 estar dividido em dois campeonatos, S1 e S2, e cada prova estar dividida em duas corridas. Quando apresentarem protestos, lembrem-se de incluir qual o campeonato e qual a corrida em questão, pois não é tarefa do CAI andar a ver a qual corrida se refere o protesto.

Aproveitamos para relembrar também que o CAI não visualiza a prova de todos os pilotos à procura de incidentes ou derespeito pelas regras. Tal tarefa não é exequível e apenas será feita em casos absolutamente excecionais. Cabe a cada piloto apresentar protesto, nos moldes indicados nas regras, no caso de sentir que foi prejudicado ou se assistiu a algum comportamento menos correto. A correção e honestidade do campeonato é conseguida através da ação de cada um. O CAI tem unicamente a função de decidir sobre os protestos que lhe chegam.

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #1 on: March 18, 2015, 11: 47 »
CAI Report - Prova 1 S1 - Donington Park

O CAI informa que não foram recebidos protestos referentes a esta prova por parte de nenhum piloto ou equipa. A análise da primeira volta de cada corrida está ainda pendente. Tentará o CAI completar a mesma até antes da prova número 4.



CAI Report - Prova 1 S2 - Donington Park

O CAI informa que não foram recebidos protestos referentes a esta prova por parte de nenhum piloto ou equipa. A análise da primeira volta de cada corrida está ainda pendente. Tentará o CAI completar a mesma até antes da prova número 4.

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #2 on: March 18, 2015, 12: 03 »
A análise da primeira volta de cada corrida está ainda pendente. Tentará o CAI completar a mesma até antes da prova número 4.



CAI Report - Prova 2 S1 - Monza

Nome: Carlos Barbosa
Equipa: GamingEvents SRT
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Pedro Costa
Equipa do outro piloto envolvido: GhostSpeed
-------------------------------------------------------
Momento do replay: final da volta 3

Análise do CAI: os pilotos disputam a travagem e não é claro em momento algum que algum deles tenha ganho vantagem significativa na mesma e no momento da abordagem à curva estão posicionados lado a lado pelo que o toque acaba por ser inevitável a não ser que algum deles levantasse o pé. Trata-se de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável (incidente de corrida)



Nome: Carlos Barbosa
Equipa: GamingEvents SRT
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Lino Carreira
Equipa do outro piloto envolvido: NewPower SimSports
-------------------------------------------------------
Momento do replay: volta 7, curva Variante Ascari

Análise do CAI: O piloto protestado abdica claramente de disputar a travagem com o outro piloto que o ultrapassava, tentando retomar uma trajetória de curva mais favorável após este passar, deixando-se no entanto surpreender logo de seguida na travagem, provocando o toque e a saída de pista do outro piloto. O CAI louva a atitude do piloto protestado que abdica claramente de voltar a passar o outro piloto, retomando a marcha de seguida. Apesar de fazer notar o louvor evidenciado acima, aplica-se uma penalização mínima de 5 pontos e apenas porque o toque provocou penalização e perda de posições para o outro piloto.

Penalização: perda de 5 pontos



Nome: Carlos Barbosa
Equipa: GamingEvents SRT
==============================
Nome do outro piloto envolvido: João Nunes
Equipa do outro piloto envolvido: Sonic Racing Team
-------------------------------------------------------
Momento do replay: final da volta 2

Análise do CAI: o piloto protestado muda ligeiramente de trajetória algumas vezes no decurso da reta, contrariando o estabelecido nas regras através do Ponto F, alínea III, nº 4, que indica claramente que o piloto deverá manter a trajetória depois de escolher um dos lados da pista. Considera o CAI que no decurso deste comportamento provoca um toque ligeiro sem consequências de maior felizmente. Considera o CAI que no momento subsequente e também alvo de análise o piloto não muda de trajetória e não deve ser dessa forma responsabilizado pelo despiste do outro piloto, que tenta travar mais tarde e numa trajetória que previsivelmente lhe traria prejuízo como foi o caso.

Penalização: perda de 10 pontos e advertência que em caso de comportamento semelhante será sancionado de forma mais severa.



Nome: Carlos Barbosa
Equipa: GamingEvents SRT
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Silvino Rodrigues
Equipa do outro piloto envolvido: Playteam
-------------------------------------------------------
Momento do replay: final da volta 4

Análise do CAI: o piloto alvo do protesto mantem a trajetória pelo lado direito da pista e apenas muda de direção 1 vez no momento de aproximação à travagem procurando obter a trajetória ideal para a abordagem da mesma. Não contraria por isso e estabelecido no Ponto F, alínea III, nº 4 das regras. Considera ainda o CAI que esta manobra foi feita atempadamente e o outro piloto teve tempo suficiente para abrandar o ritmo ou alterar por si próprio a sua trajetória. Trata-se por isso de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável (incidente de corrida)



Nome: Ed Penco
Equipa: Reverse Gear MotorSports
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Tiago Lima
Equipa do outro piloto envolvido: NewPower SimSports
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Momento do replay: 3ª volta, Variante Della Roggia

Análise do CAI: os pilotos seguem muito próximos e ambos tencionam disputar a travagem sendo que o piloto alvo do protesto tem ligeira vantagem antes do momento da abordagem à travagem e procura por isso "forçar" a melhor trajetória, sem que o outro piloto tenha levantado o pé também de forma a evitar o contacto. Na opinião do CAI a culpa deve ser repartida entre ambos porque deveriam ter tido outro tipo de abordagem sem forçar o erro, tratando-se assim de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável (incidente de corrida)



CAI Report - Prova 2 S2 - Monza

Nome: Hugo Carvalho
Equipa: Sonic Racing Team Old School
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Jorge Augusto
Equipa do outro piloto envolvido: Reverse Gear MotorSports
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Momento do replay: volta 5, Lesmos

Análise do CAI: depois de ter sido ultrapassado antes o piloto alvo do protesto tenta a ultrapassagem a outro piloto que seguia na sua trajetória, encostando-se para a esquerda e para cima da trajetória onde o outro piloto seguia, provocando o toque lateral com consequências para este, sendo considerado responsável pelo incidente.

Penalização: perda de 10 pontos

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #3 on: March 21, 2015, 22: 49 »
CAI Report - Prova 1 S1 - Donington Park (cont.)

Protestos da Organização - volta 1, corrida 2


Análise do CAI - situação 1: o piloto Carlos Barbosa, na curva 4, perde o controlo do carro e acaba por embater na lateral do piloto Ricardo Claro, provocando o despiste deste com consequente perda de posições. Considera o CAI que se trata de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável



Análise do CAI - situação 2: o piloto Mário Peixoto, na curva 7, perde o controlo do carro e acaba por embater na lateral do piloto Nuno Rodrigues, provocando o despiste deste com consequente perda de posições. Considera o CAI que se trata de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável
« Last Edit: March 21, 2015, 22: 59 by PTSims Racing »

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #4 on: March 21, 2015, 23: 10 »
CAI Report - Prova 1 S1 - Monza (cont.)

Protestos da Organização - volta 1, corrida 1


Análise do CAI - situação 1: o piloto Ricardo Gama, na curva 1, dá um toque lateral no piloto Carlos Barbosa, provocando o despiste com consequente perda de posições. O piloto Ricardo Gama é considerado responsável pelo incidente, dado que, no momento de entrada em curva, dirige o seu carro de encontro ao carro do piloto Carlos Barbosa, que se encontrava ao seu lado.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 2: o piloto Lino Carreira, na curva 6, dá um toque lateral no piloto Carlos Barbosa, provocando o seu próprio despiste sem consequências para o piloto tocado. Considera o CAI que se trata de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Análise do CAI - situação 1: o piloto Carlos Barbosa, na travagem para a curva 1, despista-se e segue pelo exterior da pista sem qualquer controlo sobre o carro, provocando alguma confusão a outros pilotos após reentrar em pista (ainda em despiste). Considera o CAI que se trata de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável



Análise do CAI - situação 2: o piloto Alexandre Martins, na saída da curva 1, na tentativa de se desviar de outro piloto, dá um toque lateral no piloto João Nunes, provocando alguma perda de controlo mas sem perda de posições. O piloto Alexandre Martins, fruto desse toque, despista-se. Considera o CAI que se trata de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #5 on: March 22, 2015, 18: 33 »
CAI Report - Prova 1 S2 - Donington Park (cont.)

Protestos da Organização - volta 1, corrida 1


Análise do CAI - situação 1: o piloto Rui Paiva não faz corretamente o arranque e tal ato provoca vários acidentes entre os pilotos que o precediam. Considera o CAI que se trata de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável



Análise do CAI - situação 2: o piloto Jorge Augusto, na curva 7, perde o controlo do carro e acaba por causar variados acidentes entre os carros que o precediam. Considera o CAI que se trata de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Não viu o CAI casos para análise na volta 1 da corrida 2.

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #6 on: March 23, 2015, 00: 56 »
CAI Report - Prova 1 S2 - Monza (cont.)

Protestos da Organização - volta 1, corrida 1


Análise do CAI - situação 1: o piloto Eduardo Silva, na travagem para a curva 1, dá um toque na retaguarda do piloto Tiago Nunes, provocando o despiste deste com consequente perda de posições, provocando também toques entre outros pilotos na T1. O piloto Eduardo Silva é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 2: o piloto João Castelos, na saída da curva 1, dá um toque na lateral do piloto Hugo Carvalho, provocando o despiste deste com consequente perda de posições. O piloto João Castelos é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 3: o piloto José Vasconcelos, na travagem para a curva 3, dá um toque na retaguarda do piloto Hélder Róias, provocando o despiste deste com consequente perda de posições. O piloto José Vasconcelos é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Análise do CAI - situação 1: o piloto Gonçalo Oliveira e o piloto José Vasconcelos, ainda na reta da meta, iniciam uma trajetória que coloca ambos os carros em risco de toque lateral, como acaba por suceder, com ambos os pilotos a perderem o controlo dos respetivos carros. Entende o CAI que, não tendo sido prejudicados outros pilotos resultantes deste toque, não é de aplicar qualquer penalização, dado que a culpa do toque recai de modo igual para os dois pilotos. No entanto, adverte o CAI para que os pilotos Gonçalo Oliveira e José Vasconcelos tenham mais atenção aos carros que os rodeiam e que mantenham uma linha tão reta quanto possível nestas situações, de forma a evitar toques desnecessários numa altura tão prematura da corrida.

Penalização: advertência aos pilotos acima mencionados



Análise do CAI - situação 2: o piloto João Coelho, na travagem para a curva 1, dá um toque na retaguarda do piloto Isidro Magalhães, provocando o despiste deste com consequente perda de posições, e provocando também incidentes entre outros pilotos na T1. O piloto João Coelho é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #7 on: March 25, 2015, 20: 52 »
CAI Report - Prova 3 S1 - Hungaroring

Protestos da Organização - volta 1, corrida 1

Análise do CAI - situação 1: os pilotos Pedro Lopes e Ricardo Silva, na curva 1, entram em trajetória de colisão na saída da curva, tendo-se dado um embate lateral entre os pilotos. Considera o CAI que, dadas as circunstâncias, se trata de um incidente de corrida, não penalizando assim nenhum dos envolvidos.

Penalização: não aplicável



Análise do CAI - situação 2: os pilotos Carlos Barbosa e Tiago Lima, na curva 1, entram em trajetória de colisão na saída da curva, tendo-se dado um embate lateral entre os pilotos. Considera o CAI que, dadas as circunstâncias, se trata de um incidente de corrida, não penalizando assim nenhum dos envolvidos.

Penalização: não aplicável



Análise do CAI - situação 3: o piloto Fernando Ferreira, na saída da curva 1, força o piloto Silvino Rodrigues para fora da pista. Segundo o Ponto F. II - Obrigações, alínea 2), "Um piloto que ultrapasse outro é obrigado a dar espaço suficiente ao outro para que este se mantenha em pista." Considera o CAI que, pelo facto de o piloto Silvino Rodrigues não ter perdido controlo do carro enquanto se encontrava fora da pista, que a penalização aplicável ao piloto Fernando Ferreira é a advertência.

Penalização: advertência ao piloto Fernando Ferreira



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Análise do CAI - situação 1: o piloto Pedro Costa, na travagem para a curva 5, dá um toque na retaguarda do piloto Nuno Rodrigues, provocando o despiste deste com consequente perda de posições. O piloto Pedro Costa é considerado culpado pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 2: o piloto Alexandre Martins, durante a curva 5, força a ultrapassagem ao piloto Carlos Barbosa, com recurso ao toque, ganhando assim injustamente a posição. Considera o CAI que a ultrapassagem é inválida.

Penalização: perda de 5 pontos

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #8 on: March 25, 2015, 20: 53 »
CAI Report - Prova 3 S2 - Hungaroring

Nome: Rui Paiva
Equipa: Playteam
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Tiago Nunes
Equipa do outro piloto envolvido: GhostSpeed
-------------------------------------------------------
Momento do replay: durante praticamente toda a corrida.

Análise do CAI: considera o CAI que o piloto Tiago Nunes desrespeitou por diversas vezes os limites da pista, tendo com isso beneficiado de voltas mais rápidas, particularmente nas saídas das curvas, em que não mantinha 2 rodas no asfalto, tal como indicado pelas regras. Dada a frequência deste desrespeito ao longo de toda a corrida, inclusive quando em luta por posição com outros pilotos, entende o CAI que o piloto Tiago Nunes teve um comportamento antidesportivo. Dado ser o primeiro caso do campeonato, a penalização será mais leve, mas adverte o CAI todos os pilotos que situações idênticas serão tratadas com maior severidade daqui para a frente, incluindo-se a exclusão do campeonato em casos extremos. O CAI reitera que os limites da pista são para respeitar.

Penalização: perda de 15 pontos e impedimento de realizar qualificação na prova número 5 (corrida 1 e 2)



Protesto não analisado: informa o CAI que recebeu um protesto do piloto Jorge Augusto mas, uma vez que este não foi feito segundo os moldes indicados (não foi mencionada sequer a corrida a que se refere o protesto), o CAI ignorou o mesmo. O CAI relembra que os protestos deverão ser feitos sempre de acordo com o estabalecido nas regras, caso contrário, serão ignorados.



Protestos da Organização - volta 1, corrida 1

Análise do CAI - situação 1: o piloto Carlos Santos, na curva 3, dá um toque na retaguarda do piloto Tiago Nunes, provocando o despiste deste com consequente perda de posições. O piloto Carlos Santos é considerado culpado pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Após visualizada a primeira volta, informa o CAI que não foram detetadas irregularidades, pelo que não há nada a apresentar.

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #9 on: March 30, 2015, 21: 02 »
CAI Report - Prova 4 S1 - Hockenheimring

Nome: Lino Carreira
Equipa: New Power SimSports
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Fernando Ferreira
Equipa do outro piloto envolvido: GamingEvents SRT
-------------------------------------------------------
Momento do replay: Corrida 2 , Volta 2

Análise do CAI: analisada a situação verifica-se que o piloto Fernando Ferreira dá um toque lateral no outro piloto que seguia na sua trajetória normal, possivelmente por não imaginar estar tão perto do outro carro, quando tinha condições para seguir a sua trajetória normal sem provocar incidente. O piloto Fernando Ferreira é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Protestos da Organização - volta 1, corrida 1

Análise do CAI - situação 1: o piloto Ed Penco perde o controlo do carro na saída da curva 1, embatendo no muro e regressando à pista sem qualquer controlo sobre o carro, provocando um incidente com outros pilotos. Entende o CAI tratar-se de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Análise do CAI - situação 1: o piloto Nuno Rodrigues, na abordagem para a curva 2, dá um toque na retaguarda do piloto Carlos Barbosa, provocando o despiste deste com consequente perda de posições. O piloto Nuno Rodrigues é considerado culpado pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #10 on: April 01, 2015, 21: 06 »
CAI Report - Prova 4 S2 - Hockenheimring

Nome: Pedro Silva
Equipa: Sonic Racing Team
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Eduardo Silva
Equipa do outro piloto envolvido: REVS RACING
-------------------------------------------------------
Momento do replay: Corrida 1 2'02 volta 1

Análise do CAI: o piloto Eduardo Silva tem um acidente (toque lateral) no momento anterior ao do protesto e em virtude do qual acaba por perder o controle momentâneo do carro, que acaba por originar a reentrada em pista. Considera o CAI que não se trata de uma reentrada em pista em condições normais, essa sim seria alvo de sanção, mas antes uma reentrada "desgovernada" pelo que se considera um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável



Protestos da Organização - volta 1, corrida 1

Não encontrou o CAI quaisquer incidentes dignos de análise.



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Análise do CAI - situação 1: o piloto Pedro Trindade, na abordagem para a curva 1, segue pelo exterior da pista e acaba por embater na lateral do piloto David Costa, provocando o despiste do mesmo e consequente perda de posições. O piloto Pedro Trindade é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 2: o piloto João Coelho, durante a curva 6, embate na retaguarda do piloto Vítor Costa, provocando o despiste deste e consequente perda de posições. O piloto João Coelho é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 3: o piloto Eduardo Silva, na abordagem à curva 11, toma uma trajetória que o coloca diretamente em rota de colisão com o piloto que seguia ao seu lado (Carlos Santos), acabando por embater na lateral deste, provocando-lhe o despiste e consequente perda de posições. O piloto Eduardo Silva é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 4: o piloto Gonçalo Oliveira, numa tentativa de regressar à pista, embate na lateral do piloto José Vasconcelos, provocando o despiste deste e consequente perda de posições. O piloto Gonçalo Oliveira é considerado responsável pelo acidente. No entanto, considera também o CAI que, dadas as circunstâncias em que tal acontece (acidente grande na curva imediatamente anterior que gerou alguma confusão), o piloto Gonçalo Oliveira é apenas penalizado em metade dos pontos, uma vez que foi obrigado a sair de pista para evitar bater noutros carros.

Penalização: perda de 5 pontos

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #11 on: April 01, 2015, 21: 10 »
O CAI informa que, a pedido do Diretor de Prova, toda a prova de Red Bull Ring (S1 e S2) será, excecionalmente, visualizada na sua totalidade, pelo que a análise do CAI referente a essa prova poderá demorar mais do que o habitual.

Informa também o CAI que, durante a segunda metade do campeonato (provas 6, 7, 8, 9 e 10), as penalizações para todos os pilotos serão mais severas do que as até agora aplicadas.

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #12 on: April 13, 2015, 22: 56 »
CAI Report - Prova 5 S1 - Red Bull Ring

O CAI informa que recebeu um total de 4 protestos, todos eles por parte da equipa GamingEvents SimRacing Team. No entanto, pelo facto de os protestos não indicarem a qual corrida dizem respeito, os mesmos foram ignorados.



Protestos da Organização - volta 1, corrida 1

Análise do CAI - situação 1: o piloto Fernando Ferreira, na travagem para a curva 7, dá um toque na retaguarda do piloto Carlos Barbosa (mesma equipa), sendo de seguida tocado pelo piloto Ricardo Silva do mesmo modo e perdendo assim o controlo do carro e posições. Considera o CAI que o piloto Ricardo Silva não é responsável pelo incidente, dada a desacelaração súbita e o "ressalto" do piloto Fernando Ferreira ao embater no piloto Carlos Barbosa. Não penaliza também o CAI o toque mencionado dado ter ocorrido entre colegas de equipa sem prejuízo dos demais pilotos. Entende o CAI tratar-se assim de um incidente de corrida.

Penalização: não aplicável



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Nenhuma situação a reportar.



CAI Report - Prova 5 S2 - Red Bull Ring

O CAI informa que recebeu um 1 protesto por parte do piloto Rui Paiva. No entanto, pelo facto de o protesto não indicar a qual corrida diz respeito, o mesmo foi ignorado.



Nome: Adalberto Farias
Equipa:
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Tiago Nunes
Equipa do outro piloto envolvido: GhostSpeed
-------------------------------------------------------
Momento do replay: Corrida 2, Volta 6 na T1

Veredicto: o piloto Tiago Nunes falha a travagem e dá um toque no outro concorrente, com perda de posição para este, não devolvendo a posição em pista. É considerado responsável pelo incidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Nome: Pedro Silva
Equipa: Sonic Racing Team
==============================
Nome do outro piloto envolvido:Jorge Augusto
Equipa do outro piloto envolvido: RGM
-------------------------------------------------------
Momento do replay: 1'56

Entende o CAI que, tratando-se de um piloto desclassificado em ambas as corridas por desrespeito pelas linhas delimitadoras da pista, o protesto acima deixa de ter efeito.



Nome: Pedro Silva
Equipa: Sonic Racing Team
==============================
Nome do outro piloto envolvido: Pedro Trindade
Equipa do outro piloto envolvido: Le Mans Virtual Racing
-------------------------------------------------------
Momento do replay: 19'02

Entende o CAI que, tratando-se de um piloto desclassificado em ambas as corridas por desrespeito pelas linhas delimitadoras da pista, o protesto acima deixa de ter efeito.



Protestos da Organização - volta 1, corrida 1

Análise do CAI - situação 1: o piloto Tiago Nunes, no arranque, dirige o seu carro para a esquerda, dando assim um toque lateral no piloto Adalberto Faria. Entende o CAI que o piloto Tiago Nunes tinha espaço livre à sua frente e que não necessitava de realizar tal manobra. Segundo o Ponto F. II - Obrigações, alínea 2, "Um piloto que ultrapasse outro é obrigado a dar espaço suficiente ao outro para que este se mantenha em pista." Dado não ter havido consequências mais graves para o piloto Adalberto Farias, o piloto Tiago Nunes é penalizado com menos pontos e advertido que, numa situação semelhante, a penalização será mais severa.

Penalização: perda de 5 pontos e advertência



Análise do CAI - situação 2: o piloto Carlos Santos, na abordagem à curva 1, dá um toque na lateral do piloto Jorge Augusto, fazendo-o perder o controlo do carro e perder posições. O piloto Carlos Santos é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Análise do CAI - situação 1: o piloto Vítor Costa, na abordagem à curva 1, dá um toque na retaguarda do piloto Jorge Augusto, fazendo-o perder o controlo do carro e perder posições. O piloto Vítor Costa é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 2: o piloto José Vasconcelos, na reta entre as curvas 1 e 2, tem uma ligeira saída de pista e regressa à mesma dando um toque na retaguarda do piloto Tiago Nunes, fazendo-o perder o controlo do carro e perder posições. O piloto José Vasconcelos é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos



Análise do CAI - situação 3: o piloto Jorge Augusto, na saída da curva 3, dá um toque na retaguarda do piloto Pedro Silva, fazendo-o perder o controlo do carro e perder posições. O piloto Jorge Augusto é considerado responsável pelo acidente.

Penalização: perda de 10 pontos

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #13 on: April 13, 2015, 22: 57 »
A pedido do Diretor de Prova, visualizou o CAI as primeiras 10 voltas de todos os pilotos em Red Bull Ring, assim como a 2ª qualificação. Entende o CAI que o desrespeito pelas linhas delimitadoras da pista foi completamente abusivo por parte de alguns pilotos, pelo que concluída a análise, decidiu o CAI:

- Desclassificar os pilotos Pedro Lopes, Carlos Barbosa, Tiago Lima e João Nunes na corrida 1, S1.

- Desclassificar os pilotos Tiago Lima, Alexandre Martins, Ricardo Silva, João Nunes, Ricardo Claro, Ricardo Martins, Carlos Barbosa e Ed Penco na corrida 2, S1.

- Desclassificar os pilotos Baltazar Lima, Tiago Nunes, Pedro Silva, Eduardo Silva, João Coelho, Gonçalo Oliveira, Carlos Santos e Rui Paiva na corrida 1, S2.

- Desclassificar os pilotos Carlos Santos, Eduardo Silva, Hugo Carvalho, João Coelho, Isidro Magalhães e Tiago Nunes na corrida 2, S2.

- Desclassificar todos os pilotos nas sessões de qualificação 2 realizadas (S1 e S2), sendo o ponto da pole position nulo.


- Indicar à Organização da prova que ligue as penalizações do simulador nas restantes provas, pelo que serão essas a vigorar em pista.

- Reclassificar os pilotos não desqualificados da prova 5, de forma a que ocupem, justamente, as posições retiradas aos pilotos DQ.


Concluí o CAI a sua análise reafirmando que os limites da pista são para respeitar em todas as ocasiões, e que o desrespeito pelas mesmas não traz qualquer benefício aos pilotos nem brio às corridas que se disputam nesta casa. Na análise efectuada foi possível verificar que existiram pilotos em ambos os servidores que conseguiram na maioria das vezes respeitar os limites da pista, com prejuízo evidente nos seus tempos face a outros. Se é possível deixar escorregar o carro ou cortar inadvertidamente em algumas ocasiões, não é possível de forma alguma desrespeitar de forma abusiva e de forma consecutiva os limites de pista tal como aconteceu em Red Bull Ring. Espera o CAI que as medidas tomadas sejam suficientes para a reposição da normalidade competitiva dos campeonatos.

Poderão todos consultar mais abaixo a análise detalhada do CAI.



Server 1 - Corrida 1
===============
Pedro Lopes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,4,5,7,8,9,10
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 6 e 8

Carlos Barbosa
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,5,6,7,8,9,10
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora   
Voltas 2,4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora   
Voltas 2,3,4,5,7,8,10

Ricardo Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,5,7,8,9

Fernando Ferreira
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 5
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora   
Voltas 6

Nuno Rodrigues
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,7,8,9,10

Ricardo Claro
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8

Alexandre Martins
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 5,8,10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 10

Tiago Lima
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,5,6,7,8,9
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,9
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 5
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 5

João Nunes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,6,7,8,9,10
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,6

Silvino Rodrigues
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 6



Server 1 - Corrida 2
===============
Pedro Lopes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 6,9,10

Alexandre Martins
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,7,8,9,10
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8,9,10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 5

Tiago Lima
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,4,6,7,9
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 7,8,9,10

Ricardo Martins
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,6,9
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 7
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,4,8

Carlos Barbosa
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,4,5,7,9
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora   
Voltas 3,4,6,8,10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora   
Voltas 3,8,10

Ricardo Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,7,8,10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora   
Voltas 2,3,6

Nuno Rodrigues
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,7,8,9

João Nunes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,5,6,8,9,10
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 5,6,9
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 7

Fernando Ferreira
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 6
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 10

Ed Penco
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,8,10
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,3,10

Lino Carreiro
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 7,10

Ricardo Claro
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,5,6,7,10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Volta 10



Server 2 - Corrida 1
===============
Baltazar Lima
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,5,6,7,9
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,7
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8

Tiago Nunes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,7,8,9
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,4,5,8
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,8
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,5,6,7,8,10

Adalberto Farias
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8

Carlos Santos
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 5,9,10
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,7,9
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,6,8,9

Jorge Augusto
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 5,6
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4

Eduardo Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,5,8,9,10
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,4,5,10
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,5,7,8,9,10

Isidro Magalhães
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8,9,10
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 10

Hugo Carvalho (saiu na volta 7)
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,5,6,7
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,5
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,6

Vitor Costa
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,8
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2

Helder Roias
Nao visto (ligacao)

Pedro Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,5,6,7,8,10
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,3,4,5,6,8,9,10

Gonçalo Oliveira
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 6
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,5,8

João Coelho
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,7,8,9,10
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,6

Rui Paiva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 6
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,6
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8,10

José Vasconcelos
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 6,7



Server 2 - Corrida 2
===============
Baltazar Lima
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4

Carlos Santos
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,4,7,8,10
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 9
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 9

Eduardo Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,5,6,7,8,9
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,5,6
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,5,6,8

Adalberto Farias
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8,9
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4

Jorge Augusto
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 7
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,7
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2

Vítor Costa
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 8
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 9

Tiago Nunes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,5,7,10
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,5,7,9
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,5
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,4,6,7,8,10

Isidro Magalhães
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,5,8
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,5,6,7,9
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

Hugo Carvalho
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,4,5,6,7,9
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,9

Pedro Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,5,6,7,8,9,10
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 6,9
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,6,7,8,9
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,5,7,8

João Coelho
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,5,6,8
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 7,9

José Vasconcelos
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4,7,10
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,4

Gonçalo Oliveira
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 7
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

Rui Paiva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4,7

Pedro Trindade
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3



Qualify Corrida 2 - Server 1
====================
Pedro Lopes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

Ricardo Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,3
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,3

Carlos Barbosa
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,4
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3

Ricardo Martins
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1

Lino Carreira
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1

João Nunes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,4
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2

Fernando Ferreira
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

Ed Penco
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,4
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,4

Nuno Rodrigues
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2

Tiago Lima
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1

Alexandre Martins
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,4
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3

Ricardo Claro
Não fez voltas



Qualify Corrida 2 - Server 2
====================
Eduardo Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,3,4,5,6
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

Carlos Santos
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,5
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4

Adalberto Farias
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1

Rui Paiva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2

Gonçalo Oliveira
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,4,5,6
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

João Coelho
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

Tiago Nunes
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,5,6
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,5
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,5

Pedro Trindade
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,4

Isidro Magalhães
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,4
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

Jorge Augusto
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2

Baltazar Lima
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,4,5,6

José Vasconcelos
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3,5

Vítor Costa
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3

Pedro Silva
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,2,3,4,5
T2
Voltas 3
-T7- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 2,3

Hugo Carvalho
-T1- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 3,5
-T2- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 4
-T8- 4 rodas para além da linha delimitadora
Voltas 1,4

Offline Comissão de Análise de Incidentes

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Re: Touring Car Series 2015 - CAI Reports
« Reply #14 on: April 18, 2015, 16: 12 »
CAI Report - Prova 6 S1 - Spa-Francorchamps

O CAI informa que não foram recebidos protestos referentes a esta prova.



Protestos da Organização - volta 1, corrida 1

Análise do CAI - situação 1: o piloto Nuno Rodrigues perde o controlo do carro durante a curva 2, indo para fora da pista e regressando à mesma sem qualquer controlo sobre o carro, provocando um incidente entre si e o piloto Lino Carreira. Entende o CAI tratar-se de um incidente de corrida.

Decisão: penalização não aplicável



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Análise do CAI - situação 1: o piloto Nuno Rodrigues, na travagem para a T1, perde o controlo do carro e embate no piloto João Nunes, com consequente despiste e perda de posições. Entende o CAI que o piloto Nuno Rodrigues não foi suficientemente cuidadoso na abordagem à T1, dado que a primeira curva da corrida é sempre aquela onde é necessário mais cuidado. Serve, contudo, de atenuante, o facto de ser evidente que o piloto perde algum controlo do carro na travagem e que este guina para a direita, pelo que a penalização é assim reduzida.

Decisão: perda de 5 pontos



CAI Report - Prova 6 S2 - Spa-Francorchamps

O CAI informa que não foram recebidos protestos referentes a esta prova.



Protestos da Organização - volta 1, corrida 1

Não viu o CAI qualquer situação digna de análise.



Protestos da Organização - volta 1, corrida 2

Análise do CAI - situação 1: o piloto Carlos Santos, na abordagem à curva 1, dá um toque na lateral do piloto Jorge Augusto, que abordou a curva de forma a que tenha entrado em rota de colisão com um piloto que seguia ao seu lado. Ambos os pilotos voltam a tocar-se logo de seguida, acabando por sair de pista sem prejuízo para os demais. Na reentrada em pista, o piloto Eduardo Silva dá um toque lateral no piloto Carlos Santos, fazendo com que este perca o controlo do carro e cause um acidente entre vários outros pilotos à saída da curva. Entende o CAI que o piloto Eduardo Silva é responsável pelo acidente devido à sua reentrada pouco cautelosa em pista. Considera o CAI que o toque inicial entre os pilotos Carlos Santos e Jorge Augusto é um incidente de corrida.

Decisão: perda de 15 pontos para o piloto Eduardo Silva por reentrada em pista sem os devidos cuidados



Análise do CAI - situação 2: o piloto João Monteiro, em substituição do piloto Gonçalo Oliveira, perde o controlo do carro na curva 7, sendo que tal causou toques com outros pilotos. Entende o CAI que se tratou de um incidente de corrida dadas as circunstâncias.

Decisão: penalização não aplicável