Author Topic: [WIP] Mercedes-Benz SLR Stirling Moss  (Read 3044 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline Rogerooo

• Rookie
  • *
  • Liked: 8
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
[WIP] Mercedes-Benz SLR Stirling Moss
« on: January 16, 2015, 03: 00 »
Boas pessoal.

Este é um projecto que tenho andado fazer estes ultimos dias. Há muitas arestas por limar mas um dia espero conseguir por este bicho a andar em condições.

Como os meus dotes de modelação 3d não são grande coisa decidi usar um modelo do Forza 4 para as experiencias, é um projecto pessoal no entanto se for permitido posso partilhar convosco mas o meu objectivo com este tópico é mesmo pedir ajuda numas coisas que me têm feito arrancar uns bons punhados de cabelo...

A primeira é a pasta data, a quantidade de ficheiro e os valores que neles estão que eu consigo perceber o que realmente fazem é bastante limitado. Se alguem tiver uma dica de onde ir buscar as informações para alguns desses valores eu pago-lhe uma imperial.

Bom, mas neste momento o que me está a chatear mais é o facto de as rodas nao ficarem com a dimensão que eu tinha estipulado no 3DS Max, e por muito que procure nao consigo encontrar o ficheiro que me faça ter o meu momento "eureka". Deixo com voces umas screens que eu tirei para demonstrar melhor e para voces apreciarem o fenómeno que é um carro voador.

Como é que eu posso resolver isto?

Offline Mário Peixoto

• Staff Assistant
  • Lenda
  • Liked: 2073
  • Braga
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Fanatec CSL Elite Base+ | Fanatec CSL Elite McLaren GT3 Wheel | Fanatec ClubSport Pedals v2
  • Paddock Member: Yes
Re: [WIP] Mercedes-Benz SLR Stirling Moss
« Reply #1 on: January 16, 2015, 09: 58 »
Eu acho que vieste ter ao sítio certo para pedir ajuda. :smile:

Temos uma Modding Team a trabalhar no AC em mods para a comunidade. Eles já arrancaram muitos cabelos, por isso agora estão quase carecas, por outro lado já possuem um conhecimento bem bom do AC. E estão a contratar. :whistle3:

Offline Rogerooo

• Rookie
  • *
  • Bem vindo à PTSims. Esperamos que gostes da nossa comunidade. Não te esqueças de passar na zona da apresentação para te dares a conhecer à comunidade.
    • View Profile
« Reply #2 on: January 16, 2015, 12: 35 »
Ahah sei bem qual é essa sensação, um dia ainda juntamos esses cabelos todos e fazemos umas perucas, eu estou bem a percisar eheh. E já agora obrigado pelas boas vindas. O que me trouxe cá foi mesmo um Opel Adam, bom não literalmente, mas como gostei do que vi, decidi vir cá dar uma apitadela e pedir umas informações, que cai sempre bem a um bom português de gema :D

Quanto ao bólide já consegui alterar as rodas, agora já estão com um tamanho mais realista. Não sei ao certo o que se passou mas depois de alterar os dummys de todos os componentes de cada roda para terem exactamente as dimensões do pneu respectivo e de alterar a orientação do pivot point (o 3ds max trabalha por defeito com o eixo Z para cima, enquanto que o jogo é com o eixo Y) lá consegui pôr isto em condições.

O próximo passo será conseguir ajustar a animação dos braços do condutor, para além de as mãos não se encontrarem bem no volante, a animação está fora de tempo, apesar de o volante estar direito o piloto está na posição de o virar. Tenho que perder mais umas boas horas com o 3ds max...

E como pelos vistos está na moda tirar screens no karusell (Kunos, façam o obséquio de parar com os teases e lançar de vez o desejado dream pack...a malta agradece), aqui ficam umas imagens do meu novo calhambeque.

Já agora não sei se é permitido mas deixo aqui o que ja tenho feito para voces darem umas voltas e deixarem o vosso feedback, a parte da física do carro é a que mais problemas me está a dar. As ratios das mudanças estão correctas e a velocidade máxima para cada uma delas confere com o que está indicado em sites com as especificações do carro mas penso que falta um pouco de aderencia à estrada, ele tem muita tendencia para understeer. Bom mas chega de paleio e aqui vai o link, espero que não se importem e nao o divulguem muito que eu nao queria muitos sarilhos para o meu lado eheh. Até à próxima actualização.

https://mega.co.nz/#!a5N2jBoS!OweXBqPet-wwmtbJmjrFRiusAh66aP4A4IjQGP3bF9k

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
  • Liked: 397
  • No bumps, no bangs: Concorde!
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Logitech DFGT - Logitech Force 3D Pro
« Reply #3 on: January 16, 2015, 12: 46 »
Eu aqui a escrever um testamento sobre como resolver o problema das rodas, e entretanto fizeste o post a dizer que está resolvido.
Acho que não o fizeste da forma correcta, mas desde que funcione... Who cares?   :biggrin:

Relativamente ao bólide, está com bom aspecto. Dá trabalho, bem sei, mas acredita que no final vale a pena.
Só não te garanto que alguma vez o dês como acabado. Ha sempre mais qualquer coisa a fazer.  ;)

Offline Rogerooo

• Rookie
  • *
    • View Profile
« Reply #4 on: January 16, 2015, 14: 13 »
Pois nisso tens razão, acabo sempre por encontrar alguma coisa que me faz ir vasculhar os ficheiros outra vez. Quanto às rodas sinceramente não sei, não acredito que os tamanho dos dummys esteja relacionado com isso, mais provavelmente foram os tais pivot points que estavam incorretos. Como dizes, se funciona deixa andar, o problema é que se fiz mal, mais tarde ou mais cedo vou dar por isso quando andar a mexer na fisica da suspensão, dos pneus, etc. Mas obrigado pelo esforço qualquer das maneiras :good:

Já agora, quanto à animação do piloto, tens alguma ideia do que posso fazer para mudar?

Offline Ricardo Gama

• Lenda
  • Liked: 496
  • "Make it for Fun or don't make it at all!!"
    • View Profile
    • Crowds Garage
  • Simulation Hardware: Logitech G29 ; SimLab GT CUP;
« Reply #5 on: January 16, 2015, 15: 46 »
Grande projecto Roger!
Do que me lembro, basta teres os dummys orientados correctamente para as rodas aparecerem correctamente. O tamanho do dummy nao interessa. (  a malta do 3d que confirme)

Quanto á pasta data... pois.. junta-te ao clube! Sou um autentico nabiço nisto, mas como ando por lá a inventar desde á uns tempos para cá, já vou tendo umas luzes... muito poucas diga-se!

1° conselho - reune o maximo de informação possivel acerca do carro, desde as básicas ( dimensoes, peso, potencia, torque...) até ás mais complicadas, muitas das vezes impossiveis de arranjar ( geometria das suspensões, distruibuiçao de pesos por eixo, Dinamic index, aerodinamica, força das molas, valores dos amortecedores, diferencial.. e mais um sem fim delas:)

No fim de toda a info reunida, podes começar a editar a pasta data. De outro modo andarás sempre na tentativa-erro ( que num primeiro projecto  é óptimo faze-lo para perceber muita coisa).

Um grande ponto de informação é o forum do AC. Está lá tudo e muita gente disposta a ajudar-te!

Ahh..já quase me esquecia, passa pelo TS que anda sempre malta por lá disposta a ajudar também.

Da minha parte, qualquer coisa manda vir que se souber respondo :)

Acima de tudo, diverte-te que o modding também consegue ser bem divertido.

'when nothing goes right go left'

Offline Vítor Costa

• Staff
  • Lenda
  • Liked: 1310
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
« Reply #6 on: January 16, 2015, 16: 00 »
O tamanho do dummy não tem influência nenhuma no tamanho do objecto wheel. Mas não te esqueças de centrar o pivot na wheel, assim como centrar os restantes pivots dos outros objectos do conjunto (rim, disk). Este conjunto é o único q tem q ter um eixo próprio.

Enviado via telemóvel

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
    • View Profile
« Reply #7 on: January 16, 2015, 16: 01 »
Pois nisso tens razão, acabo sempre por encontrar alguma coisa que me faz ir vasculhar os ficheiros outra vez. Quanto às rodas sinceramente não sei, não acredito que os tamanho dos dummys esteja relacionado com isso, mais provavelmente foram os tais pivot points que estavam incorretos. Como dizes, se funciona deixa andar, o problema é que se fiz mal, mais tarde ou mais cedo vou dar por isso quando andar a mexer na fisica da suspensão, dos pneus, etc. Mas obrigado pelo esforço qualquer das maneiras :good:

Já agora, quanto à animação do piloto, tens alguma ideia do que posso fazer para mudar?
Sou eu quem tem a cargo as animações dos projectos da Modding Team, pelo que tenho umas luzes.   :biggrin:
Logo quando chegar a casa ao PC já te aponto na direcção certa.  ;)

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
    • View Profile
« Reply #8 on: January 16, 2015, 18: 05 »
Ora bem, uma vez que a Kunos nos disponibilizou uma template para o driver que era tão estupidamente difícil de se trabalhar, o the_meco (criador do Shelby Cobra A/C) decidiu meter mãos à obra e fazer uma template que pelo contrário é estupidamente simples.
Toda a informação está aqui no forum oficial da kunos.

Se tiveres alguma dificuldade em algum ponto, avisa.
Já tive a minha quota parte de cabelos arrancados à conta de o editor não querer colaborar. Felizmente arranjei sempre solução.  :biggrin:

Offline Rogerooo

• Rookie
  • *
    • View Profile
« Reply #9 on: January 18, 2015, 19: 47 »
Olá novamente, muito obrigado pelo apoio pessoal, afinal o Mário tinha razão quando disse que tinha vindo ao sítio certo.  :good:

Ricardo, pois é nesse aspecto que eu acabo por pecar mais, eu de mecânica não percebo mesmo quase nada e às vezes posso encontrar os tais valores mas nao saber o que realmente estou a ver eheh, as informações principais acho que estão lá (tamanho, peso, gear ratios, power curve, etc.) agora o resto é uma autentica manta de retalhos, um bocado deste carro, outro bocado daquele e pronto, mas neste momento está "dirigível" eu acho. Já agora conhecem sites de referência onde possamos ir buscar estes valores, alguns carros são difíceis de os encontrar mas tenho a certeza que deve haver alguns bons sites com as specs detalhadas. Para este projecto guiei-me basicamente por este http://www.automobile-catalog.com/ Se calhar até podiamos criar um tópico com links que o pessoal fosse partilhando...

Vítor, imagino que tenha sido mesmo esse o problema, quando fiz os dummies devo ter-me esquecido de alterar os pivots e de os centrar, pelo menos até agora não tenho tido problemas mesmo a editar a pasta data.

Isidro, realmente o template da Kunos não é dos melhores mas entretanto estive a pesquisar na net e encontrei este vídeo que me ajudou nalguns aspectos a usar o da Kunos e lá consegui alterar o boneco, agora falta ajustar frame a frame, o problema que estou a ter agora penso que seja relacionado com o 3ds max, ao alterar um frame essa alteração vai ser reflectida nos outros frames, ou seja, eu posiciono a mesh correctamente no frame central para a posição inicial usando os dummies, mas quando avanço na timeline e ajusto a posição para o frame onde estou essa alteração vai ser aplicada na posição inicial e volta a ficar a mesh fora do sítio...não se me estou a fazer perceber, eu julgo que tenha a ver com as curvas bezier de animação do 3ds que fazem a transição entre frames, mas não consigo perceber como posso alterar frames individuais sem afectar os outros...

E por agora é tudo eu acho, mais uma vez obrigado pelo apoio e deixo-vos mais umas imagens com algumas actualizações.

-instrumentos digitais (diferentes do carro real, mas na minha opinião mais adequados, qualquer das maneiras vou pensar em fazer uma versão com a coisa real mesmo)
-nova física (power curve ajustada, o arranque pode ser uma bocado lento mas um burnoutzito no inicio de uma sessão de hotlap fica sempre mais estiloso)
-novo som
-nova skin (um bocado over the top mas foi só para testar os templates uv)
-nova animação

Code: [Select]
https://mega.co.nz/#!vsUxxSrQ!9FnJsBfR2vP6x8pPNTqzf9DlEmBp0b1rD6YmH6kykAE

Offline Isidro Magalhães

• Veterano
    • View Profile
« Reply #10 on: January 18, 2015, 19: 57 »
Bom trabalho, keep it up.

Quanto à animação, eu desde que vi aquela que te mostrei acima desisti de tentar sequer entender a da Kunos.

Offline Vítor Costa

• Staff
  • Lenda
  • Liked: 1310
  • Team Manager - Since 2006
    • View Profile
  • Simulation Hardware: Obutto Ozone + DD Augury H + Leather 28 GT Wheel + CSP V3 + CSS SQ + CSP Handbrake
« Reply #11 on: January 19, 2015, 14: 00 »
Óptimo trabalho. Quanto à questão da animação, julgo que tens que selecionar os momentos e nesse momento colocar a frame alterada, depois no outro momento colocar a nova frame, etc.